sexta-feira, 29 de maio de 2009

Clínica de Natação com Marcelo Vaccari

Começa amanhã uma Clinica de Natação com o técnico Marcelo Vaccari do Minas Tênis Clube. A clínica vai ser realizada na Universidade Positivo (UP), antiga Unicemp. A realização é da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP) com apoio da CBDA.

Estou com expectativa que vai ser muito bacana. Sei que o conteúdo é bastante técnico, mas como não trabalho com isso a oportunidade de ouvir sobre natação e conhecer mais gente do meio é sempre proveitosa. Quem quiser se inscrever é bom correr pois acredito que as vagas estejam acabando. Na verdade as primeiras 100 vagas acabaram e abriram mais 35, essas porém não sei se já se esgotaram.



Marcelo Vaccari com Fabíola Molina e Luiz Lima


Data: 30 e 31 de maio de 2009

Local: Universidade Positivo. Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300. Campo Cumprido – Curitiba- Paraná


Público: Profissionais de Educação Física; Técnicos de natação; acadêmicos de Educação Física.


Palestrante: Professor Marcelo Celestino Vaccari Técnico de Natação do Minas Tênis Clube – Belo Horizonte – MG

Currículo: Técnico da Seleção Brasileira de Natação nas etapas da Copa do Mundo de natação (2005, 2006 e 2008); Campeonato mundial de esportes aquáticos (2007); Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro 2007; Licenciado em Educação Física – Universidade Gama Filho – RJEspecialista em Natação e Atividades Aquáticas – FMU – SPMestre em Ciências Biológicas – UNIVAP – S. J. dos Campos – SP

Programação:


Sábado: 30 de maio
Manhã: 8:00 as 11:30 • Abertura da clínica • Técnica do nado Borboleta • Técnica do nado Costas • Espaço para perguntas
Tarde: 14:00 as 17:15 • Técnica do nado Peito • Técnica do nado Crawl • Espaço para perguntas

Domingo: 31 de maio
Manhã: 8:00 as 11:30 • Planejamento e aplicação das cargas de treinamento • Sistemas de energia x provas de natação competitiva • Mesa redonda
Tarde: 14:00 as 16:30 • Prática: educativos; posicionamento corporal; nado submerso; palmateio e sustentação • Encerramento e entrega de certificados

Serviço
Inscrições: Deverão ser efetuadas via e-mail : fdap@brturbo.com.br , todos que desejem participar devem fazer sua inscrição.
Investimento: Profissionais filiados à FDAP e CBDA não pagam inscrição. Estudantes e profissionais não vinculados à FDAP e CBDA R$ 40,00
Número de vagas: 100
Mediante depósito bancário e confirmação via Fáx (041) 33661413 em no máximo 3 dias do depósito
Banco: Caixa Econômica Federal do Paraná; AG: 0374 – código da operação 003 – conta corrente: 1443-4 nome : Federação de Desportos Aquáticos do Paraná

Mais informações: http://www.fdap.org.br/

terça-feira, 26 de maio de 2009

Jaked, Blueseventy e Arena X-GLIDE podem ser liberados até sexta-feira

Deu no site swimnews.com que alguns trajes estão sendo testados novamente . Isso quer dizer que a lista de trajes que a FINA divulgou duas semanas atrás e que era válida até o final do ano pode ser modificada novamente.

Segundo o que Craig Lord escreve foi através de reclamações da empresa Blueseventy que a FINA decidiu testar novamente os trajes. A empresa afirma que os testes conduzidos pelo professor Jan-Anders Manson e equipe não são suficientes para julgar os trajes fora daquilo que havia sido posto como regra na reunião da FINA em Dubay. Os novos testes vão ser feitos e até sexta-feira desta semana devemos ter outra posição. Só para ficar bem claro, eles não estão se referindo aos trajes que devem ser submetidos com modificações, estamos falando da primeira leva de trajes.

O artigo afirma que a Blueseventy pediu para que os trajes fossem testados também na forma "esticada", ou seja, como ficam quando são utilizados por um nadador. Segundo o site uma fonte afirmou que o Prof Manson está agora testando novamente os trajes "esticados".

Craig também falar no artigo que "Fabricantes de trajes estão confidentes que desta vez sua 'pranchas de surfe' vão poder voltar para a piscina".

Infelizmente essa polêmica se arrasta cada vez mais. Assim duvido em 19 de junho, quando a FINA disser finalmente quais os trajes vão poder ser utilizados essa polêmica se encerre. O problema maior vai ser dos atletas e técnicos tendo apenas 1 mês antes a definição de quais trajes poderão ser utilizados.

Quem quiser ler a matéria completa o link é: http://www.swimnews.com/News/view/6885

Chegamos aos 2 mil acessos!

Com alegria que informo que o blog Mundo da Natação chegou a marca de duas mil visitas!

Há cerca de um mês instalei a ferramenta do Google Analytics para saber exatamente quem estava entrando no blog, quanto tempo ficava, da onde vinham, etc. Dessa forma os dados que apresento aqui são do último mês de vida do blog. De qualquer forma já é possível ter uma idéia do perfil de quem visita.

Aproveito a ocasião para agradecer a todos os frequentadores. Este blog é um hobby que visa contribuir com informações para o crescimento do esporte da natação! Só me resta dizer muito obrigado a todos que passaram por aqui nesses quase 3 meses de vida do blog.

Abaixo você pode ver a curva de acessos desde o dia 09 de abril até hoje 26 de maio. O dia de mais acessos foi a quinta-feira 23 de abril, dia em que Alain Bernard quebrou o recorde mundial dos 100 livre se tornando o primeiro homem a nadar abaixo de 47 segundos. Se quiser relembrar esse post clique aqui.

Clique na imagem para ampliar






O tempo médio de visitação do site é de apenas 1:44 minutos. Ou seja, tempo suficiente para ler dois a 3 posts. Espero que essa média cresça no futuro. Mas já está de bom tamanho saber que tem gente lendo, pelo menos um pouquinho. Note que alguns dias o tempo no site foi muito pequeno, cerca de segundos, o que significa que muita gente entrou apenas para conhecer e saiu rapidamente.
Clique na imagem para ampliar




O perfil técnico dos visitantes é interessante, porém pouco útil. A maioria (74,67%) utiliza o internet explorer, outros 22,19% utilizam o FiREFOX e o restante utiliza o OPREA, Chrome (da google) e Safari. Também a conexão DSL é a mais utilizada em 49,54% das visitas. Interessante saber que ainda tem gente que usa Dialup, ou em outras palavras, conexão discada para acessar o blog!
Clique na imagem para ampliar




Para minha surpresa tivemos acessos de diversos países! Ao todo pessoas de 20 países entraram no blog. O Brasil é claro lidera o número de visitas com 838 (desde que o Analytics foi instalado). Em seguida vem nossos companheiros portugueses com 90 visitas e em terceiros os EUA com 31. No entanto tivemos também acessos da Rússia (3), Inglaterra(3), Angola (3), Itália (3), Canadá (2), Alemanha (2), França (2) e Chile, México, Espanha, Grécia, Haiti, Bulgária, Arábia Saudita, Malásia, Argentina e Taiwan com uma visita.

Clique na imagem para ampliar

No Brasil tivemos visitantes de 71 cidades! Isso mesmo, praticamente de todas as regiões. Vale ressaltar que o tempo médio dos visitantes no Brasil é maior que a média no site, chegando a quase 2 minutos. São Paulo e Curitiba foram as cidades que mais visitaram o blog. Sendo 162 acessos da capital paulista e 147 de Curitiba. Em terceiro o Rio de Janeiro seguida por Canoas (RS), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG). Além das capitais várias cidades pequenas espalhadas pelo Brasil também geraram acessos. Cidades das quais eu nunca ouvi falar como Nova Odessa, Porto Real, Itubera, Cataguases, Lavras, Hortolândia, Castelo, Barra Mansa entre outras.



Tivemos também alguns visitantes ilustres como o nosso campeão olímpico Cesar Cielo. Segundo o Analytics tivemos duas visitas do Estado do Alabama nos EUA, direto da universidade de Auburn. Caso não tenha sido ele é outro brasileiro que gosta de natação da mesma universidade he he... Também o Coach Alexandre Pussieldi, responsável pelo site Bestswimming.com.br também entrou algumas vezes. Ao menos como no caso do Alabama temos 9 visitas do estado da Florida, mais especificamente de Ft Lauderdale.


Outro dado que achei interessante diz respeito a fidelidade dos acessos. Até o momento 569 visitantes, ou seja 57,59% (cor azul) são novos visitantes. Os outros 419 que representam 42,41% do total são visitantes que retornaram ao blog! Isso me deixa feliz pois não assustei muita gente e a maioria voltou ao blog em algum momento.

Também interessante saber as fontes de tráfego, ou seja, da onde vieram as pessoas que entraram no site. Do total de 998 visita (desde que comecei a utilizar o Analytics) 39,57% digitaram o endereço e vieram direto para. Em segundo lugar aparecem os mecanismos de pesquisa sendo que o Google trouxe 341 visitantes enquanto o Yahoo apenas 8.

Clique na imagem para ampliar






As palavras chaves mais buscadas nos mecanismos de busca foram "livro de michael phelps" (16 visitas), "tchibum gustavo borges" (16 visitas), "omundodanatacao" (13 visitas), "mundodanatacao.blogspot.com" (11 visitas). Este último mostra nosso vício de quase nunca colocar o link direto, afinal o endereço mundodanatacao.blogspot.com está correto e se for colocado na barra de endereços vai direcionar diretamente para o site. No entanto, o pessoal tem buscado no google e depois entra no blog.

Outras palavras também são interessantes e mostram uma característica da natação atual. Palavras como "X-Glide arena" (traje), "jaked" (tb traje), "alain bernard 46.94" foram buscadas. Outras palavras também são engraçadas, por exemplo alguém veio para no blog buscando "comida de gaquarre", que eu não tenho a menor idéia do que é. Também "billy glide pelado", outra que não tenho a menor curiosidade de saber o que signifca. "Escrever a pesquisa de natação", este deveria estar procurando um trabalho de colégio, "fratura de fíbula" também foi buscada diversas vezes, "grande corrida das tartarugas. Por fim, a que eu mais gostei "maior site de natação do mundo", isso mesmo, não sei como o cabloco veio para aqui! he he...

Esse é um resumo de toda a informação que tenho disponível. Com ela já é possível conhecer um pouco do perfil de quem visita. E fico feliz em saber que é gente que conhece de natação e gente que quer conhecer mais do esporte. Seja procurando por Michael Phelps, Gustavo Borges, etc, o pessoal tem buscado sobre natação e isso é bom.

Espero no futuro poder mostrar números ainda melhores. Pois isso vai representar não somente o crescimento do blog, mas também de gente interessada no esporte!

Novamente aproveito a ocasião para agradecer a todos que acessaram o Mundo da Natação até hoje! E alerto! Cada vez mais tenho certeza que o Google vai dominar o mundo... afinal, tudo o que fazemos parece que está sendo monitorado! he he

quinta-feira, 21 de maio de 2009

www.mundodanatacao.com.br

Com alegria que informo que a partir de hoje o blog tem um endereço próprio.

www.mundodanatacao.com.br

No entanto, vou continuar utilizando a plataforma do blogger então o site sempre será redirecionado para o endereço antigo, que continua valendo. Espero no futuro dar uma melhorada no visual e disponibilizar outras funcionalidades.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Treino de Cesar Cielo em Auburn

Este vídeo é novíssimo, foi postado hoje mesmo no site Floswimming. Ele mostra um treino dos velocistas da universidade de Auburn, na qual o nosso campeão olímpico cesar Cielo nada. Inicialmente o treino são algumas séries de 25 metros sem respirar e depois series de 300 e depois 200 só pernada lateral. No entanto, o mais legal é bem no final do vídeo. Eles fazem uma competição chama "The Croc Drill". Muito bacana, os nadadores utilizam o tanque de saltos ornamentais para fazer competição de quem pega o peso que cai lá em baixo, muito bacana... O Cesão aparece algumas vezes, Fred Bousquet também.

Ao longo dessa semana mais vídeos devem sair no Floswimming.org. O Garret, responsável pelos vídeos vai passar alguns dias por lá e inclusive deve fazer um vídeo com o técnico do Cielo, o Brett Hawke.


Os trajes e o humor brasileiro

Enquanto o mundo inteiro está perplexo com os últimos acontecimentos envolvendo a proibição dos trajes o povo brasileiro consegue fazer piada sobre o assunto.

Coloco aqui algumas frases, a maioria tirada de comentários no blog do Coach e outros textos pela internet. Não tenho a intenção de desmerecer esse momento delicado que a natação está passando, mas devemos lembrar que nadar é antes de tudo uma atividade prazerosa assim como uma boa risada...

1) Piada: Dois nadadores estão conversando. Um é a favor do uso dos trajes e outro não. O primeiro fala, "Ei cara, você não pode usar esse traje ai não!". O outro responde "Pow cara, qual é..."". Então o primeiro agurmenta "Esses trajes estão acabando com a natação. Eles são a razão de todo mundo estar nadando tão rápido!". O nadador a favor dos trajes contra-argumenta "Olha cara, eu já fiz o teste. Joguei ele na água e ele não saiu do lugar. Eu juro, ficou ali, paradinho, boiando..." he he

2) Nadador faz um comentário em um dos posts do Coach - "Ferrou vou ter que treinar!!!!baniram o jaked!!!" he he...

3) Nadador indignado com o prejuízo financeiro que teve faz anúncio na internet- "Troco jaked por sunga de treino" he he...

4) Na mesma onda outro nadador tentar amenizar o prejuízo - "Vendo Jaked por 2 reais ou troco por uma toca" he he...

5) Nadador a favor dos trajes incentiva - "Pra mim deveriam validar todos e pra frente a natação galáctica!"

6) Esta foi citada no blog do Coach - "O Jaked é o Viagra da natação" - by Daniel Wolokita, técnico do grande Luiz Lima...

7) Esta é a melhor. Prestigiado jornalista de natação fazendo um comentário sobre o uso dos trajes na última olimpíada - "Não tenho dúvida que Michael Phelps ganhava os 200 livres num casaco de Lã" - by Craig Lord

Se alguém souber de alguma frase engraçada é colocar nos comentários que eu coloco aqui.

A polêmica dos trajes

Quem está acompanhando as notícias que têm sido publicadas nos sites da comunidade aquática e em alguns meios de comunicação sabe bem do que estou falando. Nunca a natação passou por um período tão conturbado. A polêmica envolvendo os trajes de última geração está afetando todas as esferas do esporte.

Se você não sabe bem o que está acontecendo vou resumir um pouco da história. Os trajes para nadadores tem sido utilizado já há vários anos. Em Atenas 2004 praticamente todos os nadadores já utilizavam algum tipo de traje. Até mesmo antes de 2004 vários nadadores já faziam uso dos trajes. Um caso famoso é nadador australiano Ian Thorpe, o “Torpedo”, que utilizava um modelo exclusiva da ADIDAS.

No entanto, até então a melhora nos resultados não era comprovada. Ou, em outras palavras, a diferença que o traje fazia não era tão significativa. O que ainda era o essencial era o trabalho do nadador e seu técnico durante a temporada. Era o treinamento que o fazia ganhar alguns centésimos de segundo preciosos que muitas vezes decidiam provas.

Em fevereiro de 2008 foi lançado o primeiro traje de última geração. É o famoso LZR da Speedo. Aquele que foi desenvolvido em conjunto com a agência espacial norte-americana NASA. Foi a partir dele que a polêmica começou pois pela primeira vez teríamos um traje que realmente traz resultados significativos para os nadadores. Esses resultados são: melhor compressão muscular, melhora da postura do nadador na água, além é claro da flutuabilidade e do menor atrito com a água. Com esse traje a melhora nos resultados é expressiva. O LZR foi a grande coqueluche dos jogos olímpicos de Pequim 2008. Foi o traje oficial da seleção norte-americana e também utilizado por atletas de diversos países. O problema na época era que ele não estava disponível para todos os atletas antes da competição, sendo que estes enfrentaram longas filas até conseguirem o seu exemplar.

Já nos jogos de Pequim diversas outras marcas já estavam sendo utilizadas, entre elas a ARENA, Blueseventy, TYR, Diana e inclusive o polêmico Jaked. Todos os trajes na época estavam aprovados pela FINA para serem utilizados. Não se sabia com certeza qual era o melhor e cada atleta acabou utilizando ou o LZR ou o que mais se adaptou.

Após os jogos de Pequim 2008 diversas marcas mundiais começaram a ser quebradas com os novos trajes. Recordes mundiais em provas curtas, de velocidade como os 50m livre, 50m borboleta, mesmo os 100 livre e outras estavam caindo por segundos. Isso mostrou que os trajes estavam provocando uma verdadeira revolução na natação. Não somente o treinamento do atleta estava contando para os resultados, mas qual o modelo de traje que ele usa. Dessa forma dois atletas com o mesmo preparo nadando a mesma prova, se um utilizar um traje melhor este pode ganhar a prova por conta do seu traje.

O traje mais polêmico é o conhecido Jaked modelo J001. A maioria dos trajes como o LZR eram feitos de um material sem costuras com placas emborrachadas. Essas placas são que efetivamente melhoram o desempenho do nadador na questão do atrito e da flutuabilidade. No caso do Jaked, este é inteiramente feito com esse material. Assim a melhora que é causada por ele é incrível. Não temos dados comprovados de quão melhor os nadadores podem nadar, porém vendo os tempos batidos temos noção do desempenho que eles proporcionam.

Nesse meio tempo outras questões estão envolvidas. Por exemplo, atletas até então desconhecidos, ou então que nunca fizeram parte da elite da natação mundial começaram a colocar tempos expressivos e até recordes. Nos campeonatos nacionais e de categoria em todo mundo os recordes estavam caindo de forma constante. Logicamente que não todos por causa dos trajes, muitos por causa da melhora da natação também. Porém, a natação ganhou espaço na mídia e com isso as empresas que fabricam os trajes começaram a lucrar muito. Temos ainda o problema dos atletas que tem patrocínio com determinados fabricantes. Estes não podem utilizar o traje que querem, mas somente aqueles que sua marca fabrica e que nem sempre são os melhores.

Durante todo esse desenvolvimento a FINA, Federação Internacional de Natação foi omissa demorando muito tempo para se pronunciar e estabelecer regras para o uso e confecção dos trajes. Não podemos voltar ao passado, mas a FINA deveria ter antes de liberar os trajes feito testes verificando quais deveriam ser legalizados e também garantindo que todos os nadadores tivessem acesso aos trajes. Isso não aconteceu e o que vimos foi uma série de nadadores se aproveitando a situação. Muitos começaram a utilizar 2 as vezes até 3 trajes para melhorar seu desempenho.

Em alguns países do mundo das próprias federações foram responsáveis por estabelecer regras. O Brasil proibiu o uso de dois trajes logo no Troféu Maria Lenk, porém no Open acontecido em Florianópolis no ano passado alguns atletas utilizaram mais de um traje.

