A natação esteve muito bem representada. Cesar Cielo foi a grande estrela da noite. Desde o início praticamente todas as vezes que sua imagem aparecia na tela o público (foram convidados os voluntários do PAN 2007) fazia um enorme estardalhaço! Quando os apresentadores foram dar o prêmio da modalidade natação pediram que o público gritasse o nome do ganhador. Cesar Cielo, gritou a multidão em uníssono. Outra nadadora da noite que assim como Cesar Cielo também estava concorrendo como melhor atleta 2009 foi Poliana Okimoto. Poliana ganhou a categoria de maratonas aquáticas.


Mas de tudo é possível dizer que a natação esteve em alta! Não só pelas indicações de Cesar Cielo e Poliana Okimoto, mas também pelo fato de Ricardo Cintra e Brett Hawke, técnicos de Poliana e Cielo respectivamente, terem ganho prêmio como melhores treinadores de 2009. Brett recebeu uma homenagem especial, porém não pode comparecer ao evento. Seu pupilo, no entanto, foi designado para receber a homenagem. No discurso Cielo agradeceu em nome de Brett. Ricardo Cintra por sua vez quebrou o protocolo ao pegar o microfone e fazer os agradecimentos ao lado de Poliana Okimoto, no que foi sem duvida um dos momentos mais bonitos de todo o prêmio. Ricardo, olhando nos olhos de Poliana, agradeceu pela parceira que já dura 7 anos. Cintra também aproveitou para dedicar o prêmio a todos os profissionais da natação do Brasil, técnicos e professores, que tinham feito da natação o esporte do ano.




Pessoalmente eu acredito que o páreo era muito duro para Cielo, pois os feitos de Torben Grael, se eu não me engano o maio medalhista olímpico da história do Brasil, foram também muito significativos, assim como os de Diego. No entanto, Cesão tem reconhecimento e hegemonia mundial conquistando o maior posto em seu esporte em 2009. Fora isso Cielo tem carisma e uma grande popularidade, ainda mais esses dias por conta do recorde mundial dos 50m livre. Isso tudo somado deu a Cielo a esmagadora vantagem de 77% dos votos.
Poliana Okimoto também merecia o prêmio por todas as suas vitórias e pelo feito inédito vencendo a Copa do Mundo de maratonas aquáticas. Infelizmente a votação foi feita pelo público e cada pessoa pode votar quantas vezes quisesse. Sarah Menezes, judoca que foi campeã mundial Junior, teve um grande apoio de seu estado na votação e por essa razão foi a grande vencedora.
A votação popular foi alvo de críticas de praticamente todos os finalistas. Poliana disse “Achamos injusta a forma como foi feita a votação, pois abre um precedente muito grande. No ano passado, era pelo CPF, então a pessoa só podia votar uma vez. Está na hora de repensar a maneira como é feita essa votação”.
“Fiquei muito feliz pela indicação, e o que aconteceu hoje não vai apagar o brilho do meu ano. Tive muitas recompensas com a minha conquista e estou muito feliz.”
Cesar Cielo também classificou injusta a votação popular. “Só fiquei meio surpreso pela Sarah ter vencido. Não querendo desmerecer, mas acho que a Poliana teve mais resultados, e eu estava esperando que a gente fosse fazer uma dobradinha da natação. Não acho muito certa essa forma de votação pela internet. Não é a melhor maneira de avaliar o melhor atleta.”
Até mesmo Natalia Falavigna que competia com Poliana e Sarah acreditava que o prêmio seria entregue para a nadadora. “O prêmio está bem representando, mas eu achava que ia ser a Poliana. Ela conseguiu um feito inédito. A votação aberta mobiliza uma cidade inteira, como aconteceu com a Sarah em Teresina, pois mais gente do Brasil participa do evento.”
E Torben Grael, que na minha opinião merecia tanto quanto Cielo o prêmio, disse: “Eu aceito as regras do Prêmio Brasil Olímpico, mas não concordo com muitas coisas, como a votação popular. Primeiro: é uma coisa que não se tem controle. Segundo: as pessoas podem votar quantas vezes quiserem. Terceiro: a gente não está escolhendo o melhor atleta olímpico, a gente está escolhendo o atleta mais popular. Acho que devia ser uma coisa um pouco mais técnica.” Apenas para lembrar, em 2004 Torben foi medalhista de ouro e não ganhou o prêmio que foi para Vanderlei Cordeiro de Lima.
De qualquer forma acredito que Poliana não vai ter seus feitos apagados por não ter ganho um prêmio institucional como foi é o Prêmio Brasil Olímpico. O que ela fez pela natação e pelo Brasil foi com certeza a melhor performance de uma atleta em 2009. Todos sabemos que a votação foi para atleta mais popular e no caso Poliana não teve o mesmo apelo que Sarah, que obteve apoio de todo o seu estado. De qualquer forma não podemos dizer que Sarah não merecia nada, se o prêmio era por popularidade ela foi a que melhor se saiu, muito embora seus feitos, ainda que grandiosos, não tenham sido como os de Poliana.
Fica o parabéns do blog Mundo da Natação para Cielo, bicampeão consecutivo do prêmio, para Poliana Okimoto e Ricardo Cintra e também para os treinadores Brett Hawke e Albertinho. Também lembro de Carolina Bergamaschi, nadadora que foi homenageada como melhor atleta das Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos e também Carolina Bilici, também nadadora, melhor atleta na categoria 13-14 anos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário