sábado, 30 de janeiro de 2010

Michael Phelps e o poker

Michael Phelps esteve na última quinta-feira participando do Borgata Winter Open na cidade de Atlanta. Um torneiro de poker que paga quase 50.000 dólares ao vencedor. A primeira etapa do torneiro foi "heads-up", o que significa que são apenas dois jogadores na mesa. Em casa etapada do heads-up o vencedor leva 2 mil dólares. O torneiro teve a participação de 64 competidores.

O nadador, 14 vezes medalha de ouro em olimpíadas, é conhecido por gostar de jogar poker, principalmente online. Em 2009 ele esteve jogando por algumas vezes, porém depois do episódio do bong ele saiu de cena para conservar sua imagem. Em 2008 Phelps chegou até última mesa em um evento no Ceasers Palace Classic. esterday, he was back in action.

Phelps não passou do segundo dia em Atlanta. Ele perdeu na terceira rodada, porém foi para a mesa dos perdedores e ganhou de dois oponentes ficando próximo da vitória. No entanto ele perdeu para Basilios Diakokomninos no final da tarde de sexta-feira. O torneiro principal com vários jogadores em uma só mesa começa nesse domingo, porém não tenho informações se Phelps vai participar.

Transmissão ao vivo da Copa do Mundo de Águas Abertas

É amanhã! A primeira etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas, Troféu Renata Agondi. A prova vai ter transmissão ao vivo do site da Universidade Santa Cecília.

Quem quiser acompanhar a basta clicar aqui. A prova começa às nove da manhã. Vamos ficar na torcida!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Bradesco fecha acordo com a CBDA


A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) tem mais um patrocinador. Além dos Correios, com quem tem parceria desde 1991 agora também conta com o apoio do Brasdesco.

Impulsionado pelos bons resultados da natação brasileira o banco fechou acordo, porém não há informações sobre valores nem tempo de duração.

A principal cota de patrocínio da CBDA atulamente é dos Correios. Não sei exatamente os valores mas já ouvi algo em torno de R$ 10 milhões, agora não sei se anuais ou o que.

Atutalmente a CBDA ainda tem patrocínio da marca esportiva Water Planet e também da GOL que fornece as passagens aéreas. Segundo o Coach, em seu blog, a parceria com a Water Planet acabou e outra empresa deve fornecer o material para a CBDA.

Essa notícia é ótima para a natação brasileira. Quanto mais investimento mais podemos aprimorar a natação.

TOP 10 Master do Brasil em 2009

A Associoação Brasileira de Masters de Natação divulgou um top 10, com as 10 melhores performances do ano de 2009. A listagem é para piscina de 25m e de 50m.

Quem quiser conferir os nomes clique aqui.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Está confirmado, Poliana Okimoto não participa da primeira etapa da Copa do Mundo

Campeã do circuito de maratonas aquáticas em 2009 Poliana Okimoto confirmou que não vai participar da primeira etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas.
Poliana deu declarações afirmando que sua preparação está concentrada no Mundial de Águas abertas que este ano vai ser disputado no Canadá, e também nas olimpíada de 2012.

- Tenho que pensar em uma coisa melhor e todo mundo sabe que a Copa do Mundo é menos importante que o Campeonato Mundial. Por isso, resolvi priorizar a minha preparação já pensando também na Olimpíada de 2012.
- [A prova] é em uma data muito ruim para nós brasileiros. Estamos de férias em dezembro e janeiro e não temos muito tempo para treinar. Pedi para que mudassem, mas o Marcelo Teixeira [ex-presidente do Santos Futebol Clube e proprietário de uma universidade que patrocina o evento] não quis.

- Penso na minha carreira e no Mundial. Sei que todos os principais atletas estarão pensando nesta competição.

Fonte: esportes.r7.com

Se Cielo for Albertinho também vai?

Alberto Silva, ou Albertinho, atual técnico do Esporte Clube Pinheiros e técnico de Cesar Cielo disse que não sabe se vai também para o Corinthians.

Segundo uma notícia do Globo Esportes o treinador quer esperar a decisão de Cielo para depois pensar se deve ir ou não. Albertinho declarou que: "Aí eu acho que ele vai sentar comigo para falar “estou indo”; ou “eu quero que você vá”; ou “obrigado por tudo”. Agora, eu não tenho o que dizer."

Cielo, o maior nadador brasileiro da atualidade tem uma proposta para treinar no Corinthians recebendo R$ 60.000 reais mensais. Logicamente que Albertinho, caso vá para o Corinthians, vai acrescentar muito à natação do clube, resta sabe se vão acrescentar algo na conta bancária dele.

Eu ainda não cheguei a uma opinião final sobre o caso, porém acredito que essa história tem dois lados. Um deles é o dinheiro que logicamente é importante, ainda mais para quem vive de natação. Cielo tem que pensar que não estará no auge por muitos anos, então a hora de ganhar dinheiro é agora. Porém, por outro lado não é só o dinheiro que interessa. Cielo tem um ótimo ambiente no Pinheiros. Ótimos amigos e uma história, que inclui um recorde mundial, vai dele avaliar se encara essa somente no profissionalismo ou se vai pelo emocional e fica no clube. Albertinho também tem que pensar profissionalmente, se vale a pena, se o ambiente é bom, se as condições são boas e principalmente, se é de longo prazo o projeto.

Por onde anda Rafael Muñoz?

Rafael Muñoz desde que ganhou duas medalhas de bronze em Roma, no mundial, anda desaparecido. O jornal El País afirma que os dirigentes de seu país estão preocupados. Aos 21 anos Rafael não tem aparecido em seu clube. O jornal afirma que o nadador está há seis meses sem treinar.

Segundo boatos Rafael já estaria falando de sua aposentadoria afirmando que estava dedicando muito tempo da sua vida aos treinos e poderia se arrepender depois. O nadador teria afirmado em Roma: "No quiero llegar a los 28 años para darme cuenta de que he perdido mil cosas por la natación, los amigos, la pareja..., y no poder rectificar. No quiero sentirme culpable. Yo no soy ambicioso. Y las cosas que me gustan no se compran". Lembrando novamente isso são apenas boatos!

Quem quiser conferir a notícia do jornal El País basta clicar aqui. O título da notícia é A Crise existencial de Rafael Muñoz.

Copa do Mundo de águas abertas começa neste final de semana

É no próximo domingo, na cidade de Santos, que acontece a primeira etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas. A prova será disputada na distância de 10 Km e já estão confirmados 84 participantes, sendo 40 mulheres e 44 homens de 19 países diferentes. A travessia é conhecida também pelo nome de Troféu Renata Agondi.

Para relembrar! No ano passado a brasileira Poliana Okimoto foi campeã da Copa do Mundo de àguas Abertas vencendo 9 das 11 etapas. Neste ano, até o que se sabe Poliana ainda não confirmou presença para a prova de Santos. Nessa prova no ano passado deu Bahia! No feminino a vencedora foi Ana Marcela Cunha com Poliana em segundo.

Algumas presenças internacionais já estão confirmadas. Uma delas é a russa Larissa Ilchenko. A jovem Chloe Sutton dos EUA também deve vir.

Entre os dias 28 e 31 de janeiro haverá uma clínica para os árbitros na Universidade de Santa Cecília. A idéia da clínica é capacitar árbitros para essa modalidade para os jogos do Rio 2016.

Chloe Sutton chega hoje ao Brasil

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Outro site de análise de vídeos!

Pesquisando na internet achei outro site que também faz análise de nado. O site The Athlete Village oferece o serviço um pouco mais caro que o GoSwim, custa 49.99 dólares. Segundo o site em breve eles pretendem oferecer a análise completa de provas. Quem quiser mais detalhes basta clicar aqui.

Veja abaixo um exemplo de avaliação do site The Athlete Village.

Avaliação de nado por 15 dólares!

O site GoSwim lançou um serviço inédito. Qualquer nadador pode enviar um vídeo para análise. A idéia é ajudar a parceber onde estão os possíveis erros, também em que aspectos do nado é possível melhorar. Basta fazer uma gravação subaquática do nado e enviar através do site para se ter um feedbak com análise. O serviço custa apenas 15 dólares por análise.


Para saber mais clique aqui. Se tiver dúvidas sobre como fazer uma filmagem subaquática segue um vídeo postado pelo Coach há alguns dias. O vídeo mostra como gravar o nado de forma simples e rápida.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Auburn e Arena fecham acordo

A marca esportiva Arena, que por anos ficou apagada do cenário dos esportes aquáticos está voltando com tudo. Depois do aquecimento de vendas provocado pelos trajes-tecnológicos a Arena decidiu selecionar alguns dos melhores nadadores do mundo para compor o Arena Team.

Nesta semana foi anunciado mais um acordo. Durante quatro anos a empresa vai fornecer à Universidade de Auburn todo o material esportico necessário para os atletas. A Arena fornece desde 1973 material esportivo conhecido pela ótima qualidade.

O acordo deve ser muito benéfico para a Arena pois está se associando com uma das maiores entidades universitárias no que diz respeito à natação. Para se ter uma idéia Auburn foi campeã de 13 títulos do NCAA. Entre os homens foi campeã em 2009, 2007, 2006, 2004, 2003, 2002, 1999 e 1997. Entre as mulheres 2007, 2006, 2004, 2003e 2002.

FINA decide manter os recordes mundiais da era trajes!

O Bureau da FINA decidiu manter todos os recordes mundiais feitos com auxílio dos trajes tecnológicos durante os anos de 2008 e 2009. A reunião aconteceu na cidade de Bangkok na Tailândia e ao contrário do que muitos queriam não foram criadas duas listas de recordes, mas sim mantidos todos aqueles feitos com os trajes.

Desde fevereiro de 2008 até dezembro de 2009 foram quebrados mais de 250 recordes mundiais. Em todos os países recordes nacionais, de continentes e campeonatos foram batidos. Tempos extraordinários em todas as categorias que utilizaram os trajes. Nos últimos dois anos falou-se mais a respeito dos trajes do que a respeito de natação. A decisão da FINA é cercada por muita controvérsia. Por uma lado alguns recordes parecem ser humanamente impossíveis de serem alcançados sem a ajuda dos trajes, por outro a entidade quer respeitar o trabalho daqueles nadadores que conseguiram esses tempos de forma legal.

Em 2010 os trajes estão banidos e até o momento não temos uma idéia muito clara de como vão ficar os tempos dos nadadores, mesmo se algum recorde será quebrado.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Xuxa e Sheila estão namorando!

Em primeira mão! Mundo da Natação é o primeiro blog a noticiar, Xuxa e Sheila estão namorando! he he... (Notícia que vai mudar o mundo!) O ex-nadador acabou de postar em seu twitter agradecendo o carinho dos seus fãs e oficializando a relação.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Twittando por ai!

Seguem algumas fotinhos do Twiiter dos nadadores ao redor do mundo nos últimos dias.

Garrett Weber-Gale em um estúdio com Brooke Bennet na cidade de St. Pete. O nadador postou a foto há dois dias.

Outra foto de Garrett com o pessoal de Texas comendo, segundo ele, lasanha, pão com alho e brownies.
Reebecca Soni postou que estava vendo Rachael Waller nadar na chuva. Antes Rachael postou que era a primeira vez que entrava em uma piscina desde outubro. Rebecca Soni teria sido voluntária para ir acompanhá-la.
Ryan Lochte no jogo do Indiana Pacers mostrando o técnico do time de basquete usando terno e tênis.
O look de Ryan Lochte. Essa foto é de quase 3 semanas atrás.

Última foto de Thiago Pereira. Seu novo animal de estimação nos EUA.


Mais uma de Thiago Pereira, no final de semana passado em LA.
Eamon Sullivan, depois da foto de sua cirurgia, mostrando o que há de melhor em sua horta. Pimenta!

Isso é o que tá no Twitter até onde eu vi hoje. Quem quiser bisbilhotar a vida alheia basta seguira as listas do Twitter Mundo da Natação. Tenho uma lista com os nadadores brasileiros. Quem comanda por lá são as meninas do Minas Tênis Clube, mas tem gente de vários lugares do Brasil. Para conferir basta clicar em @mundodanatacao/nadadores As listas ajudam a organizar os contatos, nesse caso você só vai ler os posts dos nadadores que estão nessa lista.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Bastidores do Grand Prix em Long Beach

Apenas algumas fotos dos bastidores do Grand Prix em Long Beach. O site Swimnetwork fez uma cobertura muito bacana via internet. Sem complicações foi possível assistir a todos os dias do campeonato. A narração deixou um pouco a desejar, mas considerando que o narrador não é de nenhuma rede de televisão foi mais do que o suficiente, afinal a emoção estava mesmo é nas piscina.
Saída da prova das 200 jardas livre

Também veja um pequeno vídeo feito pelas fãs de Michal Phelps enquanto ele conversava com seu técnico Bobo Bowman.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Cesar Cielo no Corinthians?!?

Uma notícia movimentou a natação competitiva do Brasil hoje. A Folha de São Paulo publicou uma notícia na qual afirmava que o Clube Corinthians estava sondando o maior nadador brasileiro da atualidade. Segundo informações o salário seria de cerca de R$ 60.000 reais mensais.

O Coach, em seu blog, publicou algumas considerações dadas por Fernado Alba que é o Vice Presidente dos Esportes Aquáticos do Corinthians. Segundo Alba, a ida de Cesar Cielo para o clube ajudaria a aumentar o projeto de natação incentivando as categorias de base do clube. Também segundo o vice presidente os custos da ida de Cielo seriam financiados por um acordo de marketing entre o clube e várias empresas.

Até o momento não existe nada confirmado. Cesar Cielo deve ir para Auburn nos EUA para um período de seis meses de treinamento. Somente depois desse período que é teremos algum tipo de notícia.

Resultados do Grand Prix

O Grand Prix de Long Beach acabou ontem. Durante toda a competição vocÊ pode conferir aqui no blog um link para o vídeo ao vivo transmitido pelo site Swimnetwork. Quem acompanhou as finais percebeu que tivemos várias provas emocionantes. Talvez o duelo entre Michael Phelps e Hidamasa Sano tenha sido melhor. No entanto, Jessica Hardy e Rebecca Soni também fizeram uma prova emociontante terminando com uma diferença de apenas 0,01 seg. Também a prova de Katie Hoff e Ariana Kukors nos 200 medley.

Phelps termina o campeonato com 3 ouros, nos 500 livre, 400 medley e 100 borbo. Ainda teve um bronze nos 100 costas e um quinto no 100 peito, prova que ele disputou contra Kosuke Kitajima.

Entre as mulheres Katie Hoff foi a com maior pontuação, embora tenha ganho apenas uma prova. Entre os homens Matt Grevers foi o destaque.

Assista abaixo a inusitada prova de 100 peito entre Michael Phelps e Kitajima.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Último dia de finais Grand Prix de Long Beach

Último dia de finais em Long Beach. Acompanhe ao vivo aqui no blog Mundo da Natação.
Para conferir os resultados e balizamentos basta clicar aqui. Abaixo do vídeo você confere todos os resultados até o momento.


Video chat rooms at Ustream

Resultados até o momento
100 jardas borboleta feminino - Final A
1 Vollmer, Dana W 22 CAL-PC 51.42
2 Lee, Felicia F 17 NBAC-MD 52.71
3 Hoff, Katie E 20 FAST-CA 53.37
4 Hardy, Jessica 22 Trojan-CA 53.62
5 Kukors, Ariana 20 FAST-CA 53.66
6 Pelton, Elizabe 16 NBAC-MD 54.02
7 Garcia, Kylie J 17 MAX-CA 55.20
8 Hawthorne, Megh 17 RTLR-CA 55.90

100 jardas borboleta masculino - Final A
1 Phelps, Michael 24 NBAC-MD 45.68
2 Kishida, Masayu 24 Ford Aquatics-AZ 46.32
3 Grevers, Matt C 24 Ford Aquatics-AZ 46.64
4 Sano, Hidemasa 25 Trojan-CA 46.74
5 Patrick, Todd W 24 NBAC-MD 47.31
6 Copeland, Will 23 CAL-PC 47.81
7 Erazo, Eddie C 23 Puerto Rico 48.41
8 Miller, Ellis 18 NBAC-MD 49.14

1650 jardas feminino - Final A
1 Sutton, Chloe E 17 MVN-CA 16:10.85
2 Brandon, Bonnie 16 Mission Aurora C 16:17.45
3 Lim, Lynette S 17 PSP-CA 16:35.07
4 D'Innocenzo, Ma 15 Magnus Aquatic G 16:49.83
5 Buck, Lacey 19 Cal Poly-CA 16:51.16
6 Cummings, Kelse 16 West Coast-CA 16:51.42
7 Laporte, Lindse 18 SAC-AZ 16:55.62
8 Marsh, Jessica 17 The Armada-CA 16:59.90

100 jardas costas feminino - Final A
1 Hoelzer, Margar 26 FAST-CA 52.97
2 Lee, Felicia F 17 NBAC-MD 53.30
3 Tran, Cindy 17 West Coast-CA 53.71
4 Vollmer, Dana W 22 CAL-PC 54.43
5 Klaren, Melanie 17 UN-CA/MVN 55.32
6 Parmenter, Nico 17 North Coast Aqua 56.80
7 Stewart, Kendyl 15 North Coast Aqua 57.06
8 Vanderwel, Heid 14 WEST-PN 57.82

100 jardas masculino - Final A
1 Grevers, Matt C 24 Ford Aquatics-AZ 45.97
2 Rogan, Markus A 27 Trojan-CA 46.45
3 Phelps, Michael 24 NBAC-MD 46.67
4 Russell, David 23 CAL-PC 46.69
5 Kim, Jiheun 20 UCB-ZZ 46.98
6 Erazo, Eddie C 23 Puerto Rico 47.72
7 Hesen, Ben E 23 NBAC-MD 47.90
8 Morozov, Vladim 17 TORR-CA 48.11

