O site Bestswimming publicou vários números muito interessantes do mundial de Roma. Foram nada mais nada menos do que 43 recordes mundiais quebrados no Mundial 2009. Um recorde de recordes quebrados!
Foram 108 recordes de campeonato quebrados em Roma, vários por brasileiros. Sul-americanos foram 45 recordes.
No total em 2009 já foram 71 recordes mundiais (dois pro brasileiros!). Somando o ano passado e este já foram 179 recordes mundiais! Para se ter uma comparação no mesmo período no atletismo, esporte com um número muito diverso de provas disputado em todo o mundo foram apenas 14. De 179 para 14 uma diferença incrível!
A coisa em Roma foi tão louca que não é possível nem listar de uma forma coerente todos os recordes mundiais batidos. Vários deles duravam apenas alguns minutos e eram batidos na série seguinte. É mais fácil apresentar as provas que não foram batidos recordes.
- 50 livre masculino
- 1500 livre masculino
- 100 costas masculino
- 50 borboleta masculilno
- 400 medley mascullino
- 800 livre feminino
- 1500 livre feminino
- 400 medley feminino
Ou seja, se consideramos que 400m medley é praticamente uma prova de fundo onde os trajes não fazem uma diferença tão grande, apenas os 50 livre, 50 borbo e 100 costas não foram batidos durante o mundial. Todos lembramos que nessas três modalidades os recordes mundiais atuais foram feitos este ano. Na outras provas, tanto feminina quando masculina temos uma predominância de provas de fundo, do qual a marca mais antiga acredito que seja os 1500 metros.
Olhando para esses números eu sinceramente não sei direto o que pensar. Não consigo dizer se os trajes foram benéficos para a natação pois possibilitaram tantas quebras pois a verdade é que hoje não parece ser tão difícil quebrar recordes mundiais. Se tivéssemos um novo mundial esta semana, com os mesmo nadadores da semana passada, com certeza novos recordes ainda seriam batidos.
A verdade é que em 2010 essa história de quebrar recordes todo o dia vai mudar. Aliais, não sei quantificar quanto tempo essas marcas estabelecidas em 2008 e 2009 vão durar. Provavelmente muito tempo!
A FINA talvez coloque observações nos recordes obtidos com trajes, porém até que os nadadores consigam essas marcar no “coro” só de bermuda e maiô vai demorar um bocado. Não creio que os trajes invalidem todas as quebras, mas com certeza mascaram os resultados reais que esses nadadores conseguiriam nas piscinas. Que venha 2010 e que toda atenção da mídia para nosso esporte não desapareça com os trajes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário