sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Tudo certo na cirurgia de Dara Torres
Confira a mensagem de Dara:
"Layn in bed drinking a slurpee, eatn Top Ramen & watchn the original Halloween! Scary!! Surg went well, hernia is fixed but sore as heck!" - Ou seja, já está na cama, comendo, assistindo Halloween e com muita dor!
Foto de Dara com David, o pai de sua filha, que a levou para o hospital:
Fofocas dos nadadores! Outra era da natação
Se Michael Phelps bate o carro vira notícia. Se alguns andadores vão a Las Vegas festejar estes também são alvos da imprensa. Acredito que Michael Phelps é uma das razões para todo esse alvoroço. Suas performances nas últimas olimpíadas chocaram o mundo e o transformaram em um ser quase intocável. Os trajes tecnológicos iniciaram uma nova era para na natação, a natação tecnológica. Michael Phelps também iniciou uma nova era para a natação, a era em que nadadores são observados pelo mundo inteiro.
Alguns exemplos são as notícias que estão na mídia após ROMA. Para alguns as coisas andam bem agitadas.
Primeiro Michael Phelps se envolveu em um acidente de carro. Especulações de que Michael Phelps estaria bêbado, que teria cruzado o sinal vermelho. No final das contas Michael Phelps estava sóbrio e quem furou o sinal foi a motorista do Honda Accord, carro que colidiu com sua Escalade. Phelps estava acompanhando de dois amigos, mas ninguém ficou ferido. A motorista do Honda foi encaminhada para ao hospital apenas por precaução. Agora Phelps só precisa responder por estar com a carteira de motorista vencida e de outro estado.
Michael Phelps após o acidente. Carteira vencida e de outro estado. Phelps vestia uma camisa do Baltimore Ravens, time de futebol americano.
Natalie Coughlin vai participar da versão americana do Dançando com as Estrelas.
Garrett curtindo suas férias diferentes.
O nadador visita restaurantes e passa alguns dias trabalhando neles.
Após se aposentar Garrett quer trocar a piscina pela cozinha.
Ryan Lochte, Cullen Jones, Ricky Berens em Las Vegas!
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Katie Hoff muda novamente de técnico!
Essa vai ser a segunda mudança de técnico que Hoff faz desde as olimpíadas de Pequim, 2008. Após um desempenho não tão satisfatório em Pequim ela deixou Paul Yetter para treinar ao lado de Michael Phelps no NBAT sob a supervisão de Bowman.
Katie Hoff após Pequim parou de nadar as provas de medley e tentou apenas as provas de estilo livre. Ela não se classificou para o mundial, mesmo nas provas onde era favorita. Aliais, Bob Bowman sempre é questionado por não ter desenvolvido outros nadadores de alto nível além de seu pupilo. Katie Hoff é uma delas. Quem sabe agora ela não voltar a nadar tudo o que sabe. Vou ficar na torcida...
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Ganhe prêmios autografados por Cesar Cielo!
A campanha é de uma das marcas de roupa que tem Cesar Cielo como garoto propaganda e do Fã Clube do Cesão.
É o Concurso Cultural do FC. Tem regulamento e tudo! A proposta é se cadastrar no site e enviar uma carta em até 775 caracteres para Cielo. Ele mesmo vai escolher o vencedor que vai ganhar uma camiseta e uma foto autografada. Tem para meninas e meninos!
Para saber mais clique aqui.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Cesar Cielo, um novo herói brasileiro
Não sou cientista político, nem sociólogo, nem psicólogo. Sou jornalista e sei muito pouco sobre como as pessoas de uma nação pensam. O que me intriga é porque Cesar Cielo é talvez o próximo herói brasileiro? O que ele tem de especial para ser colocado nesse patamar e ser comparado com os maiores nadadores de toda a história?
Ele ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil na natação nas últimas olimpíadas. Outras duas no mundial, inclusive com um recorde mundial. Após muita exposição na mídia é natural que ele fique conhecido por todo o Brasil.
