terça-feira, 30 de junho de 2009

Histórias do nosso ouro olímpico!

Quando penso ou falo “ouro olímpico” tenho a sensação de que realmente ele é nosso, de todo o Brasil, e não somente de Cesar Cielo. O Brasil é um país carente de heróis e com exceção do futebol também é carente de campões. Penso que todos os apaixonados por natação sentem o mesmo. Quem teve o prazer de assistir a prova dos 50m livre nas olimpíadas de Pequim e comemorou como louco nossa primeira medalha de ouro na natação sabe do que eu estou falando.

Após as olimpíadas Cesar Cielo teve uma grande exposição na mídia. Foram muitas as reportagens e os programas de televisão do qual participou e comentou da sua preparação para os jogos. Ontem estava assistindo alguns vídeos do site Floswimming e me deparei com alguns detalhes dos quais eu nunca tinha ouvido falar. A equipe do site foi até a universidade de Auburn, onde Cielo treina para gravar uma série de entrevistas com o treinador australiano Brett Hawke, responsável pela preparação do Cesão.

Uma das histórias que Hawke conta é que antes dos jogos sua preocupação era deixar o nadador pronto para tudo o que iria acontecer em Pequim. É certo que Cesar Cielo já participou de grandes campeonatos, do NCAA, bateu recordes e tudo mais, porém nunca havia participado de algo como as Olimpíadas. Dessa forma a preparação que faltava era mais metal do que física. Na parte física ele já sabia que Cesar tinha feito todo o necessário, passado por um longo e difícil treinamento, o que iria fazer a diferença era a preparação mental.

Algumas semanas antes dos jogos Brett Hawke decidiu que Cesar Cielo iria começar a caminhar. Hawke já participou de duas olimpíadas como nadador pela Austrália e sabia que em uma vila olímpica tudo é longe e além das provas os nadadores precisam andar bastante! O treinador conta que às vezes Cesar reclamava e dizia que suas pernas precisavam de descanso. Ainda assim eles colocaram as caminhadas dentro da preparação. No final das contas eles nem precisaram andar tanto, mas mentalmente o Cesão já estava sendo preparado para o que iria encontrar e era justamente esse o objetivo de Hawke.

Outro fato bem pouco contado e que dá origem ao nome do filme “What goes around comes around” (Tudo que vai volta, em tradução livre) é um episódio que aconteceu na preparação da seleção brasileira poucas semanas antes dos jogos. Cesar Cielo e toda a delegação incluindo o treinador Brett Hawke estiveram em Macau para a aclimatação.

Em um dos dias Hawke disse a Cesar que eles iriam sair. Pegaram um taxi e pediram ao taxista que os levasse à rua mais movimentada da cidade. Isso mesmo, onde houvesse mais pessoas andando, trombando, onde estivesse quente e Cesar se sentisse suado e desconfortável. Segundo o treinado estar em uma olimpíada é como estar em uma rua dessas. Pessoas por todos os lados, várias pedindo autógrafos e tirando fotos, trombando nele! Ele estava tentando preparar o nosso então futuro campeão para enfrentar também esse lado dos jogos.

No dia dessa caminhada Hawke disse a Cesar que trouxesse uma nota de 100 dólares. O que ele queria é que Cesar Cielo desse esses 100 dólares para a pessoa mais pobre que ele encontrasse. Brett disse que “tudo o que vai volta”, assim isso poderia trazer coisas boas para eles. Eles andaram um bom tempo e não conseguiam achar nenhum pedinte. Exatamente, não achavam ninguém pobre que realmente precisasse. Até que Hawke decidiu deixar de lado a idéia e voltar para a concentração. Quando estavam quase entrando no taxi viram um homem sem camisa, só de bermuda, magro que de dar dó e sem dentes na boca. Sem dúvida era esse o homem... Cesão foi ate ele e deu o dinheiro que havia trazido. Na volta no taxi Hawke conta que ele e Cesar vieram conversando sobre o que haviam acabado de fazer e como estavam se sentindo bem com aquilo.

Não entro no mérito se esse tipo de atitude realmente ajudou aquele homem. Talvez sim talvez não, não temos como saber. Espero do fundo do coração que sim. Mas a intenção de Cielo e do seu treinador foi boa, está certo que o objetivo era que isso “voltasse” para eles em forma de uma medalha, mas como parte de uma preparação de um atleta foi uma boa idéia. Se foi ou não a melhor atitude isso é uma outra conversa e não vou entrar neste mérito.

Voltando ao início, essa medalha encheu a natação do Brasil de orgulho e todas essas histórias contribuem para que no futuro possamos contar a história do primeiro ouro olímpico da natação com muito mais tempero.

"What goes around comes around" - Fonte: www.Floswimming.org


segunda-feira, 29 de junho de 2009

Três novos recordes mundiais!

Três novos recordes mundiais agitaram as piscinas nos últimos dias. A Alemã Britta Steffen brilhou no campeonato nacional da Alemanha para bater o recorde mundial dos 100 livre duas vezes em três dias. A italiana Federica Pellegrini também brilhou e bateu o recorde dos 400 livre. Para completar Daniela Samulski bateu o recorde mundial dos 50 costas.

Britta Steffen nadou com propriedade e desbancou o antigo recorde da australiana Libby Trickett que era de 52:88. Britta nadou as eliminatórias 03 centésimos mais rápido que o antigo recorde cravando 52:85. Dois dias depois voltou a melhorar nas finais e fez o tempo de 52:56. As parciais do novo recorde foram de 25:30 a ida e 27:26 a volta.

A italiana Federica Pellegrini superou o tempo da britânica Joanne Jackson nos 400 livre. Pellegrini fez o tempo de 4:00:53 contra 4:00:66 de Jackson. A prova foi disputada pelos Jogos do Mediterrâneo na cidade de Pescara (Itália). Pellegrini atualmente é patrocinada pela empresa Mizuno, porém nadou com o ainda polêmico traje Jaked.

Diferentemente da prova de Joanne Jackson que foi disputada até o final, braçada a braçada com Rebecca Adlington, Pellegrini nadou sozinha lá na frente. Imagino como não vai ser essa prova no mundial, talvez com Pellegrini, Jackson e Adlington, uma forçando a outra essa barreira dos 4 minutos não caia pela primeira vez na história. Os parciais de Pellegrini foram de 58.50; 1:59.24; 3:00.16; 4:00.41. Quem quiser conferir a disputada prova de Adlington e Jackson basta clicar aqui.

A alemã Daniela Samulski quebrou o recorde mundial dos 50 costas no Campeonato Nacional Alemão que é seletivo para o Mundial de Roma. Samulski já havia batido o recorde europeu nas eliminatórias. Nas finais melhorou e cravou 27:61 se tornando a segunda mulher mais rápida na distância. Isso mesmo, a segunda! A mais rápida é a Russa Anastasia Zueva que por duas vezes já nadou abaixo do recorde mundial (27:48 e 27:47), porém que não foram considerados pela Fina como recordes pois o traje utilizado não havia sido aprovado. Os 50 costas é mais uma prova que promete recorde mundial em Roma. Vale lembrar que essa não é uma prova olímpica então todas as atenções estarão voltadas para o mundial.

Veja o vídeo do recorde mundial de Federica Pellegrini nos 400 livre:





Daniela Samulski comemora o novo recorde mundial dos 50m costas.



Britta Steffen após quebrar o recorde mundial dos 100 livre.

Fonte: Universal Sports

domingo, 28 de junho de 2009

Blog do Coach!

Recebemos uma citação no blog do Coach, sem dúvida a melhor fonte de informações sobre natação do Brasil. Deixo aqui meus agradecimentos ao Coach Alex Pussieldi pela força. E para retribuir, não que fosse preciso, segue o link para o Blog do Coach.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

As coisas andam agitadas!

Já faz um bom tempo que não escrevo no blog.

Tenho acompanhado um pouco do que anda acontecendo no mundo da natação e realmente a FINA está fazendo cada vez mais uma grande lambança. Agora diversos trajes estão liberados novamente para o mundial de Roma. Alguns recordes mundiais não foram homologados como o Alain Bernard nos 100 livre. Outros, feitos com o Jaked foram, por exemplo, os 50m livre de Fred Bousquet e os 50m peito do nosso recordista Felipe França.

Também tivemos o Paris Open com praticamente toda a seleção Brasileira que vai para o mundial e um banho de medalhas. Os tempos não foram as melhores marcas o que é fácil de explicar uma vez que todos os nadadores ainda não estão no auge da sua forma. Mas tenho certeza que toda a seleção tem muitas condições de brilhar e muito nesse mundial!

Continuo trabalhando no novo site Mundo da Natação, creio que na próxima semana já terei o mapa do novo site e talvez até a primeira prova do layout. Estou bem animado e acho que o site vai contribuir muito para os apaixonados pelo esporte. Espero somente ter o tempo necessário para atualizá-lo.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

De volta...

Depois de uma semana e meia fora voltei para a vida normal. A viagem foi muito boa, profissionalmente falando era uma oportunidade e tanto. De quebra ainda consegui visitar Milão (apenas por uma tarde) Rome e Pompéia. Sem dúvida a Itália é um dos países mais incríveis para fazer um "turismo histórico". Há muito tempo queria conhecer as ruinas de Pompéia e ver de fato como eram as habitações na Roma antiga. É como se tirassem uma foto do passado! Tudo está como era, sensacional!

Não tive tempo de visitar as instalações do próximo campeonato Mundial de Natação. Também com tanta coisa para se ver em Roma foi impossível ter tempo de ir lá dar uma olhada de curioso. No entanto, andando na rua vi várias vezes cartazes de divulgação como o que coloco abaixo.

Também tenho uma ótima notícia. Resolvi abrir a carteira e comecei o desenvolvimento de um verdadeiro site de natação. Quero ver se transformo este blog amador em algo um pouco mais profissional. Creio que não vá conseguir finalizar o projeto com a empresa que contratei até o campeonato mundial, mas em cerca de 1 mês, no máximo 2 os amantes da natação terão um site muito mais completo com muita coisa bacana... Aguardem!

sábado, 6 de junho de 2009

Uma semana fora!

Estou indo para a Itália e infelizmente não vou poder atualizar o blog durante uma semana. Se conseguir vou passar um dia em Roma e ainda se tudo der certo vou dar uma passada onde vai acontecer o próximo Mundial de Natação. Não prometo nada, mas vou tentar.

Como é uma viagem a negócios o tempo vai ser pequeno para o turismo. Estou planejando uma viagem para Pompéia, a famosa cidade que foi atingida pelo vulcão Vesúvio e dessa forma conservou diversas casas e até mesmo pessoas em forma de pedra da época do Império Romano. Além de ser jornalista também estou terminando este ano a graduação no curso de História pela UFPR. Durante o curso estudei por cerca de um semestre apenas essa cidade, dessa forma creio que vai ser uma viagem e tanto!

Para os leitores do blog até daqui uma semana.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Vídeo da Clínica de Natação

Como havia prometido seguem alguns filmes da Clínica de Natação com o professor Marcelo Vaccari.

Os primeiros vídeos são técnicas de palmateio. O principal objetivo desses educativos é aumentar a experiência do nadador com a água. Fazê-lo sentir a água e como se segurar à ela. Isso vai possibilitar um nado mais eficiente. A idéia é deixar a palma da mão relaxada, porém utilizar também os braços para auxiliar na sustentação. Em outras palavras são exercícios de "braçoteio".

Vou colocar aos poucos os vídeos, sendo que foram passados educativos específicos para cada estilo.

Vídeo 1 - A idéia é movimentar as mãos, ou melhor, o braço para os lados e se deslocar na posição invertida de costas até o outro lado da piscina.


Vídeo 2 A idéia é utilizar o palmateio para ficar e cima da água. Os pés devem ficar totalmente fora da água assim como a cabeça.


Vídeo 3 - Exercício tradicional de palmateio com pernada de crawl.


Vídeo 4 - Exercício de palmateio com o corpo reto, na superfície da água. Deixar as pernas juntas e esticadas e o tronco reto. Cuidado para não fazer forma de "lua" enquanto faz o exercício. Manter o quadril alto na água.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Fabíola Molina conquista o ouro no Meeting de Coimbra

Enquanto estávamos falando dela na Clínica de Natação com Marcelo Vaccari a nadadora Fabíola Molina estava em Portugual ganhando medalhas. Referência do nado costas no Brasil Fabíola Molina foi treinada por muitos anos pelo professor Vaccari.

Segue a reportagem:

Em preparação final para o Campeonato Mundial, Fabiola Molina disputou no último final de semana o Meeting de Coimbra, em Portugal. Apesar do cansaço da viagem e do fuso horário – a atleta desembarcou na Europa apenas na quarta-feira, Fabiola confirmou a excelente fase e venceu as provas dos 50m e 100m costas.

Mesmo com tempo acima de suas melhores marcas, a nadadora avaliou positivamente seu desempenho. “A competição foi muito boa. Fiquei impressionada com o complexo que encontrei aqui. Sem duvida um dos melhores que já estive. A organização também foi ótima e a hospitalidade excelente. Gostei muito dos meus resultados, pois a viagem foi cansativa e os tempos foram bons”, relatou.

