domingo, 20 de dezembro de 2009

Duel in the Pool! Dois dias, 8 recordes mundiais!

Aconteceu ontem e hoje em Manchester o Duel in The Pool. O evento é uam espécie de disputa entre nadadores de dois países, ou no caso desta edição entre nadadores dos EUA contra um combinado europeu que tinha nadadores da Alemanha, Itália e Inglaterra.

Eu pude assistir ontem no Sportv o primeiro dia e fiquei muito impressionado com a qualidade da produção do evento. Um ótimo jogo de luzes, piscina muito bem preparada, arquibancadas. Ou seja, um evento que tem um ótimo "tino" comercial para ser transmitido para a televisão que é bem diferente dos campeonatos os quais estamos acostumados a ver.

Algumas ausências foram sentidas, principalmente no caso do combinado europeu, que não teve as suas maiores estrelas.

No primeiro dia nenhuma surpresa e vários recordes mundiais. Nas três primeiras provas os nadadores americanos bateram 3 recordes mundiais. Primeiramente nos revezamentos de medley, Hoelzer, Hardy, Vollmer e Weir com o tempo de 3:47.97. No masculino Thoman, Gangloff, Phelps e Adrian com o tempo de 3:20.71.

Julia Smit também bateu o recorde mundial dos 400 medley com o tempo de 4:21.04. Vale lembrar que a disputa foi em piscina curta!

O americano Tyler Clary ganhou os 400 medley com 4:02.02, não um recorde mundial, somente recorde americano.

A primeira vitória européia veio na prova dos 100m livres feminino. Fran Halsall da Inglaterra fez 51:54. Nathan Adrian ganhou os 100m livres, prova que Michael Phelps também nadou mas chegou em terceiro. Nada mau sendo que ele estava de bermudinha enquanto todos os outros nadadores estavam usando os trajes tecnológicos.

Nos 200m costas outra vitória americana com o tempo de 2:02.72 e no masculino também deu EUA com Matt Grevers, o gigante, com 1:48.74. Peirsol nadou essa prova e chegou na terceira posição.

Nos 200m peiot outro recorde mundial novamente por uma americana. Rebecca Soni que no mundial de Roma travou feio nos últimos metros dessa mesma prova bateu o recorde mundial da australiana Leisel Jones com o tempo de 2:14.57. No masculinho quem ganhou foi Mike Alexandrov.

Nos 100m borbo a segunda vitória do combinado europeu, e no masculino deu Phelps em uma vitória muito apertada! (Veja o vídeo abaixo).

Allison Schmitt ganhou os 400 livre e Peter Vanderkaay também dos EUA. No primeiro dia os EUA lideraram a somatória dos pontos com 89 a 33. No primeiro dia 14 provas, sendo que os EUA ganharam 12.

O segundo dia começou com vitória européia de Rebecca Adlington nos 800m livres. Também outra vitória européia agora de um italiano Federico Colbertaldo com recorde europeu.

Allsin Schmitt ganhou a primeira dos EUA no segundo dia de provas com o tempo de 1:51.67 nos 200m livre. Sem surpresas Peter Vanderkkay levou a versão masculina da prova.

Elizabeth Simmons da Inglaterra levou os 100 costas e Matt Grevers novamente bateu Peirsol na mesma prova. Até o momento nenhum recorde mundial no segundo dia do Duel in the Pool.

Mas eis que chega novamente Rebecca Soni e marca o tempo de 1:02.70, novo recorde mundial da prova. Mike Alexandrox dos EUA ganha os 100m peito.

Mary Mohler, também chamada de Mary Descenza dos EUA ganha os 200m borbo e Michael Phelps perde para Michael Rock da Inglaterra.

Começam então as provas curtas de velocidade. Nos 50m livre feminino novamente Fran Halsall e Nathan Adrian.

Nos 200m medley Julia Smit com recorde mundial. Kukors e Katie Hoff vieram em seguida. No masculino vitória para James Goddard.

No final do evento as provas de revezamento. No 4x100 feminino deu EUA com um segundo de vantagem sobre o combinado Europeu. No masculino adivinha? Recorde mundial para Adrian, Grevers, Weber-Gale e Phelps no tmepode 3:03.30.

O Duel in the Pool, chamado por alguns como Duelinho in the Pool devido a ausência dos nadadores europeus termina com a vitória arrasadora dos EUA por 185 a 78. Um total de 8 recordes mundiais batidos, 11 recordes americanos e 3 recordes europeus. 30 provas sendo 24 vencidas pelos EUA.

O evento sem dúvida é interessante. Foi no final da temporada, muita gente já fora de forma e muita gente ausente. Alguns aproveitaram para tentar bater recordes mundiais ainda com o auxílio dos trajes. Michael Phelps não fez feio, principalmente por estar nadando de bermudinha. Aliais, quem bate dois recordes mundiais não pode dizer que esté "fora de forma". Phelps perdeu sua principal prova os 200m borbo, mas ano que vem sem os trajes é que vamos poder ver como ele realmente estava.

Segue abaixo um vídeo da prova dos 100m borbo. Vitória apertada para Michael Phelps, assim como quase todas as vitórias de Phelps nessa prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário