sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Tudo certo na cirurgia de Dara Torres

Há cerca de duas horas Dara Torres postou em seu Twitter que foi tudo bem na sua primeira cirurgia. Torres competiu em Roma com muitas dores nas costas e nos joelhos. Essa é a primeira de três cirurgias que Dara deve fazer. As outras duas são no joelho. Após as cirurgias é muito provavel que Dara não retorne ao time dos EUA. Tenho certeza que não pára de nadar, ao menos conhecendo a história de Dara ela certamente vai continuar malhando e se duvidar até competindo na categoria Master.

Confira a mensagem de Dara:
"Layn in bed drinking a slurpee, eatn Top Ramen & watchn the original Halloween! Scary!! Surg went well, hernia is fixed but sore as heck!" - Ou seja, já está na cama, comendo, assistindo Halloween e com muita dor!

Foto de Dara com David, o pai de sua filha, que a levou para o hospital:

Fofocas dos nadadores! Outra era da natação

Foi-se o tempo em que nadadores não eram ninguém entre os jogos olímpicos. Agora os nadadores de todo o mundo, principalmente dos Estados Unidos, foram alçados à condição de celebridades. Como os astros dos cinemas os nadadores estão nos principais jornais do mundo, inclusive os de fofoca.

Se Michael Phelps bate o carro vira notícia. Se alguns andadores vão a Las Vegas festejar estes também são alvos da imprensa. Acredito que Michael Phelps é uma das razões para todo esse alvoroço. Suas performances nas últimas olimpíadas chocaram o mundo e o transformaram em um ser quase intocável. Os trajes tecnológicos iniciaram uma nova era para na natação, a natação tecnológica. Michael Phelps também iniciou uma nova era para a natação, a era em que nadadores são observados pelo mundo inteiro.

Alguns exemplos são as notícias que estão na mídia após ROMA. Para alguns as coisas andam bem agitadas.

Primeiro Michael Phelps se envolveu em um acidente de carro. Especulações de que Michael Phelps estaria bêbado, que teria cruzado o sinal vermelho. No final das contas Michael Phelps estava sóbrio e quem furou o sinal foi a motorista do Honda Accord, carro que colidiu com sua Escalade. Phelps estava acompanhando de dois amigos, mas ninguém ficou ferido. A motorista do Honda foi encaminhada para ao hospital apenas por precaução. Agora Phelps só precisa responder por estar com a carteira de motorista vencida e de outro estado.

O carro de Michael Phelps logo após a batida.

Michael Phelps após o acidente. Carteira vencida e de outro estado. Phelps vestia uma camisa do Baltimore Ravens, time de futebol americano.

Natalie Coughlin, nadadora norte-americana medalhista de ouro em olimpíadas está de férias este ano. Quem quiser acompanhar sua vida basta entrar no Twitter. Ela sempre coloca fotos suas com seu marido o técnico Ethan Hall, os lugares onde estão, onde vão jantar, o que estão fazendo, etc. Semana passada Natalie anunciou que vai participar do programa Dancing With the Stars. A versão do programa “Dançando com as estrelas” que passa nos EUA. O programa que deve estrear no final de setembro.

Natalie Coughlin vai participar da versão americana do Dançando com as Estrelas.

Natalie Coughlin com seu marido no prêmio ESPY Awards.

Momento de descontração de Natalie e seu marido. Postado no Twitter da nadadora.

Foto de Natalie na beira da piscina. Postada semana passada no Twitter.

Outro nadador que após ROMA anda pelo mundo é Garrett Webber-Gale. Já escrevi sobre ele aqui no blog algumas vezes. Ele foi integrante do revezamento 4x100 livre campeão em Pequim 2008. Suas férias após o mundial tem sido um pouco diferente. Ele está andando pela Itália, de restaurante em restaurante aprendendo os segredos da culinária italiana. Garrett é conhecido pelo seu gosto pela culinária e sempre diz que após parar de nadar vai trocar os ladrilhos da piscina pelos da cozinha. No seu blog várias histórias de tudo o que está acontecendo por lá. Basta procurar na seção de links aqui ao lado.

Garrett curtindo suas férias diferentes.

O nadador visita restaurantes e passa alguns dias trabalhando neles.

Após se aposentar Garrett quer trocar a piscina pela cozinha.

Os mais animados desde ROMA são Ryan Lochte, Cullen Jones, Ricky Berens (o do bumbum a mostra!). Acompanhados de Ed Moses, Scott Spann e Matthew Haupt estiveram em Lãs Vegas nas férias e pelo jeito aprontaram bastante por lá. Para ver o vídeo dos nadadores curtindo no sol de Vegas basta clicar na imagem abaixo.

Ryan Lochte, Cullen Jones, Ricky Berens em Las Vegas!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Katie Hoff muda novamente de técnico!

Katie Hoff vai mudar novamente de técnico. Ela deixa o NBAC, onde treinava com Bob Bowman, famoso técnico de Michael Phelps para treinar no Fullerton Aquatics Sports Team - FAST, na califórnia.

Essa vai ser a segunda mudança de técnico que Hoff faz desde as olimpíadas de Pequim, 2008. Após um desempenho não tão satisfatório em Pequim ela deixou Paul Yetter para treinar ao lado de Michael Phelps no NBAT sob a supervisão de Bowman.

Katie Hoff após Pequim parou de nadar as provas de medley e tentou apenas as provas de estilo livre. Ela não se classificou para o mundial, mesmo nas provas onde era favorita. Aliais, Bob Bowman sempre é questionado por não ter desenvolvido outros nadadores de alto nível além de seu pupilo. Katie Hoff é uma delas. Quem sabe agora ela não voltar a nadar tudo o que sabe. Vou ficar na torcida...

Matéria sobre Cesar Cielo no CQC

Matéria muito engraçada com Cesar Cielo no CQC. Vale a pena...

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Ganhe prêmios autografados por Cesar Cielo!

Falei que a Cielomania ia voltar com força total!

A campanha é de uma das marcas de roupa que tem Cesar Cielo como garoto propaganda e do Fã Clube do Cesão.

É o Concurso Cultural do FC. Tem regulamento e tudo! A proposta é se cadastrar no site e enviar uma carta em até 775 caracteres para Cielo. Ele mesmo vai escolher o vencedor que vai ganhar uma camiseta e uma foto autografada. Tem para meninas e meninos!

Para saber mais clique aqui.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Cesar Cielo, um novo herói brasileiro

Não sou cientista político, nem sociólogo, nem psicólogo. Sou jornalista e sei muito pouco sobre como as pessoas de uma nação pensam. O que me intriga é porque Cesar Cielo é talvez o próximo herói brasileiro? O que ele tem de especial para ser colocado nesse patamar e ser comparado com os maiores nadadores de toda a história?

Ele ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil na natação nas últimas olimpíadas. Outras duas no mundial, inclusive com um recorde mundial. Após muita exposição na mídia é natural que ele fique conhecido por todo o Brasil.

Esse é o pensamento mais lógico e mais óbvio. Cielo ganhou, é um campeão e a mídia aproveita para fazer matérias destacando tudo o que envolve a conquista de suas medalhas. Em primeira vista isso tudo está certo e é por isso que Cielo é um novo herói.

Eu concordo, porém acho que existem outras explicações. Cesar Cielo é o Cesão, um nadador muito parecido com muitos brasileiros. Não digo fisicamente, pois com a altura que tem, olhos claros e cabelos loiros, ele bem que poderia se passar por estrangeiro em terra tropicais.

O Cesão é um novo herói por uma razão. Sua família! Exatamente, Cesar Augusto Cielo e a dona Flávia de Brito Lyra Cielo, além é claro de sua irmã Fernanda. Todos residentes em Santa Bárbaro do Oeste, cidade pequena do interior Paulista. Cesão é filho de médico e de uma professora de educação física. Pessoas que demonstram em cada entrevista que são extremamente simples, apesar de muito instruídas.