1650 jardas masculino - Final A
1 Grothe, Zane G 17 Bch Heatwave-CA 15:11.89
2 Koehler, John K 23 Dayton Raiders-O 15:24.04
3 Waggoner, Matt 20 Cal Poly-CA 15:31.28
4 Partin, Jackson 16 SCSC-PC 15:38.64
5 Wolf, Dylan M 16 Storm-CA 15:44.48
6 Antoniuk, Konra 18 CANY-CA 15:47.94
7 Lyon, Jameson A 15 North Coast Aqua 15:48.26
8 Westlake, Brian 16 CCA-SN 15:48.65

100 peito feminino - Final A
1 Hardy, Jessica 22 Trojan-CA 58.99
2 Soni, Rebecca I 22 Trojan-CA 59.00
3 Kukors, Ariana 20 FAST-CA 1:02.25
4 Pelton, Elizabe 16 NBAC-MD 1:02.66
5 Kropp, Andrea E 16 RTLR-CA 1:03.25
6 Haven, Angie S 19 Cal Poly-CA 1:03.82
7 Bates, Melissa 17 Waves-CA 1:04.04
8 Burton, Margare 14 NOVA-CA 1:04.33

100 peito masculino - Final A
1 Kitajima, Kosuk 27 Coca Cola-ZZ 52.17
2 Alexandrov, Mic 24 Ford Aquatics-AZ 52.81
3 Kornfeld, Paul 22 UN-ZZ 53.84
4 Haile, Bryan W 23 Riverside-CA 54.23
5 Phelps, Michael 24 NBAC-MD 54.25
6 Mercado, David 22 MONT-ZZ 55.68
7 Rogan, Markus A 27 Trojan-CA 55.74
8 Rosales, Chris 22 UN-CA 56.09

200 medley feminino - Final A
1 Kukors, Ariana 20 FAST-CA 1:55.05
)
2 Hoff, Katie E 20 FAST-CA 1:55.43
3 Vollmer, Dana W 22 CAL-PC 1:58.44
4 Soni, Rebecca I 22 Trojan-CA 2:01.17
5 Hawthorne, Megh 17 RTLR-CA 2:03.30
6 Haven, Angie S 19 Cal Poly-CA 2:03.54
7 Tarazona, Noell 16 TCC-CA 2:05.50
8 Kropp, Andrea E 16 RTLR-CA 2:05.84

Michael Phelps comenta sua prova dos 400 medley

Logo após a prova dos 400 medley Michael Phelps falou para o site Swimnetwork. Em sua entrevista Phelps destaca como a prova foi apertada. Segundo o nadador ele já sabia que seria assim. Porém, são essas provas que ele mais gosta. Phelps afirma que uma de suas provas favoritas até hoje é o confronto contra Eric Vendt em 2001. Michael também afirma que Hidemasa Sano, o japonês que o fez suar para ganhar a prova é muito bom na parte submersa. Para quem nada em piscina curta isso é sempre uma vantagem.

Veja o vídeo completo


Para quem não conseguiu ver ao vivo aqui no blog segue o vídeo dos 400 medley. Para mim essa prova, logo no início do ano prova que natação não tem nada a ver com os trajes e sim com emoção! Não precisamos só de recordes e grandes tempos para fazer esse esporte emocionante.

FINA muda regras dos trajes para natação Master

A reunião do Bureau da FINA em Bangkok sob a presidência do Dr. Julio C. Maglione acabou com novas diretrizes para os trajes da natação master.

Segue o texto da FINA; - Open Water: from June 1, 2010 Open Water Swimwear, for both Men and Women, shall not cover the neck, extend past the shoulder, nor shall extend below the ankle. All Open Water swimsuits shall comply with the FINA Criteria for Materials and Approval Procedures. Until June 2010, the 2009 models can be used in order to protect the athlete from sunburn, jellyfish etc. - Masters: the same swimwear regulations as per pool swimming will be applied from January 1, 2010.

Trocando em miúdos somente trajes téxteis. Não devem cobrir o pescoço nem passar do ombro. Também não devem ultrapassar o tornozelo.

O papai do ano!

Fred Bousquet, companheiro de treinos de Cesar Cielo é capa da revista francesa Têu. O papai do ano (vai ter um filho com a ex-nadadora Laure Manaudou) fez um ensaio fotográfico que. para as mais interessadas. pode ser conferido online. Eu fiz questão de deixar a imagem pequena aqui! he he

Dara Torres vendendo computadores?

Exatamente, mas através da internet. Dara Torres é a nova "garota" propaganda da HP (garota é forma de dizer, afinal Dara está no auge de seus 42 anos). Na última semana protagonizou vídeos, colocou em seu twitter promoções, todas para promover mini-computadores HP Simplify Your Life. Dara aparece em alguns vídeos na academia dizendo que recebe seu treinos via e-mail. Meio forçado ela com um computador na academia, de qualquer forma é mais um jeito de angariar publicidade através da internet.

Michael Phelps no Grand Prix de Long Beach


Até o momento Michael Phelps ganhou as duas provas que participou. Na primeira noite de finais foi a prova das 500 jardas livre. Ontem foi a dos 400 medley, prova que Phelps afirmou não disputar mais após Pequim, ao menos nas piscina longa.

Nas 500 jardas Phelps ficou bem acima do recorde americano de Peter Vanderkaay (4:08:54) chegando quase dez segundo atrás da marca. No entanto, o tempo foi suficiente para ganhar a prova quase que sem competidores. Foi visível seu desapontamento ao ver o resultado final no placar eletrônico. Durante a premiação, quando as medalhas foram entregues pelo seu técnico Bob Bowman, Phelps perguntou a ele os parciais. Bowman mostrou alguma coisa no papel e deu a entender que faltou perna para Phelps!

Na noite de ontem a coisa foi um pouco mais complicada. Competindo com garotos muito mais novos Phelps levou um calor na prova dos 400 medley. Hidemasa Sano acompanhou e chegou até ficar na frente de Phelps nos primeiros 300 metros. Phelps só conseguiu abrir e manter vantagem no nado livre. Aliais, Phelps fechou a prova muito forte, quase que como tivesse guardando para deixar tudo mais emocionante.

Na tarde de hoje Phelps nada as provas de 100 borbo, 100 costas e 100 peito. Exatamente, 100 peito! Logicamente que faz parte da preparação de Phelps, então não podemos esperar uma vitória nessa prova. Um duelo que promete é a prova dos 100 costas contra Matt Grevers, que até o momento já ganhou 3 provas, os 100 e 200 livre e os 200 costas.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Segunda noite de finais Grand Prix de Long Beach - domingo

Acompanhe ao vivo o vídeo do Grand Prix de Long Beach. Abaixo do vídeo os resultados das provas. No post anterior você pode conferir os resultados de ontem.

Resultados até o momento

200 jardas livre feminino - Final A
1 Vollmer, Dana W 22 CAL-PC 1:43.29
2 Hoff, Katie E 20 FAST-CA 1:44.48
3 Pelton, Elizabe 16 NBAC-MD 1:45.52
4 Hardy, Jessica 22 Trojan-CA 1:46.51
5 Kennedy, Madiso 22 CAL-PC 1:47.58
6 Sutton, Chloe E 17 MVN-CA 1:48.18
7 Lim, Lynette S 17 PSP-CA 1:49.01
8 Klaren, Melanie 17 UN-CA/MVN 1:49.37

200 jardas masculino - Final A


1 Grevers, Matt C 24 Ford Aquatics-AZ 1:34.98
2 Patrick, Todd W 24 NBAC-MD 1:35.58
3 Meichtry, Domin 25 Trojan-CA 1:35.61
4 Copeland, Will 23 CAL-PC 1:38.24
5 Kerekjarto, Tam 30 FAST-CA 1:39.03
6 Nick, Chase E 21 Cal Poly-CA 1:40.48
7 Bloch, Chase E 18 CLSS-CA 1:40.66
8 Koehler, John K 23 Dayton Raiders-O 1:41.89

200 jardas peito feminino - Final A
1 Soni, Rebecca I 22 Trojan-CA 2:05.90
2 Kukors, Ariana 20 FAST-CA 2:09.83
3 Kropp, Andrea E 16 RTLR-CA 2:12.37
4 Haven, Angie S 19 Cal Poly-CA 2:14.69
5 Poewe, Sarah 26 SGBW-ZZ/TROJ 2:16.09
6 Duraj, Michelle 17 CANY-CA 2:17.87
7 Bradford, Genev 15 NOVA-CA 2:18.96
8 Kafka, Kelsey E 14 North Coast Aqua 2:19.79

200 jardas peito masculino - Final A
1 Kitajima, Kosuk 27 Coca Cola-ZZ 1:53.03
2 Alexandrov, Mic 24 Ford Aquatics-AZ 1:56.33
3 Kornfeld, Paul 22 UN-ZZ 1:58.35
4 Karvonen, Eetu 23 Multnomah Athlet 1:58.88
5 Mercado, David 22 MONT-ZZ 2:01.85
6 Richards, J. Ca 21 Cal Poly-CA 2:03.59
7 Margalis, Rober 27 FAST-CA 2:03.69
8 Cutts, Josh P 20 Cal Poly-CA 2:05.02