Com tudo isso a FINA se viu obrigada a tomar uma posição e por essa razão solicitou que todas as fábricas enviassem os trajes para avaliação. Foi escolhido um Instituto de Tecnologia na Suíça que foi responsável por testar todos os trajes dentro de padrões que a FINA decidiu em uma reunião em março deste ano. O problema disto foi que a maioria dos trajes submetidos já haviam sido antes aprovados pela FINA, inclusive o Jaked. Outros, os lançamentos das marcas ainda não haviam sido aprovados e foram submetidos também.

Ontem o resultado saiu. Dos 348 trajes submetidos, de 21 marcas, 202 foram aprovados e 146 reprovados. Algumas marcas como a Blueseventy e Jaked tiveram seus principais trajes reprovados. No caso da Blueseventy todos os trajes foram reprovados. A Jaked teve seu modelo J001, com o qual Fred Busquet bateu o recorde mundial dos 50m livre na Frnaça, reprovado. A ARENA, marca que patrocina o nadador César Cielo teve seu lançamento o X-GLIDE também reprovado. Vale lembrar que esse modelo nunca havia sido aprovado, como é o caso do Jaked. O recorde do francês Alain Bernard nos 100m livre no campeonato francês deste ano foi batido com esse traje.

Agora restam algumas questões que a FINA ainda não foi capaz de responder. Por exemplo, os recordes batidos com os trajes reprovados vão ser homologados? Quem vai arcar com todo o prejuízo que nadadores do mundo inteiro tiveram com trajes que agora não podem ser mais utilizados? O que vai ser feito a partir de agora para os novos trajes que vão ser lançados estejam de acordo com a padronização da FINA? São muitas questões que precisam de resposta.

No meu entendimento temos duas opções para avaliar toda essa polêmica. Uma delas é negativa. É pensar que essa é uma página negra na história da natação mundial que nunca mais vai ser apagada. Que é um período em que a natação perdeu para a tecnologia e que os tempos feitos são irreais e por isso devem ser recusados. Outra é mais positiva. Podemos considerar que a natação evoluiu, que ganhou adeptos e espaço na mídia. Que possibilitou os atletas a nadarem mais rápido e conseguirem melhores resultados.

Para mim é a posição mais correta é uma mistura das duas. Por um lado temos que lamentar toda essa confusão e não concordar com aqueles que se aproveitaram da omissão da FINA utilizando dois ou mais trajes para melhorar seus resultados. Porém, não podemos cair no negativismo total de pensar que a natação não evoluiu. Não sei bem como, mas espero que toda essa confusão ainda seja benéfica para o esporte. Seja pelo espaço ganho na mídia ou pela possibilidade que temos de continuar quebrando marcas.

No entanto, é preciso ter discernimento para saber até que ponto o traje deve influenciar o desempenho. Cada treinador deve ter sabedoria para instruir seus atletas mais jovens e mostrar a eles que os trajes não substituem o treino. Eles não devem ser “atalhos” para diminuir o esforço nos treinamentos. Por fim, as marcas até aqui alcançadas devem ser reavaliadas. Aquelas que foram obtidas com trajes não aprovados devem ser canceladas. As obtidas com trajes que até então estavam aprovados e agora não estão mais devem ser avaliadas caso a caso. Mas na sua maioria também não devem ser homologados. Somente dessa forma vamos poder manter o esporte limpo e justo.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

O melhor Maria Lenk da história

Acabou ontem o Troféu Maria Lenk. Sem dúvida um campeonato com resultados fantásticos. Infelizmente só pude acompanhar pelo Sportv os últimos dois dias da competição, mas já foram suficientes para ver como a natação do Brasil está evoluindo. Foram batidos diversos recordes sul-americanos e brasileiros e até mesmo um recorde mundial com Felipe França nos 50m peito. Aliais, esse Maria Lenk serviu para mostrar ao mundo que o Brasil vem forte no nado peito para Roma. Nada menos do que 5 nadadores brasileiros no Top 10 para a prova dos 50m. Henrique Barbosa que ganhou tanto o 100 quanto o 200 peito também provou que está na briga por uma medalha em Roma.

Não era surpresa, mas o Cielo nadou muito nesse Maria Lenk. Nos 50m livre ele ficou a apenas 3 centésimos do melhor tempo dele feito em Pequim para ganhar o ouro olímpico. Nos 100 livre nadou para 47.60 e até melhorou a marca que fez também na China para levar o bronze. Sem dúvida o Cesão vai com tudo para o Mundial. Ele tem dito para a imprensa que está nadando "pesado" devido aos fortes treinos em Auburn. Isso significa que ele não descansou tudo o que deveria para esse campeonato e que quando polir para Roma pode conseguir ainda melhores resultados. Tenho certeza que o recorde mundial vai chegar um dia. A experiência em Pequim já ensinou uma vez. Mesmo tendo nadado quebrando recordes o australiano Eamon Sullivan não conseguiu ganhar ouro nem nos 50 nem 100 livre. Já o Cesão que não bateu recorde nenhum durante a temporada chegou lá e nadou a prova de sua vida para se tornar o primeiro campeão olímpico do Brasil. Ou seja, a medalha dele ninguém tira, já o recorde do Sullivan caiu há alguns dias.

Acho que a seleção do Brasil vai forte para Roma. Vou tentar acompanhar ao máximo pois sei que temos chances de medalhas em diversas provas. E é claro, poderemos ver outros grandes nadadores de outros países em ação. Abaixo uma foto da delegação do Brasil para o próximo mundial.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Blog do Daniel Takata

Apenas para fazer justiça. Comentei que o site Bestswimming e o blog do Coach estão fazendo uma cobertura completa do Troféu Maria Lenk, mas esqueci de citar o blog o Daniel Takata. Como sou novo no mundo da natação descobri o blog dele apenas há alguns dias, porém já li vários dos seus posts, inclusives os mais antigos e realmente é um blog com muito conteúdo.

Segue o link para quem quer saber mais sobre o Maria Lenk.

http://raia-quatro-blog.zip.net/

Troféu Maria Lenk é notícia no mundo!

Entrei no site da revista Swimming World para ver se eles estavam publicando algo sobre o Maria Lenk e não é que estão fazendo várias matérias!

Na matéria o assunto principal foi o recorde sul-americano do Henrique Barbosa, segundo melhor tempo na história dos 200m peito. Sensacional!

Esses dias assistindo ao programa "The Morning Swim Show" feito diaramente em vídeo eles já estavam comentando o desempenho do Henrique no campeonato francês. Na matéria também comentam de Cerdeira , do tempo do Cesão que ficou a apenas 3 centésimos do seu melhor feito em Pequim. Além dos dois vários outros nadadores são citados. Melhor de tudo é ver o site Bestswimming.com.br pautando a revista. O site é citado como fonte das informações registradas na matérias. Pelo jeito alguém por lá sabe português...

Quem quiser conferir a matéria pode clicar aqui.

Também a edição de hoje do programa "The Morning Swim Show" fala de Henrique Barbosa e Cesar Cielo. Você pode assistir clicando diretamente na imagem abaixo.


Troféu Maria Lenk!

Começou ontem o campeonato Maria Lenk de natação no parque aquático que leva o mesmo nome. Não vou postar aqui os resultados pois o site da Bestswimming e o blog do Coach estão fazendo uma cobertura sensacional!

Estou acompanhando diariamente e procurando na TV o que posso a respeito do campeonato. Gostaria muito de poder presenciar um evento assim, mas é complicado com trabalho e tudo mais. De qualquer forma estou na torcida para que muitos índices sejam alcançados e que seja a maior equipe de natação do Brasil em um mundial! Equipe que pelo visto tem muitas chances de medalha com o Cesão, Henrique Barbosa, Kaio Márcio, Thiago Pereira, Gabi e vários outros...

Se alguém entrou aqui em busca de informações sobre o Maria Lenk nada mais justo que indicar os links dos sites que estão dando um show de informações:

Bestswimming.com.br

Blog do Coach