No início de Maio, no Rio de Janeiro, Fabiola já havia vencido as mesmas provas no Troféu Maria Lenk, quando também estabeleceu novos recordes sul-americanos.

Esta boa seqüência de resultados, somado ao fato da atleta ter se recuperado apenas recentemente de uma mononucleose, a credencia como uma das favoritas ao pódio no Mundial.

O próximo desafio da nadadora será o Open de Paris, a partir do dia 19/06. Durante este período Fabiola treinará na Itália, onde faz parte do A.D.N. Swim Project junto com outros atletas de destaque no cenário internacional.

Fonte: http://www.swim.com.br/noticias.php?id=44929

Segue o vídeo da final dos 50m

Depoimento de Marcelo Vaccari sobre a Clínica de Natação

No último final de semana Marcelo Vaccari esteve em Curitiba para ministrar uma Clínica de Natação realizada pela FDAP (Federação de Desportos Aquáticos do Paraná) em parceria com os Correios e com a CBDA.

Confira no vídeo um feedback de tudo o que aconteceu. Marcelo Vaccari conheceu um pouco do "frio" curitibano, mas ainda assim aceitou gravar o vídeo após a parte prática.

Na sequência vou colocar os vídeos com os educativos realizados durante a Clínica.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Como foi a Clínica de Natação com Marcelo Vaccari


Marcelo Vaccari durante a Clínica em Curitiba

Aconteceu ontem em Curitiba a “Clínica de Natação” com o prof. Marcelo Vaccari, técnico do Minas Tênis Clube. O evento foi uma parceria da FDAP (Federação de Desportos Aquáticos do Paraná), CBDA e Correios.

Nos dois dias da clínica mais de 100 participantes estiveram reunidos na UP (Universidade Positivo) e puderam acompanhar palestras ministradas por Marcelo Vaccari. Os temas variaram desde técnicas de nado, planejamento de treinamentos, fisiologia até uma parte prática na piscina da universidade com exercícios educativos dos quatro estilos.

Segundo o presidente da FDAP, Luiz Fernando Graczyk, “esta não é a primeira clínica, estamos dando continuidade a eventos que já aconteceram. Já recebemos o Fernando Vanzella”. Vanzella é o técnico chefe do Minas Tênis Clube.

O evento começou sábado de manhã já com público cheio e foram passadas as técnicas que envolvem o nado borboleta e também o estilo costas. No nado borboleta foram enfatizados pontos como ritmo de nado, nado submerso, posição do corpo e respiração. No nado costas também foram enfatizados pontos como posição do corpo, da braçada, quadril e pernas. Vaccari foi técnico da nadadora Fabíola Molina durante vários anos e possui ampla experiência no treinamento do estilo costas. Fabíola é uma das principais referências do estilo no Brasil. Atualmente Marcelo Vaccari é técnico da nadadora Fernanda Alvarenga que trilha o mesmo caminho de Fabíola.

Na parte da tarde foram passadas as técnicas do nado peito e crawl. Marcelo Vaccari é o responsável pelo grupo de peitistas do Minas Tênis Clube. Em sua palestra enfocou técnicas de “filipina”, pernada de peito, força propulsiva, recuperação da braçada e também posição da cabeça no nado. O último estilo apresentado foi o crawl, utilizado nas provas de nado livre. Vaccari apontou questões como profundidade de braças, posição do corpo, respiração e pernada do estilo.

No domingo foram abordados os temas de planejamento de treinos em longo prazo para equipes de natação competitiva. Além disso, foram levantadas questões sobre a fisiologia do exercício, sistemas de energia (A1, A2, A3 e outros). Por fim, foram feitos exercícios na piscina com educativos para os 4 estilos, palmateio, streamline e nado submerso.

Para o presidente da FDAP, Luiz Fernando Graczyk a clínica foi um sucesso. “Ela está dentro de um conjunto de muitas atividades que estamos planejando para o aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham com o esporte”, disse.

A FDAP tem trabalhado no Paraná dentro de quatro grupos de trabalho que visam o desenvolvimento do esporte no estado. A primeira delas é o “Desenvolvimento de novos valores do esporte”, “Natação de Rendimento”, “Bussiness da FDAP” e por fim “Desenvolvimento Pessoal” que é onde se encaixam o planejamento de clínicas e encontros.

Caso queira saber mais sobre como sobre FDAP basta entrar no site http://www.fdap.org.br/.

Pretendo colocar ainda esta semana vídeos dos educativos feitos na piscina durante a Clínica de Natação e também um depoimento em vídeo do prof. Marcelo Vaccari.