50 jardas livre feminino - Final A
1 Kennedy, Madiso 22 CAL-PC 22.41
2 Vollmer, Dana W 22 CAL-PC 22.50
3 Joyce, Kara Lyn 24 FAST-CA 22.72
4 Fascella, Cynth 17 West Coast-CA 23.49
4 Pelton, Elizabe 16 NBAC-MD 23.49
6 Tran, Cindy 17 West Coast-CA 23.59
7 Bates, Melissa 17 Waves-CA 23.66
8 Choi, Dayae 15 NOVA-CA 23.73

400 jardas medley feminino Final A

1 Hoff, Katie E 20 FAST-CA 4:12.70
2 Lee, Felicia F 17 NBAC-MD 4:15.17
3 Kukors, Ariana 20 FAST-CA 4:15.58
4 Tarazona, Noell 16 TCC-CA 4:18.03
5 Brandon, Bonnie 16 Mission Aurora C 4:18.93
6 Kropp, Andrea E 16 RTLR-CA 4:19.03
7 Anderson, Haley 18 USC-CA 4:21.01
8 Chen, Kirstie Y 17 The Armada-CA 4:22.51

400 jardas medley masculino Final A
1 Phelps, Michael 24 NBAC-MD 3:38.42
2 Sano, Hidemasa 25 Trojan-CA 3:39.63
3 Patrick, Todd W 24 NBAC-MD 3:45.54
4 Vanderkaay, Ale 23 CW-MI 3:51.34
5 Margalis, Rober 27 FAST-CA 3:51.41
6 Kline, Peter R 20 Cal Poly-CA 3:51.57
7 Lopez, Raul 22 MONT-ZZ 3:52.87
8 Castro, Miguel 23 MONT-ZZ 3:59.39

sábado, 16 de janeiro de 2010

Grand Prix de Long Beach ao vivo - finais de sábado a noite

Acompanhe ao vivo o Grand Prix de Long Beach. Abaixo do vídeo seguem os resultados até o momento. Ao final de cada prova (finais) aperte F5 para atualizar a página e ver abaixo os resultados. Caso queira acompanhar o balizamento clique aqui.

Resultados até o momento

100 jardas feminino - final A
1 Vollmer, Dana W 22 CAL-PC - 47.63
2 Hardy, Jessica 22 Trojan-CA - 47.65
3 Kennedy, Madiso 22 CAL-PC - 49.01
4 Hoff, Katie E 20 FAST-CA - 49.12
5 Bard, Presley A 21 USC-CA - 49.44
6 Kukors, Ariana 20 FAST-CA - 49.75
7 Burckle, Caroli 23 FAST-CA - 50.00
8 Simms, Joan Chr 19 USC-CA - 50.32

100 jardas masculino - final A
1 Grevers, Matt C 24 Ford Aquatics-AZ 43.06
2 Copeland, Will 23 CAL-PC 43.30
3 Lezak, Jason E 34 ROSE-CA 43.38
4 Morozov, Vladim 17 TORR-CA 43.50
5 Kishida, Masayu 24 Ford Aquatics-AZ 43.96
6 Clark, Bennett 24 CAL-PC 44.03
7 Rogan, Markus A 27 Trojan-CA 44.49
8 Bogart, Robert 30 SCSC-PC 45.74

200 jardas borboleta - feminino
1 Hosszu, Katinka 20 USC-CA 1:53.99
2 De Paul, Lyndsa 20 USC-CA 1:55.45
3 Lee, Felicia F 17 NBAC-MD 1:56.18
4 So, Yumi 18 USC-CA 1:58.88
5 Tarazona, Noell 16 TCC-CA 1:59.42
6 Stewart, Kendyl 15 North Coast Aqua 1:59.97
7 Krisman, Tanya 20 USC-CA 2:01.52
8 Kropp, Andrea E 16 RTLR-CA 2:01.62

200 borboleta masculino - Final A
1 Sano, Hidemasa 25 Trojan-CA 1:41.44
2 Patrick, Todd W 24 NBAC-MD 1:43.65
3 Margalis, Rober 27 FAST-CA 1:47.39
4 Vanderkaay, Ale 23 CW-MI1:47.49
5 Virtue, Evan A 18 CCA-SN 1:48.07
6 Erazo, Eddie C 23 Puerto Rico/TROJ 1:48.54
7 Kerekjarto, Tam 30 FAST-CA 1:49.45
8 Jorgensen, Adam 16 CCA-SN 1:51.09

200 jardas costas - feminino - Final A
1 Pelton, Elizabe 16 NBAC-MD 1:51.48
2 Hoelzer, Margar 26 FAST-CA 1:54.01
3 Hoff, Katie E 20 FAST-CA 1:54.23
4 Kukors, Ariana 20 FAST-CA 1:56.02
5 Bard, Presley A 21 USC-CA 1:56.75
6 Brandon, Bonnie 16 Mission Aurora 1:56.79
7 Klaren, Melanie 17 UN-CA/MVN 1:57.40
8 De Paul, Lyndsa 20 USC-CA 1:59.19

200 costas masculino - Final A
1 Grevers, Matt C 24 Ford Aquatics-AZ 1:40.22
2 Rogan, Markus A 27 Trojan-CA 1:40.96
3 Russell, David 23 CAL-PC 1:41.65
4 Margalis, Rober 27 FAST-CA 1:46.51
5 Kline, Peter R 20 Cal 1:46.57
6 Kim, Jiheun 20 UCB-ZZ 1:47.43
7 Miller, Ellis 18 NBAC-MD
8 Murphy, Patrick 18 UN-MD/NBAC 1:48.82

500 jardas feminino Final A
1 Sutton, Chloe E 17 MVN-CA 4:45.56
2 Hoff, Katie E 20 FAST-CA 4:47.62
4 Lim, Lynette S 17 PSP-CA 4:47.74
5 Cummings, Kelse 16 West Coast-CA 4:51.14
6 Lee, Felicia F 17 NBAC-MD 4:51.54
7 Burckle, Caroli 23 FAST-CA 4:52.97
8 Petric, Nika-Ka 17 North Coast Aqua 4:53.63

500 jardas masculino Final A
1 Phelps, Michael 24 NBAC-MD 4:18.70
2 Meichtry, Domin 25 Trojan-CA 4:24.22
3 Grothe, Zane G 17 Bch Heatwave-CA 4:24.51
4 Koehler, John K 23 Dayton Raiders-O 4:28.37
5 Daniec, Jan J 17 MVN-CA 4:29.70
6 Vanderkaay, Ale 23 CW-MI 4:29.96
7 Waggoner, Matt 20 Cal Poly-CA 4:32.02
8 Partin, Jackson 16 SCSC-PC 4:32.30

Incrível! Grand Prix sendo transmitido ao vivo via internet - editado

O sinal para assistir o Grand Prix no qual Michael Phelps e outras estrelas da natação americana vão participar já está disponível. Ao contrário do que eu havia postado não é preciso se cadastrar.
Long Beach na Califórnia onde o Grand Prix está sendo disputado tem um fuso horário de 6 horas com o Brasil. Ou seja, às 23h começou ao vivo a competição que no horário da Califórnia estava marcada para as 17h.

Incrível a qualidade do vídeo. Mas aviso, é bom buscar informações do start list para conseguir acompanhar quem é quem.

Abaixo você pode acompanhar ao vivo o que está sendo passado nos EUA! No final de cada bateria você consegue ver os tempos dos nadadores e também qual é o evento a seguir.

Para acompanhar ao vivo o nome de cada nadador e também seus tempos basta clicar aqui.

- Hoje no primeiro dia foram apenas as eliminatórias da prova de 1000 jardas.
- Ainda hoje, sexta-feira dia 16 às 03h da tarde vÃO passar as primeiras eliminatórias das outras provas (9am no horário dos EUA).
- As finais de sábado começam às 17pm horário da Califórnia, o que significa que às 23h você pode conferir aqui no blog! Neste sábado serão transmitidas as provas 100 livre, 200 borbo, 200 costas e 500 livre.

ps: a transmissão começa ao vivo no horário marcado, enquanto isso o status aparece como off air.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Rebeca Gusmão em entrevista exclusiva! Vídeo completo

A ex-nadadora Rebeca Gusmão, banida do esporte por doping, concedeu uma entrevista exclusiva para o canal Sportv. Na entrevista ela fala que considera a pena uma injustiça.

Rebeca tem todo o direto de protestar, ainda mais com um processo truncado como o seu. Não entro no mérito da questão se ela é culpada ou inocente, porém os exames e os resultados levaram a TAS/CAS a decidir que a pena seria seu banimento do esporte.

Michael Phelps, Rebecca Soni, Ariana Kukors, Katie Hoff, Matt Grevers, Kosuke Kitajima e muito mais no Grand Prix


Começa hoje, sexta-feira dia 15 de janeiro a primeira competição Grand Prix nos EUA. O 2010 Southern California Swimming Grand Prix vai ser transmitido ao vivo pela internet (mais informações no final do post). Algumas das maiores estrelas da natação norte-americana estarão por lá. Michael Phelps, Rebecca Soni, Ariana Kukors, Katie Hoff, Matt Grevers são algumas delas. Kosuke Kitajima também vai estar presente.