Esse é o pensamento mais lógico e mais óbvio. Cielo ganhou, é um campeão e a mídia aproveita para fazer matérias destacando tudo o que envolve a conquista de suas medalhas. Em primeira vista isso tudo está certo e é por isso que Cielo é um novo herói.
Eu concordo, porém acho que existem outras explicações. Cesar Cielo é o Cesão, um nadador muito parecido com muitos brasileiros. Não digo fisicamente, pois com a altura que tem, olhos claros e cabelos loiros, ele bem que poderia se passar por estrangeiro em terra tropicais.
O Cesão é um novo herói por uma razão. Sua família! Exatamente, Cesar Augusto Cielo e a dona Flávia de Brito Lyra Cielo, além é claro de sua irmã Fernanda. Todos residentes em Santa Bárbaro do Oeste, cidade pequena do interior Paulista. Cesão é filho de médico e de uma professora de educação física. Pessoas que demonstram em cada entrevista que são extremamente simples, apesar de muito instruídas.
Nas reportagens que pipocam todos os dias sua família sempre é citada. Seja pelas dificuldades que passaram até que Cesar Cielo alcançasse o sucesso ou para contar histórias de sua infância. Tudo contado de uma forma muito clara, até mesmo simplória, mas que faz com que o Brasil, que é composto basicamente de pessoas simples, consiga entender a mensagem. Cesar Cielo é um homem comum, com talento, que lutou, teve apoio dos pais e venceu na vida.
Cesar Cielo não deve nada para ninguém. Logicamente muitos técnicos e amigos o incentivaram durante toda sua carreira, mas se não fosse principalmente por sua família ele não estaria onde está.
A Cielomania que começou após Pequim ganhou força, muita força com essas novas conquistas. A mídia já conhece a família Cielo e todo esse bafafá ainda vai durar. Isso é ótimo, tanto para Cielo conseguir apoios, quanto para a natação brasileira. O número de crianças matriculadas na natação cresceu nos últimos dias. A tendência é aumentar ainda mais, em todo o Brasil.
As crianças que hoje sonham ser Cielos da vida amanhã talvez sejam Josés, Pedros, etc. Campeões olímpicos e exemplos para toda uma nação. Ou simplesmente adultos saudáveis, que aprenderam a nadar, a competir, a perder. Enfim, todas as lições que a natação ensina.
Eu me lembro muito bem de minha primeira competição de natação. Tinha uns 10, 11 anos e fazia aulas em uma escolinha. Fui nadar os 100m livre em piscina de 25 metros. Ao meu lado um garoto com toda pinta de nadador. Entrei na água e nadei uns 75 metros. Na última virada, que na época era segurada na borda, estava um pouco à frente desse outro garoto. Já estava muito cansado, mas na cabeça comecei a pensar: “Vai Marcelo, que nem Gustavo Borges! Que nem Gustavo Borges!”. E eu fui... até o final da prova repetindo isso na cabeça. Cheguei em segundo, pois lá do outro lado da piscina um garoto estava bem na frente e eu nem vi. No entanto, guardo essa medalha com muito carinho até hoje.
Sou fruto da geração de nadadores que assistiram o Gustavo Borges nadar. Daqui alguns anos algumas das crianças que hoje estão vendo o Cesão escrevam da mesma forma. Quando eu era pequeno tinha um nadador, o nome dele era Cielo, ele tinha uma família que estava sempre com ele e ganhava medalhas de ouro batendo recordes mundiais...
terça-feira, 11 de agosto de 2009
A vitória de Cesão sob outro ângulo!
A Cielomania está de volta!
Saída, virada e chegada! Os segredos da técnica de Cielo
Confira a ótima reportagem!
Rebeca Gusmão absolvida da acusação de falsidade ideológica
Fonte: globo.com
O melhor do mundo!
Reportagem de ontem do Esporte Espetacular com Cesar Cielo.
Repórter - "Você é o melhor do mundo, o que muda na sua vida de pessoa normal?"
Cesar Cielo - "Uma coisa engraçada que eu falei com o Brett depois que ganhei o 100m livre. "Eu bati o recorde mundial e nada aconteceu." Mas ele falou, o que você estava esperando que acontece? A não sei, eu bati o recorde mundial e ainda estou aqui desse jeito. Eu estava esperando que minha mão crescesse ou sei lá, que alguma coisa mudasse. No dia seguinte eu acordei para competir os 50m livre e eu sou o mesmo atleta de antes." he he....
Presidente Lula recebe seleção brasileira de natação
Não escrevi no blog, mas acompanhei as últimas notícias que tem saído na mídia sobre a natação. Logicamente que o fervo teria sido maior se Cesar Cielo tivesse voltado logo após o mundial direto para o Brasil. Mas também, deixa o rapaz descansar com a família, a mídia que espere.
De volta ao Brasil desde sexta-feira Cielo já está novamente dominando as notícias da natação no Brasil. Hoje, aliais, não foi diferente.
Cesar Cielo, Felipe França e toda a delegação brasileira que esteve em Roma foi recebida pelo presidente Lula. a homenagem foi feita à beira da piscina do Palácio da Alvorada e a presença mais sentida foi da nossa medalhista de bronze Poliana Okimoto.
Veja foto do encontro. Detalhe para a indumentária de Lula, vestindo o uniforme oficial da seleção!
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Sampa!
Bem, um bom resto de semana a todos! Até breve...
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Fotos curiosas de ROMA
Torcedora invade a área dos atletas e tenta agarrar Michael Phelps após a conquista do ouro no revezamento 4 x 100 medley, última prova do Mundial. Ela foi impedida de chegar até o astro. Detalhe para o tênis "discreto" de Phelps!
Crédito: Reuters
César Cielo literalmente "vai para a galera"após a medalha de ouro dos 100 m livre.
Crédito: Sátiro Sodré / CBDA
Michael Phelps e Federica Pellegrini receberam prêmio de melhores atletas do Mundial.
Mais fotos da italiana que tentou tirar uma "casquinha" de Michael Phelps!
Números de ROMA
Foram 108 recordes de campeonato quebrados em Roma, vários por brasileiros. Sul-americanos foram 45 recordes.
No total em 2009 já foram 71 recordes mundiais (dois pro brasileiros!). Somando o ano passado e este já foram 179 recordes mundiais! Para se ter uma comparação no mesmo período no atletismo, esporte com um número muito diverso de provas disputado em todo o mundo foram apenas 14. De 179 para 14 uma diferença incrível!
A coisa em Roma foi tão louca que não é possível nem listar de uma forma coerente todos os recordes mundiais batidos. Vários deles duravam apenas alguns minutos e eram batidos na série seguinte. É mais fácil apresentar as provas que não foram batidos recordes.
- 50 livre masculino
- 1500 livre masculino
- 100 costas masculino
- 50 borboleta masculilno
- 400 medley mascullino
- 800 livre feminino
- 1500 livre feminino
- 400 medley feminino
Ou seja, se consideramos que 400m medley é praticamente uma prova de fundo onde os trajes não fazem uma diferença tão grande, apenas os 50 livre, 50 borbo e 100 costas não foram batidos durante o mundial. Todos lembramos que nessas três modalidades os recordes mundiais atuais foram feitos este ano. Na outras provas, tanto feminina quando masculina temos uma predominância de provas de fundo, do qual a marca mais antiga acredito que seja os 1500 metros.
Olhando para esses números eu sinceramente não sei direto o que pensar. Não consigo dizer se os trajes foram benéficos para a natação pois possibilitaram tantas quebras pois a verdade é que hoje não parece ser tão difícil quebrar recordes mundiais. Se tivéssemos um novo mundial esta semana, com os mesmo nadadores da semana passada, com certeza novos recordes ainda seriam batidos.
