Do blog de Mel Stewart, ex-medalista olímpico dos EUA e repórter do site www.swimnetwork.com.
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Xixi na piscina? Sai fora!
domingo, 27 de dezembro de 2009
Troféu Raia Quatro News
Para quem quiser conferir o excelente texto basta clicar aqui.
sábado, 26 de dezembro de 2009
Libby Trickett fala sobre sua aposentadoria
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
FELIZ NATAL
No tema natal veja a foto de Cesar Cielo na disney em um dos seus natais inesquecíveis. Veja também declarações de Cielo e Poliana Okimoto a respeito da data.
Cesar Cielo
"Um Natal inesquecível foi quando ganhei meu primeiro videogame. Eu tinha uns 6 anos na época e queria muito aquilo. Outro que também gostei foi o que passei na Disney com meus pais e com minha irmã, mas eu não lembro quantos anos tinha.”
Poliana Okimoto
"Há três anos passo o Natal longe da minha família. Em 2009, vamos conseguir reunir todo mundo. Então, acho que a minha festa inesquecível vai ser a que vamos fazer esse ano. Quero que seja muito especial, como foi toda a temporada no esporte para mim.”
Um Feliz Natal do blog Mundo da Natação a todos os apaixonados por esse esporte! Coloco para ilustrar essa data tão especial um cartão do site Nuoto que eu achei muito bacana.
Ps: amanhã como é Natal não pretendo atualizar o blog : )
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Vídeo do Minas Tênis Clube para o OPEN 2009
Efeito Cielo!
Esse efeito Cielo também aconteceu aqui no blog Mundo da Natação. Veja o gráfico abaixo que demonstra o dia que Cesar bateu o recorde mundial. A procura por vídeos foi incrível! Tanto que depois da página inicial o post "Vídeos de Cielo no Sportv" foi a página mais procurada na última semana.
O blog já está chegando perto das 16 mil visitas, uma média de 2 mil visitas por mês. Na última semana o tempo de permanência no blog também aumentou e hoje é de quase 4 minutos. Obrigado a todos!
Cielo no SwimmingWorld
Retrospectiva 2009
O especial tem 50 minutos de duração e as provas são narradas por Luiz Carlos Junior, que também se destacou em seu trabalho durante o mundial.
Veja também uma matéria com a retrospectiva dos feitos de Cesar Cielo.
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Mais um vídeo do recorde!
Relato completo do Prêmio Brasil Olímpico 2009
A natação esteve muito bem representada. Cesar Cielo foi a grande estrela da noite. Desde o início praticamente todas as vezes que sua imagem aparecia na tela o público (foram convidados os voluntários do PAN 2007) fazia um enorme estardalhaço! Quando os apresentadores foram dar o prêmio da modalidade natação pediram que o público gritasse o nome do ganhador. Cesar Cielo, gritou a multidão em uníssono. Outra nadadora da noite que assim como Cesar Cielo também estava concorrendo como melhor atleta 2009 foi Poliana Okimoto. Poliana ganhou a categoria de maratonas aquáticas.
No final de quase 3 horas de transmissão foram anunciados os melhores do ano. Cesar Cielo, sem grandes surpresas foi o grande campeão na categoria masculina. Sua vitória foi arrasadora, obteve 77% dos votos sobre o ginasta Diego Hypólito e Torben Grael. Poliana infelizmente não levou o prêmio que ficou com a judoca Sarah Menezes que obteve a vitória com 46% dos votos, desbancando também Natália Falavigna do taekwondo.
A tônica de todo o Prêmio foi as olimpíadas do Rio 2016. Logo no início do evento foi passado o vídeo de apresentação da cidade que levantou os gritos de todo o público. Aliais, o prêmio este ano foi celebrado no Maracanãzinho, com presença do público, que trouxe bastante dinamismo. Embora os apresentadores tenham se esforçado a produção não foi aquelas coisas. Várias vezes foi possível ver que os próprios apresentadores estavam um pouco perdidos, também outro ponto foram as inúmeras cadeiras vazias.
Mas de tudo é possível dizer que a natação esteve em alta! Não só pelas indicações de Cesar Cielo e Poliana Okimoto, mas também pelo fato de Ricardo Cintra e Brett Hawke, técnicos de Poliana e Cielo respectivamente, terem ganho prêmio como melhores treinadores de 2009. Brett recebeu uma homenagem especial, porém não pode comparecer ao evento. Seu pupilo, no entanto, foi designado para receber a homenagem. No discurso Cielo agradeceu em nome de Brett. Ricardo Cintra por sua vez quebrou o protocolo ao pegar o microfone e fazer os agradecimentos ao lado de Poliana Okimoto, no que foi sem duvida um dos momentos mais bonitos de todo o prêmio. Ricardo, olhando nos olhos de Poliana, agradeceu pela parceira que já dura 7 anos. Cintra também aproveitou para dedicar o prêmio a todos os profissionais da natação do Brasil, técnicos e professores, que tinham feito da natação o esporte do ano.
Outro ponto alto da premiação foi a homenagem para o atleta Joaquim Cruz que recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva das mãos de João Havelange (que também já foi nadador!). Joaquim foi sem dúvida um dos maiores atletas olímpicos da história do Brasil, sendo ele o primeiros bicampeão olímpico brasileiro. Eu confesso que me emocionei nessa hora, pois gente como Joaquim Cruz, humilde e batalhor merecia com certeza essa homenagem.
Infelizmente não tivemos uma dobradinha da natação. Quando o melhor atleta de 2009 estava para ser anunciado a apresentadora pediu que, da mesma forma que havia sido feita quando ele ganhou a categoria natação, o público deveria gritar o nome do ganhador. Não deu outra, gritaram “Cielcesarlio” ou algo do gênero, mas deu para entender que era o nadador. Em seu discurso de agradecimento Cielo fez questão de lembrar de Albertinho, seu técnico no Pinheiros, que também é responsável pela sua formação e treinamento. Cielo disse que ter dois técnicos é algo que tem funcionado e que pretende manter por um bom tempo. Também disse que vai se manter focado para trazer mais medalhas para o Brasil em 2012.
Pessoalmente eu acredito que o páreo era muito duro para Cielo, pois os feitos de Torben Grael, se eu não me engano o maio medalhista olímpico da história do Brasil, foram também muito significativos, assim como os de Diego. No entanto, Cesão tem reconhecimento e hegemonia mundial conquistando o maior posto em seu esporte em 2009. Fora isso Cielo tem carisma e uma grande popularidade, ainda mais esses dias por conta do recorde mundial dos 50m livre. Isso tudo somado deu a Cielo a esmagadora vantagem de 77% dos votos.
Poliana Okimoto também merecia o prêmio por todas as suas vitórias e pelo feito inédito vencendo a Copa do Mundo de maratonas aquáticas. Infelizmente a votação foi feita pelo público e cada pessoa pode votar quantas vezes quisesse. Sarah Menezes, judoca que foi campeã mundial Junior, teve um grande apoio de seu estado na votação e por essa razão foi a grande vencedora.
A votação popular foi alvo de críticas de praticamente todos os finalistas. Poliana disse “Achamos injusta a forma como foi feita a votação, pois abre um precedente muito grande. No ano passado, era pelo CPF, então a pessoa só podia votar uma vez. Está na hora de repensar a maneira como é feita essa votação”.
“Fiquei muito feliz pela indicação, e o que aconteceu hoje não vai apagar o brilho do meu ano. Tive muitas recompensas com a minha conquista e estou muito feliz.”
Cesar Cielo também classificou injusta a votação popular. “Só fiquei meio surpreso pela Sarah ter vencido. Não querendo desmerecer, mas acho que a Poliana teve mais resultados, e eu estava esperando que a gente fosse fazer uma dobradinha da natação. Não acho muito certa essa forma de votação pela internet. Não é a melhor maneira de avaliar o melhor atleta.”
Até mesmo Natalia Falavigna que competia com Poliana e Sarah acreditava que o prêmio seria entregue para a nadadora. “O prêmio está bem representando, mas eu achava que ia ser a Poliana. Ela conseguiu um feito inédito. A votação aberta mobiliza uma cidade inteira, como aconteceu com a Sarah em Teresina, pois mais gente do Brasil participa do evento.”
E Torben Grael, que na minha opinião merecia tanto quanto Cielo o prêmio, disse: “Eu aceito as regras do Prêmio Brasil Olímpico, mas não concordo com muitas coisas, como a votação popular. Primeiro: é uma coisa que não se tem controle. Segundo: as pessoas podem votar quantas vezes quiserem. Terceiro: a gente não está escolhendo o melhor atleta olímpico, a gente está escolhendo o atleta mais popular. Acho que devia ser uma coisa um pouco mais técnica.” Apenas para lembrar, em 2004 Torben foi medalhista de ouro e não ganhou o prêmio que foi para Vanderlei Cordeiro de Lima.
De qualquer forma acredito que Poliana não vai ter seus feitos apagados por não ter ganho um prêmio institucional como foi é o Prêmio Brasil Olímpico. O que ela fez pela natação e pelo Brasil foi com certeza a melhor performance de uma atleta em 2009. Todos sabemos que a votação foi para atleta mais popular e no caso Poliana não teve o mesmo apelo que Sarah, que obteve apoio de todo o seu estado. De qualquer forma não podemos dizer que Sarah não merecia nada, se o prêmio era por popularidade ela foi a que melhor se saiu, muito embora seus feitos, ainda que grandiosos, não tenham sido como os de Poliana.
Fica o parabéns do blog Mundo da Natação para Cielo, bicampeão consecutivo do prêmio, para Poliana Okimoto e Ricardo Cintra e também para os treinadores Brett Hawke e Albertinho. Também lembro de Carolina Bergamaschi, nadadora que foi homenageada como melhor atleta das Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos e também Carolina Bilici, também nadadora, melhor atleta na categoria 13-14 anos.
Veja abaixo o vídeo do nosso presidente Lula chorando ao ver o vídeo de homenagem ao Rio 2016. Nosso presidente é uma figura!
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Natação em alta!
Vamos torcer e votar pela natação do Brasil! A votação ainda está aberta e o evento está sendo transmitido ao vivo pelo Sportv (sinal aberto!) basta clicar aqui.
Quem é melhor Fred Bousquet ou Cesar Cielo?
O Blog Scientific Swimming fez um curto artigo comparando as duas provas. Leia abaixo o que ele disse e mais abaixo assista as duas provas.
"Cesar deu a primeira braçada cerca de 3.3 segundos após o ínicio (o que é um tempo normal). Chegou a marca de 15 metros com 5.25 segundos. Sua velocidade foi de 2.88 m/s (metros por segundo). Isso significa que ele foi .1 m/s mais rápido do que Bousquet em seu antigo recorde de 20:94. (Eu atribuiria essa vantagem aos novos blocos). Cesar fez apenas 33 braçadas em comparação com as 35 de Bousquet. Cesar teve uma distância por braçada de 1.15m enquanto Bousquet teve 1.08m. No total as provas foram muito semelhantes, mas no final a velocidade, que é o importa, foi de Cesar Cielo que se moveu .0003 m por segundo mais rápido." (Adaptei o texto pois, embora o conteúdo seja bom estava bem mal escrito e explicado, ainda assim não ficou muito claro).
Veja as duas provas:
Fred Bousquet e seus 20:94
Cesar Cielo e os 20:91
Melhores fotos esportivas de 2009
Confira as fotos:
Xuxa é eliminado do programa A Fazenda
Veja abaixo o vídeo do momento da eliminação do ex-nadador.
Veja também o que Xuxa falou sobre sua eliminação.
Mais vídeos do dia histórico!
Cielomania!
Hoje de novo no Esporte Espetacular Cesar Cielo e Usain Bolt são as estrelas do primeiro capítulo da retrospectiva esportiva de 2009.
domingo, 20 de dezembro de 2009
Matérias sobre o recorde mundial de Cesar Cielo
Esporte Record News
Matéria do Jornal Nacional
Matéria do Jornal da Globo
Matéria do Globo Esporte deste sábado
Mais do recorde mundial de Cesar Cielo
Mais alguns vídeos da visão da arquibancada do recorde mundial de Cesar Cielo. Realmente foi de arrepiar.
Agora um vídeo das meninas dos Fã Clube do Cesão (link ao lado). Quem é fã sofre, grita e chora... mas demonstra muito amor pelo que gosta.
Duel in the Pool! Dois dias, 8 recordes mundiais!
Eu pude assistir ontem no Sportv o primeiro dia e fiquei muito impressionado com a qualidade da produção do evento. Um ótimo jogo de luzes, piscina muito bem preparada, arquibancadas. Ou seja, um evento que tem um ótimo "tino" comercial para ser transmitido para a televisão que é bem diferente dos campeonatos os quais estamos acostumados a ver.
Algumas ausências foram sentidas, principalmente no caso do combinado europeu, que não teve as suas maiores estrelas.
No primeiro dia nenhuma surpresa e vários recordes mundiais. Nas três primeiras provas os nadadores americanos bateram 3 recordes mundiais. Primeiramente nos revezamentos de medley, Hoelzer, Hardy, Vollmer e Weir com o tempo de 3:47.97. No masculino Thoman, Gangloff, Phelps e Adrian com o tempo de 3:20.71.
Julia Smit também bateu o recorde mundial dos 400 medley com o tempo de 4:21.04. Vale lembrar que a disputa foi em piscina curta!
O americano Tyler Clary ganhou os 400 medley com 4:02.02, não um recorde mundial, somente recorde americano.
A primeira vitória européia veio na prova dos 100m livres feminino. Fran Halsall da Inglaterra fez 51:54. Nathan Adrian ganhou os 100m livres, prova que Michael Phelps também nadou mas chegou em terceiro. Nada mau sendo que ele estava de bermudinha enquanto todos os outros nadadores estavam usando os trajes tecnológicos.
Nos 200m costas outra vitória americana com o tempo de 2:02.72 e no masculino também deu EUA com Matt Grevers, o gigante, com 1:48.74. Peirsol nadou essa prova e chegou na terceira posição.
Nos 200m peiot outro recorde mundial novamente por uma americana. Rebecca Soni que no mundial de Roma travou feio nos últimos metros dessa mesma prova bateu o recorde mundial da australiana Leisel Jones com o tempo de 2:14.57. No masculinho quem ganhou foi Mike Alexandrov.
Nos 100m borbo a segunda vitória do combinado europeu, e no masculino deu Phelps em uma vitória muito apertada! (Veja o vídeo abaixo).
Allison Schmitt ganhou os 400 livre e Peter Vanderkaay também dos EUA. No primeiro dia os EUA lideraram a somatória dos pontos com 89 a 33. No primeiro dia 14 provas, sendo que os EUA ganharam 12.
O segundo dia começou com vitória européia de Rebecca Adlington nos 800m livres. Também outra vitória européia agora de um italiano Federico Colbertaldo com recorde europeu.
Allsin Schmitt ganhou a primeira dos EUA no segundo dia de provas com o tempo de 1:51.67 nos 200m livre. Sem surpresas Peter Vanderkkay levou a versão masculina da prova.
Elizabeth Simmons da Inglaterra levou os 100 costas e Matt Grevers novamente bateu Peirsol na mesma prova. Até o momento nenhum recorde mundial no segundo dia do Duel in the Pool.
Mas eis que chega novamente Rebecca Soni e marca o tempo de 1:02.70, novo recorde mundial da prova. Mike Alexandrox dos EUA ganha os 100m peito.
Mary Mohler, também chamada de Mary Descenza dos EUA ganha os 200m borbo e Michael Phelps perde para Michael Rock da Inglaterra.
Começam então as provas curtas de velocidade. Nos 50m livre feminino novamente Fran Halsall e Nathan Adrian.
Nos 200m medley Julia Smit com recorde mundial. Kukors e Katie Hoff vieram em seguida. No masculino vitória para James Goddard.
No final do evento as provas de revezamento. No 4x100 feminino deu EUA com um segundo de vantagem sobre o combinado Europeu. No masculino adivinha? Recorde mundial para Adrian, Grevers, Weber-Gale e Phelps no tmepode 3:03.30.
O Duel in the Pool, chamado por alguns como Duelinho in the Pool devido a ausência dos nadadores europeus termina com a vitória arrasadora dos EUA por 185 a 78. Um total de 8 recordes mundiais batidos, 11 recordes americanos e 3 recordes europeus. 30 provas sendo 24 vencidas pelos EUA.
O evento sem dúvida é interessante. Foi no final da temporada, muita gente já fora de forma e muita gente ausente. Alguns aproveitaram para tentar bater recordes mundiais ainda com o auxílio dos trajes. Michael Phelps não fez feio, principalmente por estar nadando de bermudinha. Aliais, quem bate dois recordes mundiais não pode dizer que esté "fora de forma". Phelps perdeu sua principal prova os 200m borbo, mas ano que vem sem os trajes é que vamos poder ver como ele realmente estava.
Segue abaixo um vídeo da prova dos 100m borbo. Vitória apertada para Michael Phelps, assim como quase todas as vitórias de Phelps nessa prova.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Imagens do recorde mundial de Cesar Cielo
Vídeo do recorde mundial de Cesar Cielo! 20:91!
CARACAS! RECORDE MUNDIAL! CEsão nadou apra 20:91!!!
Sabe o que é melhor (ou pir, dependendo do ponto de vista) o recorde mundial do Cesão, tanto esse dos 50m livres quanto o dos 100m livres vai durar muito tempo! Ano que vem os trajes tecnológicos serão banidos e para chegar de novo nesses tempos vai ser difícil, para não falar quase impossível!
Boa Cesão! Alegrou um dia chato de trabalho!
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Quase recorde mundial! Vídeo de Cesar Cielo e seus 21:02
Cesão tá nadando muito! Tem que aproveitar amanhã, último dia para ele tentar esse recorde mundial. Ninguém sabe ao certo como vai ser o ano de 2010 sem os trajes tecnológicos, mas uma coisa é certa, para nadar abaixo de 21seg vai ter que ser super-homem. Se não for amanhã pode não ser nunca mais. Vamos Cesão! Cai na água e destroi tudo! Estamos na torcida...
Veja abaixo o primeiro vídeo postado na internet dos 21:02 feitos agora há pouco.
Cesar Cielo fora da final dos 100m livres!
Uma pena pois Cesão estava muito bem. Faltou pouco para esse recorde dos 100m livres. Acredito que Cielo ficou de fora para realmente tentar o 50m livre. Em Roma após os 100 ele ficou um bom tempo para fazer o teste anti-doping e isso prejudicou um pouco a prova dos 50m que foi no dia seguinte. Vai ver que ele ficou com medo que isso acontecesse de novo. De qualquer forma o torneiro perde um pouco da graça, mas não toda. Ainda hoje vão acontecer várias boas provas.
O Torneiro Open é a última competição do ano que serão permitidos os trajes tecnologicos aqui no Brasil. Em 2010 a FINA determinou somente bermuda e maios até o joelho para as mulheres. Trajes "emborrachados" estão proibidos.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
DETONOU!
Cesar Cielo simplesmente detonou nas eliminatórias do Open. O tempo dele? Nada mais do que 47:13, a quinta melhor marca do mundo. Cesão chegou perto do seu melhor, os 46:91 que fez em Roma. Se apertar um pouquinho amanhã é recorde mundial!
Até o momento Cesar Cielo é o detentor de 3 das 5 melhores marcas do mundo. Hoje ficou apenas um centésimo atrás dos 47:12 de Alain Bernard, tempo que deu a prata para o francês em Roma.
Vai que o recorde é teu Cesão!
É hoje!
Tem bastante gente falando em recorde mundial de Cesar Cielo, Felipe França e até Guilherme Guido. Depois do que o Cesão fez em Roma eu não duvido nada. Bem que ele podia bater a marca do Bousquet nos 50m livre e se tornar recordista dos 50m e 100m livre. Com certeza esses recordes do Cesão vão durar uns quantos anos, uns 20 mais ou menos he he...
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Libby Trickett anuncia aposentatoria!
Lisbeth Lenton Trickett tem apenas 24 anos, mas com um currículo invejável. Nada mais do que 6 medalhas olímpicas, sendo 3 ouros, além de 8 títulos mundiais em piscina longa.
Libby já havia anunciado que daria um tempo das piscinas, porém em setembro deste ano anunciou que tomaria a decisão final de aposentaria em dezembro. Ela se retira da natação, mas pretende continuar perto das piscinas, mas agora como jornalista.
O novo Mundo da Natação!
O site Mundo da Natação está quase pronto. Estou fazendo os últimos ajustes para em 2010 começar um projeto sério para a natação brasileira. Fiz ajustes em meu atual contrato de trabalho e pretendo dedicar horas diárias para atualizar o site e este blog. Tenho vários planos na cabeça, mas o principal é que vou começar a profissionalizar este blog e dedicar tempo a ele.
Em tempo, o site Mundo da Natação ficou melhor do que o esperado. Estou gerando conteúdo e tenho certeza que vai ser uma ótima opção para nadadores, treinadores e interessados em natação.