Nas reportagens que pipocam todos os dias sua família sempre é citada. Seja pelas dificuldades que passaram até que Cesar Cielo alcançasse o sucesso ou para contar histórias de sua infância. Tudo contado de uma forma muito clara, até mesmo simplória, mas que faz com que o Brasil, que é composto basicamente de pessoas simples, consiga entender a mensagem. Cesar Cielo é um homem comum, com talento, que lutou, teve apoio dos pais e venceu na vida.

Cesar Cielo não deve nada para ninguém. Logicamente muitos técnicos e amigos o incentivaram durante toda sua carreira, mas se não fosse principalmente por sua família ele não estaria onde está.

A Cielomania que começou após Pequim ganhou força, muita força com essas novas conquistas. A mídia já conhece a família Cielo e todo esse bafafá ainda vai durar. Isso é ótimo, tanto para Cielo conseguir apoios, quanto para a natação brasileira. O número de crianças matriculadas na natação cresceu nos últimos dias. A tendência é aumentar ainda mais, em todo o Brasil.

As crianças que hoje sonham ser Cielos da vida amanhã talvez sejam Josés, Pedros, etc. Campeões olímpicos e exemplos para toda uma nação. Ou simplesmente adultos saudáveis, que aprenderam a nadar, a competir, a perder. Enfim, todas as lições que a natação ensina.

Eu me lembro muito bem de minha primeira competição de natação. Tinha uns 10, 11 anos e fazia aulas em uma escolinha. Fui nadar os 100m livre em piscina de 25 metros. Ao meu lado um garoto com toda pinta de nadador. Entrei na água e nadei uns 75 metros. Na última virada, que na época era segurada na borda, estava um pouco à frente desse outro garoto. Já estava muito cansado, mas na cabeça comecei a pensar: “Vai Marcelo, que nem Gustavo Borges! Que nem Gustavo Borges!”. E eu fui... até o final da prova repetindo isso na cabeça. Cheguei em segundo, pois lá do outro lado da piscina um garoto estava bem na frente e eu nem vi. No entanto, guardo essa medalha com muito carinho até hoje.

Sou fruto da geração de nadadores que assistiram o Gustavo Borges nadar. Daqui alguns anos algumas das crianças que hoje estão vendo o Cesão escrevam da mesma forma. Quando eu era pequeno tinha um nadador, o nome dele era Cielo, ele tinha uma família que estava sempre com ele e ganhava medalhas de ouro batendo recordes mundiais...

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A vitória de Cesão sob outro ângulo!

Achei por acaso este vídeo no youtube hoje. É a vitória de Cesar Cielo na prova dos 50m livre sob outro ângulo, feito por um cinegrafista amador diretamente da arquibancada. Muito bacana...

A Cielomania está de volta!

Foto de hoje em Brasília. Cielo foi dar um alô para o Lula e muita gente compareceu para ver de perto o campeão! A Cielomania está de volta!

Saída, virada e chegada! Os segredos da técnica de Cielo

Reportagem de hoje no Esporte Espetacular. Muito bem feita e com muito conteúdo! Cielo realmente possui todos os fundamentos para um velocista. Sua saída, virada e chegada são perfeitos. Ele dificilmente erra... No nado puro o Alain Bernard é até mais rápido, mas como natação necessita dos fundamento Cielo leva vantagem e é por isso que é o atual recordista mundial dos 100m livre!

Confira a ótima reportagem!

Rebeca Gusmão absolvida da acusação de falsidade ideológica

Rebeca Gusmão foi absolvida nesta terça-feira da acusação de falsidade ideológica em exame antidoping realizado durante o Pan-americano do Rio de Janeiro em 2007.

A decisão do Ministério Público de absolver a brasiliense por falta de provas animou Rebeca. Agora falta a decisão final da Corte Arbitral do Esporte para a sua volta às piscinas. Apenas lembrando que Rebeca foi banida do esporte por causa do doping, mas já há dois anos luta para provar sua inocência. Não sei se ela vai voltar a nadar ou não, mas espero que seja uma decisão justa.

Fonte: globo.com

O melhor do mundo!

Reportagem de ontem do Esporte Espetacular com Cesar Cielo.

Repórter - "Você é o melhor do mundo, o que muda na sua vida de pessoa normal?"

Cesar Cielo - "Uma coisa engraçada que eu falei com o Brett depois que ganhei o 100m livre. "Eu bati o recorde mundial e nada aconteceu." Mas ele falou, o que você estava esperando que acontece? A não sei, eu bati o recorde mundial e ainda estou aqui desse jeito. Eu estava esperando que minha mão crescesse ou sei lá, que alguma coisa mudasse. No dia seguinte eu acordei para competir os 50m livre e eu sou o mesmo atleta de antes." he he....

Presidente Lula recebe seleção brasileira de natação

Depois de um longo tempo longe do blog estou de volta. Após uma semana cansativa em São Paulo (não consegui visitar o Esporte Clube Pinheiros) e um final de semana cheio de preparativos para o casório estou novamente na ativa. As coisas andam corridas e a tendência é só piorar. O site Mundo da Natação está caminhando mais lentamente do que deveria, mas tenho esperança que vai ficar bacana.

Não escrevi no blog, mas acompanhei as últimas notícias que tem saído na mídia sobre a natação. Logicamente que o fervo teria sido maior se Cesar Cielo tivesse voltado logo após o mundial direto para o Brasil. Mas também, deixa o rapaz descansar com a família, a mídia que espere.

De volta ao Brasil desde sexta-feira Cielo já está novamente dominando as notícias da natação no Brasil. Hoje, aliais, não foi diferente.

Cesar Cielo, Felipe França e toda a delegação brasileira que esteve em Roma foi recebida pelo presidente Lula. a homenagem foi feita à beira da piscina do Palácio da Alvorada e a presença mais sentida foi da nossa medalhista de bronze Poliana Okimoto.

Veja foto do encontro. Detalhe para a indumentária de Lula, vestindo o uniforme oficial da seleção!

Além disso Lula também pediu que o ministro Orlando Silva fale com os reitores das universidade publicas do Brasil para que os nadadores recebam mais incentivo como bolsas de estudo e etc. Para ler a matéria completa clique aqui.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Sampa!

Estou em São Paulo a trabalho, então não vou ter muito tempo para atualizar o blog, ao menos até sábado. Estamos em uma feira importante aqui, vejo um resto de semana bem cansativo pela frente. Hoje perguntei ao taxista do Pinheiros, onde ficava, como era e tudo mais. Infelizmente em São Paulo tudo é longe. Um taxi da onde estou até o Pinheiros é uns R$ 80, ou seja, R$ 160 só para fazer uma visita e voltar. O único dia um pouco livre que tenho é sexta, se der vou tentar marcar uma visita lá conhecer as instalações.

Bem, um bom resto de semana a todos! Até breve...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Fotos curiosas de ROMA

O Mundial de Roma vai deixar saudades. Confira algumas fotos do que rolou por lá na beira da piscina!

Torcedora invade a área dos atletas e tenta agarrar Michael Phelps após a conquista do ouro no revezamento 4 x 100 medley, última prova do Mundial. Ela foi impedida de chegar até o astro. Detalhe para o tênis "discreto" de Phelps!
Crédito: Reuters

É só ganhar de Michael Phelps que a mídia cai em cima! O alemão Paul Biedermann nunca havia sido tão assediado pela imprensa. O algoz de Michael Phelps nos 200 m livre virou astro
Crédito: EFE/Patrick B. Kraemer
A nadadora (ou ex-nadadora) Laure Manadou que tirou o ano de férias acompanhou de perto o mundial de Roma. A musa da natação francesa realmente não competiu, ficou apenas na torcida pelo namorado Fred Bousquet. Cesão levou os dois ouros, Bousquet com as pratas e com Manadou! he he
Crédito: EFE/KERIM OKTEN

O alemão Paul Biedermann além de ganhar de Michael Phelps conheceu o Papa! Agradeceu ao seu compatriota pelo milagre! he he
Crédito: EFE/Bernd Thissen


A Diva Federica Pellegrini ganharadora de duas medalhas de ouro torce pelo companheiro Luca Marin na final dos 400 m medley. O italiano ficou fora do pódio
Crédito: AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON

César Cielo literalmente "vai para a galera"após a medalha de ouro dos 100 m livre.
Crédito: REUTERS/Tony Gentile

Reveza 4x100 medley do Brasil! Se a piscina tivesse mais 10 metros Cesão alcançava!
Crédito: Sátiro Sodré / CBDA

Michael Phelps e Federica Pellegrini receberam prêmio de melhores atletas do Mundial.
Crédito: EFE/Ettore Ferrari
Mais fotos da italiana que tentou tirar uma "casquinha" de Michael Phelps!
Créditos: EFE/Ettore Ferrari, AP Photo/Mark J. Terrill, AP Photo/Alessandra Tarantino

Números de ROMA

O site Bestswimming publicou vários números muito interessantes do mundial de Roma. Foram nada mais nada menos do que 43 recordes mundiais quebrados no Mundial 2009. Um recorde de recordes quebrados!

Foram 108 recordes de campeonato quebrados em Roma, vários por brasileiros. Sul-americanos foram 45 recordes.

No total em 2009 já foram 71 recordes mundiais (dois pro brasileiros!). Somando o ano passado e este já foram 179 recordes mundiais! Para se ter uma comparação no mesmo período no atletismo, esporte com um número muito diverso de provas disputado em todo o mundo foram apenas 14. De 179 para 14 uma diferença incrível!

A coisa em Roma foi tão louca que não é possível nem listar de uma forma coerente todos os recordes mundiais batidos. Vários deles duravam apenas alguns minutos e eram batidos na série seguinte. É mais fácil apresentar as provas que não foram batidos recordes.

- 50 livre masculino
- 1500 livre masculino
- 100 costas masculino
- 50 borboleta masculilno
- 400 medley mascullino
- 800 livre feminino

- 1500 livre feminino
- 400 medley feminino

Ou seja, se consideramos que 400m medley é praticamente uma prova de fundo onde os trajes não fazem uma diferença tão grande, apenas os 50 livre, 50 borbo e 100 costas não foram batidos durante o mundial. Todos lembramos que nessas três modalidades os recordes mundiais atuais foram feitos este ano. Na outras provas, tanto feminina quando masculina temos uma predominância de provas de fundo, do qual a marca mais antiga acredito que seja os 1500 metros.

Olhando para esses números eu sinceramente não sei direto o que pensar. Não consigo dizer se os trajes foram benéficos para a natação pois possibilitaram tantas quebras pois a verdade é que hoje não parece ser tão difícil quebrar recordes mundiais. Se tivéssemos um novo mundial esta semana, com os mesmo nadadores da semana passada, com certeza novos recordes ainda seriam batidos.

A verdade é que em 2010 essa história de quebrar recordes todo o dia vai mudar. Aliais, não sei quantificar quanto tempo essas marcas estabelecidas em 2008 e 2009 vão durar. Provavelmente muito tempo!

A FINA talvez coloque observações nos recordes obtidos com trajes, porém até que os nadadores consigam essas marcar no “coro” só de bermuda e maiô vai demorar um bocado. Não creio que os trajes invalidem todas as quebras, mas com certeza mascaram os resultados reais que esses nadadores conseguiriam nas piscinas. Que venha 2010 e que toda atenção da mídia para nosso esporte não desapareça com os trajes.

Bolão do Mundial!

Muita gente sabe o site Swim It Up preparou um bolão para o mundial de Roma.

Primeira vez que participo de um bolão de natação e sem dúvida vou participar nas próximas oportunidades. Infelizmente meus palpites, que já postei aqui anteriormente, não foram tão bons he he...

Terminei na 20º colocação empatado com mais uma penca. Fiz 149 pontos, o primeiro lugar fez 185 pontos e o último 22 pontos. A pontuação funcionava da seguinte forma:

Todo o pódio 10 pontos
Dois no pódio na posição 7 pontos.
Todo o pódio um na posição e dois errados 5 pontos.
3 nomes todos estão no pódio nenhum na posição certa 4 pontos.
Apenas um nome na posição, e você tem um outro nome fora da posição 4 pontos.
Apenas um nome na posição, e mais nenhum 3 pontos.
Dois nomes, mas nenhum na posição 2 pontos.
Você acertou um nome, mas não está na posição 1 ponto.


Ou seja, muitas variáveis e chances de apostar. Mas além disso tem o problema das zebras, dos nadadores que evoluíram muito e ninguém sabia, dos favoritos que amarelaram etc.

No final das contas acertei pelo menos 1 ou 2 em todos os pódios, porém nem sempre na posição correta. Alguns eu me dei bem mal, por exemplo os 400m livres. Coloquei no meu pódio 1º TAE HWAN PARK, 2º: PETER VANDERKAAY e 3º: OUS MELLOULI. No final das contas o Park nem classificou, o Vanderkaay foi mal. Quem ganhou foi o Paul Biedermann. Na natação feminina também vários erros, por exemplo, coloquei a Stephanie Rice como 1º nos 200m e 400m medley, me dei mal. Nos 200m peito, lógico que iria dar Rebecca Soni, quem iria imaginar a travada no final?

De qualquer forma foi muito bacana participar. Após as finais sempre entrava para dar uma olhada na minha classificação. Quem quiser conferir o resultado completo basta clicar aqui.

Cesar Cielo campeão dos 50m livres!

Final de semana cheio de compromissos e não consegui atualizar o blog. Pude assistir os últimos dias de finais e torci muito pelo Cielo. Que prova, que vontade de vencer! Foi sensacional ver o nome de Cielo Filho ao lado da bandeira do Brasil aparecendo por primeiro na prova dos 50m livres. Me empolguei tanto que não consegui perceber que ele estava realmente na frente. Lógico que foi na batida de mão, mas olhando com calma o vídeo dá para ver que o Cesão nadou muito desde o início. Fred Bousquet veio muito bem e eu estava na dúvida.

Sabadão, almoço de família, com minha noiva e meus pais tambem assistindo. Vibrei como se fosse um gol!

Com certeza essas medalhas vão dar ainda mais mídia para o esporte e com certeza muitas crianças vão se espelhar em Cesar Cielo. De novo escrevo que minha sensação é que esses dois ouros, junto com a prata de Felipe França, são do Brasil. Muito mais do que conquistas individuais são consquistas de uma nação.

Parabéns para todos os nadadores do Brasil que fizeram bonito em Roma no melhor campeonato mundial da história para o nosso país.

Quem não pode assistir acompanhe o vídeo da vitória de Cesar Cielo.

sábado, 1 de agosto de 2009

Na madrugada!

Sexta-feira 4:05am da manhã e começaram novamente as eliminatórias do penúltimo dia do campeonato mundial de Roma. Hoje teremos vários brasileiros nas provas mais curtas e também a prova mais longa do mundial.

Para os 50m livre feminino são 18º séries, que por sinal já começaram. Nossas representantes são Flávia Delaroli e Tatiana Lemos. Nos 50m peito feminino mais duas brasileiras, Tatiane Sakemi e Ana Carla Carvalho. Nos 50m costas masculino Guilherme Guido com várias chances de medalha e Daniel Orzechowki.

Hoje também é dia (ou madrugada) de revezamento 4x100m livre feminino com Fabíola Molina, Carolina Mussi, Gabriella Silva e Tatiana Lemos e 1500m livre masculino. Essa última prova é a única com recorde mundial anterior à 2007. A marca é do australiano Grant Hackett nos 1500m livres.

Boa sorte Brasil! Vamos madrugada a dentro...