Amanhã teremos as provas de 100m livre, 200m borbo, 200 costas e 500 livre (lembrando que a piscina é de jardas). Michael Phelps deve nadar as provas de 500 livre, 400 medley, 100 borbo, 100 costas. Phelps também está inscrito na prova dos 100 peito, acreditem! e com o sexto tempo. Phelps há algum tempo atrás disse que não iria mais nadar os 400 medley, porém está abrindo exceções quando se trata de piscina curta ou jardas.

O Grand Prix é o primeiro do ano e nessa competição já estão valendo as novas regras dos trajes da FINA. Aliais, no circuito norte-americano de natação elas já estão valendo há algum tempo. Vai ser possível ter uma idéia de como os tempos vão ficar sem os trajes e também qual o resultado dos training camps de férias que os atletas participaram.

Quem quiser ver a lista de inscrição das provas basta clicar aqui.

As provas serão transmitidas ao vivo e online pelo site http://www.swimnetwork.com/ Basta clicar em eventos. O Grand Prix vai de hoje até segunda. Lembre-se que é preciso se cadastrar no site Swimnetwork para assistir. O cadastro é fácil e rápido.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Revezamento 4x100 um dos momentos mais marcantes da década!

O New York Times elegeu os dez principais momentos da década e o revezamento 4x100 livre americano em Pequim ficou na quinta colocação.

Jason Lesak fechou o revezamento e ultrapassou Alain Bernard nos últimos 50m. Somente dessa forma Michael Phelps foi capaz de ganhar 8 medalhas de ouro.
O feito do revezamento americano ficou melhor colocado que a final da Copa do Mundo em 2006 entre França e Itália, quando Zidane deu a cabeçada em Marco Materazzi. Também ficou a frente da final do Superbowl de 2008, principal evento esportivo americano e um dos jogos mais emocionantes da história do futebol americano.

O momento mais marcante da década nos esportes foi a final do torneio de Wimbledon entre Roger Federer e Rafael Nadal também em 2008. Realmente foi marcante, lembro que assisti as quase 4 horas desse jogo! Sensacional!

Quem quiser conferir toda a lista basta clicar aqui.

Acontece na internet, acontece na vida!

Alguns levaram bem a sério a brincadeira do post anterior he he... A foto abaixo foi tirada em um evento de águas abertas (neste caso rio) que reúne cerca de 4000 nadadores na Austrália. Realmente tem gente que leva a sério! Estou dizendo, na próxima Travessia dos Fortes vou juntar um grupo, alguns vão de Batman outros de Jornadas nas Estrelas!

7 coisas que você deve fazer com o seu antigo traje

Em 2009 quando todos achavam que os trajes seriam banidos ainda naquele ano o blog kast-a-Way fez uma série de imagens sobre o que você deve fazer com o seu antigo traje de natação. Agora que os trajes estão realmente banidos achei interessante trazer de volta esse antigo post!
Seguem algumas idéias.

1) Combater o crime!
2) Pegue um bronzeado!
3) Utilize para combater enchentes!
4) Participe do Cirque Du Soleil
5) Continue usando! Ninguém vai perceber...

6) Participe das olimpíadas de inverno

7) Bata o recorde mundial de deslizamento na grama!

Natação em 3D?

Sim, é possível! Ao menos é o que Mike Gustafson disse em sua coluna "Monday's medley" (Segunda Medley) no site Swimnetwork. Segue ele a ESPN anunciou que a partir de junho vai lançar um canal inteiramente em 3D. Não consegue imaginar o que é isso? É uma nova tecnologia na transmissão de eventos esportivos. Há alguns meses a ESPN já transmitiu um jogo de futebol americano em 3D. Para este ano eles estão pretendendo exibir até 85 eventos em 3D.

Na prática o que isso quer dizer eu ainda não sei. De qualquer forma é mais um avanço tecnológico que deve fazer crescer a audiência esportiva. Falta saber se serão transmitidas competições de natação em 3D. Boatos também dizem que a NBC quer transmitir as Olimpíadas de Londres em 3D. Vamos esperar para ver...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Os novos trajes!

Calma, não tem nada a ver com os jammers e com os trajes técnológicos. É uma linha especial lançada pela marca We Are Handsome (Nós Somos Bonitos).

A marca australiana tem um interesse especial pelo design de suas peças. Confira o site clicando aqui.

Quais recordes mundiais serão batidos em 2010?

Um post muito interessante do Blog Speed Endurance faz um comparativo entre os recordes mundiais estabelecidos antes era dos trajes técnológicos e os pós era trajes. Essa análise é puramente estatística para verificar em qual destes o efeito dos trajes técnológicos foi maior. O autor espera com essa estatística verificar quais os recordes tiveram maior impacto com o advento dos trajes e também quais podem ser os próximos recordes a serem quebrados nos próximos anos.

Para entender a tabela você precisa ver o tempo pré-trajes, o tempos pós-trajes e então a porcentagem de mudança. Quanto menor a porcentagem menor o impacto dos trajes no recorde pós-trajes. O que siginifica que quanto maior a porcentagem mais difícil é o recorde de ser batido.



Se formos dividir em categorias por nado é possível achar informações interessantes. Também a mudança de porcentagem entre as principais distâncias (50, 100, 200 e 400) de cada nado.

Homens
Livre - 7.108% (50 - 3.373%, 100 - 1.944%, 200 - 1.791%) - Ou seja, as chances de quebra são baixas, principalmente nos 50m livre.
Costas - 7.110% (50 - 3.065%, 100 - 1.963%, 200 - 2.082%) - Novamente chances baixas.
Peito - 3.733% (50 - 1.876, 100 - 0.930%, 200 - 0.926%) - Chances altas, principalmente nos 100 e 200m.
Borboleta - 3.977% - (50 - 2.308%, 100 - 1.151%, 200 - 0.517%) - Novamente chances altas principalmente nos 200m.

Mulheres

Livre - 6.164% (50 - 1.658%, 100 - 2.308%,200 - 2.199%) - A princípio todos os recordes devem durar consideravelmente.
Costas - 6.977% (50 - 3.677%, 100 - 2.221%, 200 - 1.090%) - Chances razoáveis nos 200m.
Peito - 2.965% (50 - 1.683%, 100 - 0.983%, 200 - 0.299%) - Novamente chances razoáveis nos 200m.
Borboleta - 4.861% (50 - 1.026%, 100 - 0.972%, 200 - 2.863%) - Chances nos 100m.

Desses dados é possível concluir que em termos de recorde tanto homens quando mulheres dos nados Costas e Livre tiveram um aumento siginificativo em consideração com peito e borbo.

O autor do post fez suas apostas em 5 recordes mundiais que ele acredita que serão primeiramente batidos em 2010.

1500m Livre feminino - 15:42.54 - Kate Ziegler fez a marca pré-trajes e por isso deve ser um dos recordes batidos em 2010 quando os trajes também não serão.
200m Peito Feminino - 2:20.12 - O recorde com trajes de Annamay Pierse tem porcentagem de apenas 0.299% (0.38 seg) abaixo do recorde de Leisel Jones. Jones treina com Rebecca Soni e Pierse, assim cada uma incentivando a outra esse recorde deve cair em breve.
800m Livre - 8:14.10 - Rebecca Adlington também tem baixa porcentagem (0.427% - 2.12 seg) abaixo do recorde de Janet Evans feito em 1989. Tendo em consideração que Adlington nadou abaixo de 4:00 no Duel in the Pool sem ajuda dos trajes esse recorde pode ser novamente batido.
200m Borbo - 1:51.51 - Michael Phelps somente melhor 0.517% (0.58 seg) seu recorde sem trajes. Arriscaria dizer que Michael Phelps não vai ser o primeiro a bater um recorde sem os trajes? Eu que não!
1500m Livre - 14:34.56 - Um dos únicos recordes históricos. Grant Hackett e sua marca insana de 2001 é um dos únicos 2 recordes que sobreviveram aos trajes. Porém, a perseguição é grande. Estão no páreo Mellouli, Cochrane, Park, Zhang e Priluko. Eu pessoalmente acho que não vai ser batido tão já.

Craig Lord vs Garrett McCffrey

Craig Lord, um dos mais respeitados (e chato!) jornalistas de natação do mundo se junta a Garrett McCaffrey, repórter do Swimming World TV para uma discussão a respeito do que deve ser feito com os recordes mundiais estabelecidos em 2008 e 2009.

Craig Lord nos últimos dois anos tem criticado veementemente o uso dos trajes, tecendo ácidas críticas a nadadores, técnicos e dirigentes da natação. No ano passado falou mal de Fred Bousquet e teve que ouvir um belo desabafo de Brett Hawke, treinador na Universidade de Auburn nos EUA e que também é treinador de Cielo).

Eamon Sullivan faz nova cirurgia!

Já é rotina, Eamon Sullivan foi para a faca para nova cirurgia. É a quinta cirurgia de Eamon Sullivan, porém esta parece ser nas costelas e não exatamente no quadril como foi a última. Sullivan sofre com as cirurgias. No ano passado pouco antes da seletiva australiana foi submetido a uma cirurgia, porém conseguiu se classificar. No entanto, em Roma não pode competir.

Quem tem estomago forte pode ver em primeira mão uma foto postada pelo próprio Eamon em seu twitter da região onde foi feita a cirurgia.

Segue link: http://twitpic.com/xw26m

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Thomas Lurz no Swimming World

Já coloquei um vídeo do Cielo esses dias no Swimming World. Agora coloco um voltado aos fundistas. Thomas Lurz, o melhor nadador de águas abertas do mundo em 2009 fala um pouco sobre sua volta à piscina depois de 3 semanas de férias. Thomas está em um training camp na Alemanha com os melhores fundistas do país e também nadadores da Austrália, África do Sul e outros. O training camp tem duração de duas semanas. Nesta primeira semana Thomas disse que fizeram nada mais do que insanos 102Km. Na semana que vem a previsão é de 75km.

Exemplo de set no Training Camp em que Thomas Lurz e Paul Biedermann estão treinando.

20x200 a cada 2:30
Média de Paul Biedermann = 2:06
Média de Thomas Lurz = 2:12

domingo, 10 de janeiro de 2010

Aniversário de Cesar Cielo

Hoje dia 10 de janeiro é aniversário do maior nadador do Brasil em todos os tempos. Cesar Cielo Filho completa 23 anos de idade. Parabéns para o Cesão, para dona Flávia e Cesar pai. Que 2010 seja novamente um ano de conquistas!

Segue vídeo das meninas do Fã Clube:

sábado, 9 de janeiro de 2010

Meet your Hero - Michael Phelps

Uma garota francesa foi a ganhadora do concurso Meet Your Hero promovido pela Speedo. Ela teve a chance de ir até o Duel in The Pool para conhecer seu herói Michael Phelps!

Fotos engraçadas 4

Quem disse que nadadoras não podem ser vaidosas?

Fotos engraçadas 3

Para quem pensa que segurança vem em primeiro lugar!

Fotos engraçadas 2

Para quem reclama que nada com 4 na raia! he he...

Fotos engraçadas 1

Todo mundo sabe que existe natação, nado sincronizado, polo aquático e hockey aquático... certo? Eim, hockey aquático? he he...

Rebecca Soni no Twitter falando do blog Mundo da Natação

Há alguns dias fiz um post sobre a tietagem das nadadoras Rebecca Soni e Rachel Waller sobre Britney Spears... Qual não foi minha surpresa quando vi através de um comentário anônimo que a própria Rebecca, logicamente de zuação, twittou a respeito do post. De qualquer forma, vendo as estatísticas do blog só tenho que agradecer! Uma penca de gente dos EUA acabou entrando no blog para ver a brincadeira he he...

Piscina de cerveja!

O Coach já postou em seu blog, mas eu me senti tentado a postar também! Um piscina de cerveja? Sim, existe! Foi o blog Kast-a-Way que noticiou pela primeira vez uma reportagem que viu no Travel Chanel a respeito das piscina mais extremas do mundo! A piscina fica localizada na Austrália na cidade de Tarrenz... Não querendo estragar a festa, mas a composição da piscina é a seguinte: tem 52 galões de cerveja e 4000 galões de água, logo deveria se chamar Piscina de 1,3% de Cerveja!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Entrevista de Cesar Cielo para Swimming World



Entrevista em inglês do nadador Cesar Cielo. Ele fala do seu recorde mundial dos 50m livre, o que pensou durante a prova e também o que espera para o ano que vem sem os trajes tecnológicos.

Fala sobre seu companheiro de treino Fred Bousquet que vai ter um bebê com Laure Manaudou. Cesar disse que iria morar na mesma casa da Bousquet, porém quando perguntado se iria trocar as fraldas foi logo dizendo que não. Também não sabia o que dar de presente para a criança e disse que iria recorrer à sua mãe.

No final Peter Bush, o entrevistador, notou que havia um cachimbo no armário e perguntou a Cesar o que era aquilo! huhaua, Cesão ficou em mals lençois, mas conseguiu se sair bem dizendo que nem tinha visto que aquilo estava ali!

Recordes Mundiais de 2009 - do especial Bestswimming

Vou postar mais um texto do especial Bestswimming de final de ano. Em 2009 foram batidos 141 recordes mundiais, o mais número de toda a história! Veja o detalhamento completo:

141 - recordes mundiais
67 - batidos em piscina longa
74 - batidos em piscina curta
21 países - tiveram nadadores quebrando recordes mundiais em 2009
13 destes 21 - quebraram recordes tanto nas provas de piscina curta como longa
3 países - tiveram recordes apenas em piscina longa
5 países - tiveram recordes apenas em piscina curta

Países
Estados Unidos é quem mais recordes quebrou em 2009: 31. Americanos fizeram 16 recordes na longa e 15 na curta.

Alemanha vem em segundo com 13 recordes, sendo 9 na longa e 4 na curta.

África do Sul é o terceiro com 12 recordes mundiaiis, 3 na longa, 9 na curta.
O Brasil teve 4 recordes mundiais, 3 na longa, 1 na curta.

Estamos em 12º lugar junto com a Hungria que também teve 4 recordes mundiais, mas todos na curta.

Recordes mundiais por estilo:
25 - nas provas de livre
30 - nas provas de costas
31 - nas provas de peito
27 - nas provas de borboleta
16 - nas provas de medley
11 - recordes nas provas de revezamento

Incidências baixas de recordes:
Na longa, apenas 2 recordes nas provas de medley, enquanto que na curta 13.
Na curta, apenas 7 recordes mundiais nas provas de livre, comparados com a longa foram 18.

Recordes por meses do ano
MÊS -------- LONGA ----- CURTA ----- TOTAL
JANEIRO ----- 0 -------- 0 -------- 0
FEVEREIRO ---- 0 --------- 2 --------- 2
MARÇO -------- 2 --------- 1 --------- 3
ABRIL -------- 7 --------- 0 --------- 7
MAIO --------- 1 --------- 0 --------- 1
JUNHO -------- 4 --------- 0 --------- 4
JULHO -------- 40 -------- 0 --------- 40
AGOSTO ------- 11 -------- 13 -------- 24
SETEMBRO ----- 0 --------- 1 --------- 1
OUTUBRO ------ 1 --------- 5 --------- 6
NOVEMBRO ----- 0 --------- 34 -------- 34
DEZEMBRO ----- 1 --------- 18 -------- 19
TOTAL -------- 67 -------- 74 -------- 141

Julhofoi o mês do maior número de recordes do ano com 40 recordes mundiais, todos na longa. O melhor mês de recordes mundiais na curta foi novembro com 34 novas marcas.

Recordes por provas
PROVAS---------- RECORDES
50 LIVRE ------- 5
100 LIVRE ------ 6
200 LIVRE ------ 6
400 LIVRE ------ 6
800 LIVRE ------ 1
1500 LIVRE ----- 1
50 COSTAS ------ 14
100 COSTAS ----- 10
200 COSTAS------ 6
50 PEITO ------- 15
100 PEITO ------ 8
200 PEITO ------ 8
50 BORBOLETA --- 9
100 BORBOLETA -- 10
200 BORBOLETA -- 8
100 MEDLEY ----- 6
200 MEDLEY ----- 7
400 MEDLEY------ 3
4 X 100 LIVRE -- 2
4 X 100 MEDLEY - 6
4 X 200 LIVRE -- 3

O melhor dia do ano para recorde foi 15 de novembro, segunda etapa da Copa do Mundo de Berlim quando foram quebrados 10 recordes mundiais de curta naquele dia.

O nadador mais recordista de 2009 é o sul-africano Cameron van den Burgh com 8 recordes mundiais quebrados, sendo 3 na longa e 5 na curta.

Depois dele, Jessica Hardy, a americana soma 7 recordes mundiais sendo 3 na longa e 4na curta.

Federica Pellegrini da Itália tem 6 recordes mundiais 5 na longa, 1 na curta.

Therese Alshammar da Suécia 5 recordes mundiais 1 na longa, 4 na curta.

Britta Steffen da Alemanha também tem 5 recordes mundiais em 2009, mas todos na longa.

Dos 141 recordes mundiais batidos em 2009:
70 nas provas femininas
71 nas provas masculinas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Essa é boa! Trajes do Jornada nas Estrelas!


Desenvolvidos por JMJ Wetsuits trajes de natação com as cores dos uniformes e insígnias de Star Trek, ou Jornada nas Estrelas! O trajes são verdadeiros, feitos com material de ótima qualidade e para serem realmente utilizados.

Eles estão disponíveis em três cores: Comando Amarelo, Azul Ciência e Engenharia Vermelho! Todos com a insígnia no peito...

Uma pena que a FINA baniu todos os trajes tecnológicos para o ano de 2010, mas ia ser bacana alguém utilizar um destes nas provas de águas abertas!

Tietagem de nadadora!

Quem disse que nadador não é tiete! As nadadoras Rebecca Soni e Rachael Waller encontram com Brittany Spears ontem durante o BCS National Championship Party na cidade de Pasadena e como todo e qualquer fã pediram para tirar aquela foto! (Foto postada no Twitter de Rebecca algumas horas atrás).

Poliana Okimoto é eleita a melhor nadadora de águas abertas do mundo em 2009

O principal site de natação em águas abertas do mundo The Water is Open elegeu Poliana Okimoto como a melhor atleta de 2009. Segundo informações do blog da própria Poliana foram computados 21 mil e 275 votos de todo o mundo. Desses Poliana teve 15,554, ou seja, uma vitória absoluta! Bem diferente do que vimos no Prêmio Brasil Olímpico, no qual a votação também era popular, porém cada um votava o quanto quisesse. Neste caso cada pessoa poderia votar somente uma vez.

O prêmio de melhor nadadora do mundo em águas aberta é dado não necessariamente à melhor atleta em resultados. São vistas diversas características tais como a atleta que melhor representa o espírito de águas abertas, que possui senso para aventura e perseverança, também que possua a melhor postura positiva que venha a influenciar o mundo das águas abertas durante o ano de 2009.

Poliana com certeza merece esse prêmio, aliais merecia com certeza o Prêmio Brasil Olímpico também, mas quem sabe no ano que vem ou em 2012 com uma medalha olimpica? Quem sabe...

Para conferir o site The Water is Open e a notícia do prêmio de Poliana clique aqui.
Se quiser conferir uma entrevista completa do site Bestswimming com a nadadora clique aqui.

Poliana Okimoto vencedora da Copa do Mundo de 2009 vencendo 9 de 11 etapas.

Também foi a primeira mulher medalhista em um Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Roma 2009

Laure Manaudou aparece grávida em evento

Laure Manaudou, campeã olímpica dos 400m livre em Atenas e que está grávida de Fred Bousquet marcou presença no meeting internacional de Saint-Paul. Ela que já foi considerada a musa da natação anunciou sua aposentadoria precoce em agosto do ano passado aos 22 anos. Laure Manaudou, antes de terminar sua carreira havia sido estrela de uma polêmica quando fotos comprometedoras da nadadora pelada foram parar na internet.

Fred Bousquet, pai da criança é companheiro do nadador brasileiro Cesar Cielo em Auburn nos EUA. Aliais, foi dele que Cesar Cielo tirou o recorde mundial dos 50m livre em dezembro de 2009.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O fim dos trajes tecnológicos! Ataque de Tubarão!


Uma imagem circula nos blogs de natação norte-americanos. É famosa obra Pietá de Michelangelo, artista do renascimento italiano. A montagem mostra Jesus vestindo um traje técnológico deitado morto no colo de Maria. Essa imagem simboliza a nova era da natação, agora sem os trajes tecnológicos.

Abaixo outra imagem, agora mais estranha. É um traje de uma empresa holandesa com desenhos de um ataque de tubarão! Imagine só aparecer com um desses na Travessia dos Fortes!

Lista de trajes aprovados para 2010

A FINA divulgou a lista dos trajes aprovados para o ano de 2010. Entre os aprovados estão dois modelos Jaked e vários modelos das empresas já conhecidas (Speedo, TYR, etc). Outras empresas menores como Turbo, Mad Wave e Engine também conseguiram aprovar seus trajes. A Blueseventy está de volta e a maior ausência é Adidas que até o momento não possui nenhuma traje aprovado. O mais legal, no entanto, é um traje chamado Way Funky.

Veja a lista:
Akron Diamond 117 WELS classic women
AQUAZONE Q-gold QGOLD-FTOB classic women
AQUAZONE Q-gold QGOLD-FTOBS classic women
AQUAZONE R2 R2-FTOB classic women
Arena Italia S.p.A. Powerskin Version A classic men
Arena Italia S.p.A. Powerskin Version A classic women
Arena Italia S.p.A. Powerskin Version A pants-short men
Arena Italia S.p.A. Powerskin Version A full-knee men
Arena Italia S.p.A. Powerskin Version A full-knee women
Arena Italia S.p.A. Powerskin Version B pants-short men
Arena Italia S.p.A. Powerskin R-Evolution pants-short men
Arena Italia S.p.A. Powerskin R-Evolution full-knee women
Arena Italia S.p.A. Powerskin R-Evolution classic women
Arena Italia S.p.A. X-Flat classic men
Arena Italia S.p.A. X-Flat pants-short men
Arena Italia S.p.A. X-Flat classic women
Arena Italia S.p.A. X-Flat full-knee women
Asics Swim Wear 2010 TI10011 full-knee women
Asics Swim Wear 2010 TI10021 classic women
Asics Swim Wear 2010 TI10031 pants-short men
Asics Swim Wear 2010 TI10131 full-knee women
Asics Swim Wear 2010 TI10141 classic women
Asics Swim Wear 2010 TI10151 pants-short men
Asics Swim Wear I ALS344 classic women
Asics Swim Wear I ALS345 full-knee women
Asics Swim Wear I AMA344 classic men
Asics Swim Wear I AMA345 pants-short men
Asics Swim Wear I ALS423 classic women
Asics Swim Wear I ALS424 full-knee women
Asics Swim Wear I AMA423 classic men
Asics Swim Wear I AMA424 pants-short men
Asics Swim Wear I ALS425 classic women
Asics Swim Wear I ALS426 full-knee women
Asics Swim Wear I AMA425 pants-short men
Asics Swim Wear I AMA426 pants-short men
Asics Swim Wear I ALS417 classic women
Asics Swim Wear I ALS418 full-knee women
Asics Swim Wear I AMA417 classic men
Asics Swim Wear I AMA418 pants-short men
Asics Swim Wear I ALS03S classic women
Asics Swim Wear I ALS15S full-knee women
Asics Swim Wear I AMA03S classic men
Asics Swim Wear I AMA15S pants-short men
Blueseventy Nero TX Jammer pants-short men
Blueseventy Nero TX Kneeskin full-knee women
Blueseventy Nero TX Racer classic women
Descente Aile bleue ARN-6009M classic men
Descente Aquaforce 1 FAR-9508MN pants-short men
Descente Aquaforce 2 FAR-9508MS pants-short men
Descente Aquaforcee 1 FAR-9502WN full-knee women
Descente nux-F 1 ARN-6012WN classic women
Descente nux-F 1 ARN-6015N classic men
Descente nux-F 1 ARN-6014N pants-short men
Descente nux-F 1 ARN-6011WN full-knee women
Descente nux-F 2 OAR-0539N classic men
Descente nux-F 2 OAR -0534WN classic women
Descente nux-W 1 FAR-9529MN classic men
Descente nux-W 1 FAR-9528MN pants-short men
Descente nux-W 1 FAR-9524WH classic women
Descente nux-W 1 FAR-9522WN full-knee women
Descente nux-W 2 OAR-0529MN classic men
Descente nux-W 2 OAR-0524WHN classic women
Descente Shin_rev ARN-8509M classic men
Descente Shin_rev ARN-8504W classic women
Descente Shin_rev 1 ARN-8508MN pants-short men
Descente Shin_rev 1 ARN-8502WN full-knee women
Descente OAR-0528M pants-short men
Descente OAR-0522W full-knee women
Descente AQUAFORCE KRBR10-62W full-knee open back women
Descente AQUAFORCE KRBR10-63W full-knee close back women
Descente AQUAFORCE KRBR10-64W classic women
Descente AQUAFORCE KRBR10-65M pants-short men
Descente AQUAFORCE KRBR10-66M classic men
Descente AQUAFORCE KRBR10-52W full-knee open back women
Descente AQUAFORCE KRBR10-53W full-knee close back women
Descente AQUAFORCE KRBR10-54W classic women
Descente AQUAFORCE KRBR10-55M pants-short men
Descente AQUAFORCE KRBR10-56M classic men
Descente New Collection PARN10F-13 pants-short men
Descente New Collection PARN10F-68 pants-short men
Descente New Collection PARN10F-65 classic men
Descente New Collection PARN10F-70 classic men
Descente New Collection PARN10F-13T pants-short men
Descente shin_rev PARN10F-71 full-knee women
Descente shin_rev PARN10F-66 classic women
Descente shin_rev PARN10F-72 pants-short men
Descente shin_rev PARN10F-73 classic men
Diana Subamarine 213W full-knee women
Diana Submarine 201M pants-short men
Diana Submarine 243W full-knee women
Diana SUBMARINE 302M classic men
Diana SUBMARINE 306W classic women
Engine Wingskin pants-short men
Engine Wingskin full-knee women
Euras GmbH NSA full-knee women
Euras GmbH ZAOSU full-knee women
Finis Inc. Hydrospeed 2 Brief classic men
Finis Inc. Hydrospeed 2 Bladeback classic women
Finis Inc. Hydrospeed 2 Race John full-knee women
Finis Inc. Hydrospeed 2 Jammer pants-short men
Jaked J09 SOFT full-knee women
Jaked J11 WATER ZERO full-knee women
Lane 4 Blue Spider pants-short men
Lane 4 Night Spider classic women
Lane 4 Pink Spider pants-short men
Lane 4 Spider in Mission classic women
Lane 4 Spider in Mission full-knee women
Mad Wave Bodyshell full-knee women
Mizuno Corporation Accel Suits 3 pants-short men
Mizuno Corporation Accel Suits 2 classic women
Mizuno Corporation Accel Suits 1 full-knee women
Mizuno Corporation Mighty Line 4 classic men
Mizuno Corporation Mighty Line 3 pants-short men
Mizuno Corporation Mighty Line 2 classic women
Mizuno Corporation Mighty Line 1 full-knee women
Mizuno Corporation MX pants-short men
Mizuno Corporation MX full-knee women
Mizuno Corporation Sunny Swim 4 pants-short men
Mizuno Corporation Sunny Swim 3 classic women
Mizuno Corporation Sunny Swim 2 full-knee women
Mizuno Corporation Sunny Swim 1 full-knee women
Mizuno Corporation Water Gene 3 pants-short men
Mizuno Corporation Water Gene 2 classic women
Mizuno Corporation Water Gene 1 full-knee women
Mosconi Titanium TRIGGER pants-short men
Mosconi Titanium TRIGGER BLACK pants-short men
Mosconi Titanium SCALE BLACK classic women
Mosconi Titanium GEEP BLACK full-knee women
Nike Hydra N74190 classic women
Nike Hydra N74204 full-knee women
Nike Hydra N76002 classic men
Nike Hydra TCSS0090 classic women
Nike Hydra - Jammer N76000 pants-short men
Nike Hydra II - brief TCSS0096 classic men
Nike Hydra II - jammer TCSS0097 pants-short men
Nike Hydra II - knee suit TCSS0099 full-knee women
Nike Hydra II S TCSS0086 classic women
Nike Hydra S TCSS0088 classic women
Nike Swift II TCSS0094 classic women
Nike Swift II TCSS0095 full-knee women
Nike Swift II - brief TCSS0092 classic men
Nike Swift II -Jammer TCSS0093 pants-short men
Nike Swift II S TCSS0084 classic women
Orvar/Aquazone USA R-1 pants-short men
Orvar/Aquazone USA R-1 classic women
Orvar/Aquazone USA R-1 full-knee women
Rocket Science Sports Rocket Light classic women
Rocket Science Sports Rocket Light SM-001-LIGHT pants-short men
Rocket Science Sports Rocket Light K SW-001-LIGHT-K full-knee women
Rocket Science Sports Rocket Orbit SM-002-ORBIT pants-short men
Rocket Science Sports Rocket Orbit SW-002-ORBIT classic women
Speedo AQUABLADE Hydroshort pants-short men
Speedo AQUABLADE Record Breaker Kneeskin full-knee women
Speedo Fastskin Jammer pants-short men
Speedo Fastskin Record Breaker Kneeskin full-knee women
Speedo Fastskin FS II Jammer pants-short men
Speedo Fastskin FS II Record Breaker Kneeskin full-knee women
Speedo Fastskin XT Brief classic men
Speedo Fastskin XT Jammer pants-short men
Speedo Fastskin XT Record Breaker Kneeskin full-knee women
Speedo Fastskin XT Record Breaker Full-knee women
Speedo FSPro Jammer pants-short Men
Speedo FSPro Record Breaker classic women
Speedo FSPro Record Breaker full-knee Women
Speedo Japanese Fastskin XT Jammer (M3) pants-short men
Speedo Japanese Fastskin XT Brief (M5) classic men
Speedo Japanese Fastskin XT Aquashort (M6) pants-short men
Speedo Japanese Fastskin XT Record Breaker Kneeskin full-knee women
Speedo Japanese Fastskin XT Record Breaker Kneeskin (W13) full-knee women
Speedo Japanese Fastskin XT Record Breaker (W9) classic women
Speedo Japanese Fastskin XT Record Breaker (W11) classic women
Speedo Japanese Fastskin XT Record Breaker (W15) classic women
Speedo Japanese Fastskin XT Record Breaker (W17) classic women
Speedo Japanese Fastskin XT Hybrid Jammer (M2) pants-short men
Speedo Japanese Fastskin XT Hybrid Record Breaker (W3) classic women
Speedo Japanese Fastskin XT Hybrid Record Breaker Kneeskin (W4) full-knee women
Speedo Japanese Fastskin XT II Record Breaker Kneeskin (W7) full-knee women
Speedo Japanese Fastskin XT II Record Breaker Kneeskin (W8) full-knee women
Speedo Japanese Fastskin XT W Jammer (M4) pants-short men
Speedo Japanese Fastskin XT W Record Breaker Kneeskin (W20) full-knee women
Speedo Japanese Fastskin XT W Record Breaker Kneeskin (W14) full-knee women
Speedo Japanese Fastskin XT W Record Breaker (W10) classic women
Speedo Japanese Fastskin XT W Record Breaker (W12) classic women
Speedo Japanese Fastskin XT W Record Breaker (W16) classic women
Speedo Japanese Fastskin XT W Record Breaker (W18) classic women
Speedo Japanese Fastskin XT W II Record Breaker Kneeskin full-knee women
Speedo Japanese Fastskin XT W II Record Breaker Kneeskin (W6) full-knee women
Speedo Japanese FSPro Jammer (M1) pants-short men
Speedo Japanese FSPro Record Breaker (W1) classic women
Speedo Japanese LZR Pro Jammer pants-short men
Speedo Japanese LZR Pro Record Breaker Kneeskin full-knee women
Speedo Japanese LZR Pro Record Breaker classic women
Speedo LZR Comp Jammer pants-short men
Speedo LZR Comp Record Breaker classic women
Speedo LZR Comp Record Breaker Kneeskin full-knee women
Speedo LZR Pro Jammer pants-short men
Speedo LZR Pro Record Breaker classic women
Speedo LZR Pro Record Breaker Kneeskin full-knee women
Speedo LZR Racer Elite Jammer pants-short men
Speedo LZR Racer Elite Record Breaker classic women
Speedo LZR Racer Elite Record Breaker Kneeskin full-knee women
Speedo LZR Racer Elite Record Breaker classic women
Sports Hig KOZ-011 pants-short men
Sports Hig KOZ-018 classic women
Sports Hig KOZ-016 full-knee women
Sports Hig KOZ-021A pants-short men
Sports Hig KOZ-021N pants-short men
Sports Hig KOZ-028A classic women
Sports Hig KOZ-028N classic women
Sports Hig KOZ-026A full-knee women
Sports Hig KOZ-026N full-knee women
Sports Hig KOZ-051A pants-short men
Sports Hig KOZ-051N pants-short men
Sports Hig KOZ-058A classic women
Sports Hig KOZ-058N classic women
Sports Hig KOZ-056A full-knee women
Sports Hig KOZ-056N full-knee women
Sports Hig KOZ-041M pants-short men
Sports Hig KOZ-048M classic women
Sports Hig KOZ-046M full-knee women
Sports Hig KOZ-801 pants-short men
Sports Hig KOZ-803 classic women
Sports Hig KOZ-804 full-knee women
Turbo Ultimate Power 77215 pants-short men
Tyr Sports Inc. FUSION pants-short men
Tyr Sports Inc. FUSION classic men
Tyr Sports Inc. FUSION classic women
Tyr Sports Inc. FUSION full-knee women
Tyr Sports Inc. Tracer Light Racer C Series classic men
Tyr Sports Inc. Tracer Light Racer classic men
Tyr Sports Inc. Tracer Light Titan Racer C Series classic men
Tyr Sports Inc. Tracer Light Straight Racer classic men
Tyr Sports Inc. Tracer Light Straight Racer C Series classic men
Tyr Sports Inc. Tracer Light Titan Racer classic men
Tyr Sports Inc. Tracer Light Aeroback C Series classic Women
Tyr Sports Inc. Tracer Light Aeroback SII classic women
Tyr Sports Inc. Tracer Light Openback classic women
Tyr Sports Inc. Tracer Light Openback C Series classic women
Tyr Sports Inc. Tracer Light Aeroback classic women
Tyr Sports Inc. Tracer Light Aeroback SII C Series full-knee women
Tyr Sports Inc. Tracer Light pants-short men
Tyr Sports Inc. Tracer Light full-knee women
Tyr Sports Inc. Tracer Light B-Series pants-short men
Tyr Sports Inc. Tracer Light B-Series full-knee women
Tyr Sports Inc. Tracer Light B-Series classic men
Tyr Sports Inc. Tracer Light B-Series classic women
Tyr Sports Inc. Tracer Light C-Series full-knee women
Tyr Sports Inc. Tracer Light C-Series pants-short men
Tyr Sports Inc. Tracer Light X-Series classic men
Tyr Sports Inc. Tracer Light X-Series classic women
Way Funky FT34M pants-short men
Yingfa 937 full-knee women
Yingfa 925 full-knee women
Yingfa 9402 pants-short men