A verdade é que em 2010 essa história de quebrar recordes todo o dia vai mudar. Aliais, não sei quantificar quanto tempo essas marcas estabelecidas em 2008 e 2009 vão durar. Provavelmente muito tempo!
A FINA talvez coloque observações nos recordes obtidos com trajes, porém até que os nadadores consigam essas marcar no “coro” só de bermuda e maiô vai demorar um bocado. Não creio que os trajes invalidem todas as quebras, mas com certeza mascaram os resultados reais que esses nadadores conseguiriam nas piscinas. Que venha 2010 e que toda atenção da mídia para nosso esporte não desapareça com os trajes.
Bolão do Mundial!
Primeira vez que participo de um bolão de natação e sem dúvida vou participar nas próximas oportunidades. Infelizmente meus palpites, que já postei aqui anteriormente, não foram tão bons he he...
Terminei na 20º colocação empatado com mais uma penca. Fiz 149 pontos, o primeiro lugar fez 185 pontos e o último 22 pontos. A pontuação funcionava da seguinte forma:
Todo o pódio 10 pontos
Dois no pódio na posição 7 pontos.
Todo o pódio um na posição e dois errados 5 pontos.
3 nomes todos estão no pódio nenhum na posição certa 4 pontos.
Apenas um nome na posição, e você tem um outro nome fora da posição 4 pontos.
Apenas um nome na posição, e mais nenhum 3 pontos.
Dois nomes, mas nenhum na posição 2 pontos.
Você acertou um nome, mas não está na posição 1 ponto.
Ou seja, muitas variáveis e chances de apostar. Mas além disso tem o problema das zebras, dos nadadores que evoluíram muito e ninguém sabia, dos favoritos que amarelaram etc.
No final das contas acertei pelo menos 1 ou 2 em todos os pódios, porém nem sempre na posição correta. Alguns eu me dei bem mal, por exemplo os 400m livres. Coloquei no meu pódio 1º TAE HWAN PARK, 2º: PETER VANDERKAAY e 3º: OUS MELLOULI. No final das contas o Park nem classificou, o Vanderkaay foi mal. Quem ganhou foi o Paul Biedermann. Na natação feminina também vários erros, por exemplo, coloquei a Stephanie Rice como 1º nos 200m e 400m medley, me dei mal. Nos 200m peito, lógico que iria dar Rebecca Soni, quem iria imaginar a travada no final?
De qualquer forma foi muito bacana participar. Após as finais sempre entrava para dar uma olhada na minha classificação. Quem quiser conferir o resultado completo basta clicar aqui.
Cesar Cielo campeão dos 50m livres!
Sabadão, almoço de família, com minha noiva e meus pais tambem assistindo. Vibrei como se fosse um gol!
Com certeza essas medalhas vão dar ainda mais mídia para o esporte e com certeza muitas crianças vão se espelhar em Cesar Cielo. De novo escrevo que minha sensação é que esses dois ouros, junto com a prata de Felipe França, são do Brasil. Muito mais do que conquistas individuais são consquistas de uma nação.
Parabéns para todos os nadadores do Brasil que fizeram bonito em Roma no melhor campeonato mundial da história para o nosso país.
Quem não pode assistir acompanhe o vídeo da vitória de Cesar Cielo.
sábado, 1 de agosto de 2009
Na madrugada!
Para os 50m livre feminino são 18º séries, que por sinal já começaram. Nossas representantes são Flávia Delaroli e Tatiana Lemos. Nos 50m peito feminino mais duas brasileiras, Tatiane Sakemi e Ana Carla Carvalho. Nos 50m costas masculino Guilherme Guido com várias chances de medalha e Daniel Orzechowki.
Hoje também é dia (ou madrugada) de revezamento 4x100m livre feminino com Fabíola Molina, Carolina Mussi, Gabriella Silva e Tatiana Lemos e 1500m livre masculino. Essa última prova é a única com recorde mundial anterior à 2007. A marca é do australiano Grant Hackett nos 1500m livres.
Boa sorte Brasil! Vamos madrugada a dentro...