segunda-feira, 1 de junho de 2009

Como foi a Clínica de Natação com Marcelo Vaccari


Marcelo Vaccari durante a Clínica em Curitiba

Aconteceu ontem em Curitiba a “Clínica de Natação” com o prof. Marcelo Vaccari, técnico do Minas Tênis Clube. O evento foi uma parceria da FDAP (Federação de Desportos Aquáticos do Paraná), CBDA e Correios.

Nos dois dias da clínica mais de 100 participantes estiveram reunidos na UP (Universidade Positivo) e puderam acompanhar palestras ministradas por Marcelo Vaccari. Os temas variaram desde técnicas de nado, planejamento de treinamentos, fisiologia até uma parte prática na piscina da universidade com exercícios educativos dos quatro estilos.

Segundo o presidente da FDAP, Luiz Fernando Graczyk, “esta não é a primeira clínica, estamos dando continuidade a eventos que já aconteceram. Já recebemos o Fernando Vanzella”. Vanzella é o técnico chefe do Minas Tênis Clube.

O evento começou sábado de manhã já com público cheio e foram passadas as técnicas que envolvem o nado borboleta e também o estilo costas. No nado borboleta foram enfatizados pontos como ritmo de nado, nado submerso, posição do corpo e respiração. No nado costas também foram enfatizados pontos como posição do corpo, da braçada, quadril e pernas. Vaccari foi técnico da nadadora Fabíola Molina durante vários anos e possui ampla experiência no treinamento do estilo costas. Fabíola é uma das principais referências do estilo no Brasil. Atualmente Marcelo Vaccari é técnico da nadadora Fernanda Alvarenga que trilha o mesmo caminho de Fabíola.

Na parte da tarde foram passadas as técnicas do nado peito e crawl. Marcelo Vaccari é o responsável pelo grupo de peitistas do Minas Tênis Clube. Em sua palestra enfocou técnicas de “filipina”, pernada de peito, força propulsiva, recuperação da braçada e também posição da cabeça no nado. O último estilo apresentado foi o crawl, utilizado nas provas de nado livre. Vaccari apontou questões como profundidade de braças, posição do corpo, respiração e pernada do estilo.

No domingo foram abordados os temas de planejamento de treinos em longo prazo para equipes de natação competitiva. Além disso, foram levantadas questões sobre a fisiologia do exercício, sistemas de energia (A1, A2, A3 e outros). Por fim, foram feitos exercícios na piscina com educativos para os 4 estilos, palmateio, streamline e nado submerso.

Para o presidente da FDAP, Luiz Fernando Graczyk a clínica foi um sucesso. “Ela está dentro de um conjunto de muitas atividades que estamos planejando para o aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham com o esporte”, disse.

A FDAP tem trabalhado no Paraná dentro de quatro grupos de trabalho que visam o desenvolvimento do esporte no estado. A primeira delas é o “Desenvolvimento de novos valores do esporte”, “Natação de Rendimento”, “Bussiness da FDAP” e por fim “Desenvolvimento Pessoal” que é onde se encaixam o planejamento de clínicas e encontros.

Caso queira saber mais sobre como sobre FDAP basta entrar no site http://www.fdap.org.br/.

Pretendo colocar ainda esta semana vídeos dos educativos feitos na piscina durante a Clínica de Natação e também um depoimento em vídeo do prof. Marcelo Vaccari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário