terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Relato completo do Prêmio Brasil Olímpico 2009

Aconteceu ontem o Prêmio Brasil Olímpico que consagrou aqueles que foram os melhores atletas em modalidades olímpicas do Brasil no ano de 2009. Cada modalidade teve um atleta escolhido e três atletas, tanto no masculino como no feminino, concorreram como melhor atleta do ano.

A natação esteve muito bem representada. Cesar Cielo foi a grande estrela da noite. Desde o início praticamente todas as vezes que sua imagem aparecia na tela o público (foram convidados os voluntários do PAN 2007) fazia um enorme estardalhaço! Quando os apresentadores foram dar o prêmio da modalidade natação pediram que o público gritasse o nome do ganhador. Cesar Cielo, gritou a multidão em uníssono. Outra nadadora da noite que assim como Cesar Cielo também estava concorrendo como melhor atleta 2009 foi Poliana Okimoto. Poliana ganhou a categoria de maratonas aquáticas.

No final de quase 3 horas de transmissão foram anunciados os melhores do ano. Cesar Cielo, sem grandes surpresas foi o grande campeão na categoria masculina. Sua vitória foi arrasadora, obteve 77% dos votos sobre o ginasta Diego Hypólito e Torben Grael. Poliana infelizmente não levou o prêmio que ficou com a judoca Sarah Menezes que obteve a vitória com 46% dos votos, desbancando também Natália Falavigna do taekwondo.
A tônica de todo o Prêmio foi as olimpíadas do Rio 2016. Logo no início do evento foi passado o vídeo de apresentação da cidade que levantou os gritos de todo o público. Aliais, o prêmio este ano foi celebrado no Maracanãzinho, com presença do público, que trouxe bastante dinamismo. Embora os apresentadores tenham se esforçado a produção não foi aquelas coisas. Várias vezes foi possível ver que os próprios apresentadores estavam um pouco perdidos, também outro ponto foram as inúmeras cadeiras vazias.

Mas de tudo é possível dizer que a natação esteve em alta! Não só pelas indicações de Cesar Cielo e Poliana Okimoto, mas também pelo fato de Ricardo Cintra e Brett Hawke, técnicos de Poliana e Cielo respectivamente, terem ganho prêmio como melhores treinadores de 2009. Brett recebeu uma homenagem especial, porém não pode comparecer ao evento. Seu pupilo, no entanto, foi designado para receber a homenagem. No discurso Cielo agradeceu em nome de Brett. Ricardo Cintra por sua vez quebrou o protocolo ao pegar o microfone e fazer os agradecimentos ao lado de Poliana Okimoto, no que foi sem duvida um dos momentos mais bonitos de todo o prêmio. Ricardo, olhando nos olhos de Poliana, agradeceu pela parceira que já dura 7 anos. Cintra também aproveitou para dedicar o prêmio a todos os profissionais da natação do Brasil, técnicos e professores, que tinham feito da natação o esporte do ano.
Outro ponto alto da premiação foi a homenagem para o atleta Joaquim Cruz que recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva das mãos de João Havelange (que também já foi nadador!). Joaquim foi sem dúvida um dos maiores atletas olímpicos da história do Brasil, sendo ele o primeiros bicampeão olímpico brasileiro. Eu confesso que me emocionei nessa hora, pois gente como Joaquim Cruz, humilde e batalhor merecia com certeza essa homenagem.
O presidente Lula também roubou a cena ao fazer o seu discurso. No início Lula pegou um calhamaço de folhas de papel e disse que seria sucinto e não iria ler tudo aquilo. No final das contas acabou demorando mais até do que se tivesse lido. Lula contou com detalhes e com uma capacidade de oratória (ainda que com deslizes no português formal) toda a trajetória da delegação brasileira até que a cidade do Rio de Janeiro fosse divulgada como sede das olimpíadas de 2016. Lula tem o dom da oratória e mesmo tendo feito um discurso tão longo conseguiu manter a atenção de todos.
Infelizmente não tivemos uma dobradinha da natação. Quando o melhor atleta de 2009 estava para ser anunciado a apresentadora pediu que, da mesma forma que havia sido feita quando ele ganhou a categoria natação, o público deveria gritar o nome do ganhador. Não deu outra, gritaram “Cielcesarlio” ou algo do gênero, mas deu para entender que era o nadador. Em seu discurso de agradecimento Cielo fez questão de lembrar de Albertinho, seu técnico no Pinheiros, que também é responsável pela sua formação e treinamento. Cielo disse que ter dois técnicos é algo que tem funcionado e que pretende manter por um bom tempo. Também disse que vai se manter focado para trazer mais medalhas para o Brasil em 2012.

Pessoalmente eu acredito que o páreo era muito duro para Cielo, pois os feitos de Torben Grael, se eu não me engano o maio medalhista olímpico da história do Brasil, foram também muito significativos, assim como os de Diego. No entanto, Cesão tem reconhecimento e hegemonia mundial conquistando o maior posto em seu esporte em 2009. Fora isso Cielo tem carisma e uma grande popularidade, ainda mais esses dias por conta do recorde mundial dos 50m livre. Isso tudo somado deu a Cielo a esmagadora vantagem de 77% dos votos.

Poliana Okimoto também merecia o prêmio por todas as suas vitórias e pelo feito inédito vencendo a Copa do Mundo de maratonas aquáticas. Infelizmente a votação foi feita pelo público e cada pessoa pode votar quantas vezes quisesse. Sarah Menezes, judoca que foi campeã mundial Junior, teve um grande apoio de seu estado na votação e por essa razão foi a grande vencedora.

A votação popular foi alvo de críticas de praticamente todos os finalistas. Poliana disse “Achamos injusta a forma como foi feita a votação, pois abre um precedente muito grande. No ano passado, era pelo CPF, então a pessoa só podia votar uma vez. Está na hora de repensar a maneira como é feita essa votação”.

“Fiquei muito feliz pela indicação, e o que aconteceu hoje não vai apagar o brilho do meu ano. Tive muitas recompensas com a minha conquista e estou muito feliz.”
Cesar Cielo também classificou injusta a votação popular. “Só fiquei meio surpreso pela Sarah ter vencido. Não querendo desmerecer, mas acho que a Poliana teve mais resultados, e eu estava esperando que a gente fosse fazer uma dobradinha da natação. Não acho muito certa essa forma de votação pela internet. Não é a melhor maneira de avaliar o melhor atleta.”

Até mesmo Natalia Falavigna que competia com Poliana e Sarah acreditava que o prêmio seria entregue para a nadadora. “O prêmio está bem representando, mas eu achava que ia ser a Poliana. Ela conseguiu um feito inédito. A votação aberta mobiliza uma cidade inteira, como aconteceu com a Sarah em Teresina, pois mais gente do Brasil participa do evento.”

E Torben Grael, que na minha opinião merecia tanto quanto Cielo o prêmio, disse: “Eu aceito as regras do Prêmio Brasil Olímpico, mas não concordo com muitas coisas, como a votação popular. Primeiro: é uma coisa que não se tem controle. Segundo: as pessoas podem votar quantas vezes quiserem. Terceiro: a gente não está escolhendo o melhor atleta olímpico, a gente está escolhendo o atleta mais popular. Acho que devia ser uma coisa um pouco mais técnica.” Apenas para lembrar, em 2004 Torben foi medalhista de ouro e não ganhou o prêmio que foi para Vanderlei Cordeiro de Lima.

De qualquer forma acredito que Poliana não vai ter seus feitos apagados por não ter ganho um prêmio institucional como foi é o Prêmio Brasil Olímpico. O que ela fez pela natação e pelo Brasil foi com certeza a melhor performance de uma atleta em 2009. Todos sabemos que a votação foi para atleta mais popular e no caso Poliana não teve o mesmo apelo que Sarah, que obteve apoio de todo o seu estado. De qualquer forma não podemos dizer que Sarah não merecia nada, se o prêmio era por popularidade ela foi a que melhor se saiu, muito embora seus feitos, ainda que grandiosos, não tenham sido como os de Poliana.

Fica o parabéns do blog Mundo da Natação para Cielo, bicampeão consecutivo do prêmio, para Poliana Okimoto e Ricardo Cintra e também para os treinadores Brett Hawke e Albertinho. Também lembro de Carolina Bergamaschi, nadadora que foi homenageada como melhor atleta das Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos e também Carolina Bilici, também nadadora, melhor atleta na categoria 13-14 anos.
Veja abaixo o vídeo do nosso presidente Lula chorando ao ver o vídeo de homenagem ao Rio 2016. Nosso presidente é uma figura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário