terça-feira, 24 de março de 2009

Primeira Clínica de Natação em Águas Abertas de Curitiba





No último sábado fui na Clínica de Natação do Luiz Lima e de seu técnico Daniel Wolokita que aconteceu na academia Gustavo Borges em Curitiba. Conversei rapidamente com o Luiz Lima após a clínica e deu para perceber que ele é um cara muito bacana, super humilde e atencioso. Em todos os momentos teve a preocupação de atender a todos, tirar fotos, gravar vídeos, etc.

A clínica em si foi bem completa. Confesso que não conheço muito do tema "águas abertas", mas é uma modalidade apaixonante. Coloco o termo Águas Abertas pois foi assim que o próprio Luiz Lima se dirigiu à modalidade em razão de ser assim que a FINA determina.

A clínica foi divida em 4 partes, sendo duas exposições e duas práticas na piscina. Na parte da manhã o treinador Daniel Wolokita falou bastante sobre Maratonas aquáticas. O que mais me chamou atenção foi a tal da "velocidade crítica". Um conceito bem interessante. Ainda de manhã tivemos uma parte na piscina. Não participei, porém todos puderam nadar algumas "provas" para fazer a medição da tal velocidade crítica.

Na parte da tarde o próprio Luiz Lima fez sua apresentação. Ele tratou tanto de sua experiência nas edições da Travessia dos Fortes como também da sua aventura em nadar do Leme à Pontal no rio de Janeiro. Mostrou vídeos bem interessantes com técnicas para nadar em águas abertas de forma competitiva. Em seguida uma nova parte na piscina onde aqueles que já haviam averiguado sua velocidade crítica de manhã puderam continuar fazendo os testes. Logo em seguida o Luiz Lima pulou na piscina novamente (na parte da manhã ele não participou da palestra pois estava treinando) e passou algumas técnicas de como fazer a passagem da bóia e como se livrar das inevitáveis "pancadas" dentro da água.

Posso dizer que foi uma experiência muito bacana para mim. Nunca havia participado de uma clínica ou nada parecido. Foi interessante conhecer bastante gente do meio que assim como eu são apaixonados pela natação. Também quero parabenizar a Academia Gustavo Borges pela organização. Mesmo em um local improvisado tudo correu bem, sem contar os 489 coffebreaks que tivemos, que estavam todos uma delícia.

Assim que puder vou colocar alguns vídeos que fiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário