segunda-feira, 30 de março de 2009

Tchibum! Gustavo Borges lança livro infantil!

O nadador Gustavo Borges lançou no último dia 28 o livro Tchibum! É o primeiro livro infantil do nadador. O tema é a natação e a prazerosa experiência de nadar. Também serve para ensinar crianças a darem suas primeiras braçadas.
O pequeno livro também apresenta fundamentos básicos do esporte, como flutuação e imersão.

Esse é o segundo livro de Gustavo Borges. O primeiro chama Lições da Água e conta um pouco da história do nadador, sua experiência nos EUA e também sua preparação olímpica. Esse livro já está esgotado há algum tempo. Eu mesmo tive que encomendar pelo site http://www.estantevirtual.com.br/ um exemplar. Para quem não conhece o Estante Virtual é um site brasileiro que coloca livros dos principais sebos do país.


Eu tenho o livro aqui e caso uma dia consiga uma autorização até posso colocá-lo para download.

Assim que encontrar em alguma livraria vou comprar o Thibum! Assim já deixo guardado para quando meus filhos nascerem he he...
Na foto a bonita família Borges! Foto chupinhada do blog do Coach.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Sul-Americano Juvenil - 2 ouros para o Brasil até agora

O campeonato Sul Americano Juvenil de natação que acontece em Mar del Plata já começou e o Brasil já tem dois ouros. Duas vitórias de Ana Marcela a primeira nos 5 Km e a última nos 10 Km. Com esses dois ouros o Brasil lidera o quadro de medalhas.

Vale lembrar que o campeonta não é apenas de natação, mas também de saltos, waterpolo e nado sincronizado.

O site Bestswimming está realizando uma cobertura diretamente de Mar del Plata. O jornalista Guilherme Freitas já começou a enviar notícias a respeito da piscina e do início das competições de piscina.

Quem quiser acompanhar o campeonato pode ficar de olho no site http://www.bestswimming.com.br/ ou então no site oficial do campeonato http://www.sudamericano09.com/

O blog Mundo da Natação deseja toda sorte do mundo para os jovens nadadores brasileiros que vão representar a nossa natação.


Ana Marcela ganha ouro na prova dos 10 Km.

Crédito da foto: Best Swimming

quarta-feira, 25 de março de 2009

Thiago Pereira na Travessia dos Fortes



Saiu no site da CBDA.

Em menos de uma semana, encerraram-se as inscrições da Travessia dos Fortes 2009. A competição que reunirá 2.500 participantes em Copacabana no próximo dia 5/04 é um exemplo de democracia, pois contará com pessoas de diversas faixas etárias, profissões e atividades unidas pelo esporte.

Além dos grandes nomes da modalidade como Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto, Luiz Lima e Allan do Carmo, enfrentarão os 3,8 quilômetros da prova nomes tão diferentes como o finalista olímpico e campeão pan-americano Thiago Pereira e Hélio de La Peña, do humorístico Casseta e Planeta Urgente. Thiago está animado com a nova experiência.

- Será a primeira vez que vou competir no mar. Já participei de uma maratona, mas foi numa lagoa aqui em Minas. Na verdade, nunca participei porque a data não batia com o meu calendário. A Travessia era sempre muito próxima de competições importantes ou pegava o meio de uma preparação, este ano ela ficou bem posicionada para mim e aí, conversando com meu técnico (Fernando Vanzela) perguntei se podia e ele topou. Nem sei o que vou conseguir fazer na prova! Mas estou bem empolgado – explicou.

Já Hélio de la Peña se mostrou um praticante disciplinado e com alguma experiência em maratonas. Para não perder o humor, ele está inscrito pelas ‘Organizações Tabajara’ e, assim como Thiago, teve o cuidado de consultar seu técnico.

- Nado regularmente, duas a três vezes por semana, há dois anos no Clube Federal, no Leblon. Sempre achei impossível me meter nisso, mas quando passei a nadar com regularidade, decidi estabelecer uma meta pra provocar uma motivação. Então conversei com meu professor pra saber se podia ter como meta a Travessia dos Fortes. Iniciamos um programa, que incluía uma aula semanal no mar. Em dezembro de 2008 fiz minhas primeiras travessias. Uma promovida pelo Clube Guanabara, no posto 6 (dois mil metros) e a Travessia Feliz Ano Novo (2.500m) também em Copacabana – contou.

Premiação atraente – Além do desafio de enfrentar as ondas cariocas, a prova oferece prêmios em dinheiro para os cinco primeiros colocados no masculino e no feminino. Os vencedores ganharão 10 mil reais, os vice-campeões, cinco mil e os terceiros colocados 3.500 reais cada. O quarto e o quinto lugar ficarão com três mil e 2.500 cada um.

A prova contará com todos os atletas classificados para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Roma, Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto, Isabelle Longo, Allan do Carmo, Marcelo Romaneli e Luiz Lima.

A organização pede atenção com os horário de concentração e largada e também para as datas de retirada dos kits do participante. Qualquer dúvida é só ler o regulamento no site da competição – www.travessiadosfortes.com.br .
A Travessia dos Fortes 2009 terá transmissão ao vivo da Rede Globo e apoiará a candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Travessia dos Fortes 2009 – Datas Importantes

kits com as toucas - 2 a 4 de abril, no Forte do Leme.
Concentração da prova (5/04) - 7h40, no Forte de Copacabana.
Largada Feminina - 9h40
Largada Masculina -10h25

Fonte: http://www.cbda.org.br/materia.php?mat_id=10286

terça-feira, 24 de março de 2009

Luiz Lima na Clínica de Natação - vídeo



O Luiz Lima atendeu ao meu pedido e fez um video para os leitores deste blog. Aproveito novamente para agraedecer sua disponibilidade e desejo todo o sucesso na Travessia dos Fortes. Com certeza vou ficar torcendo para mais uma vitória deste que é sem dúvida um dos principais nomes da história da natação de fundo do Brasil.

Aliais, quem quiser saber mais do Luiz Lima não deixe de entrar no site:

http://www.luizlima.com.br

Primeira Clínica de Natação em Águas Abertas de Curitiba





No último sábado fui na Clínica de Natação do Luiz Lima e de seu técnico Daniel Wolokita que aconteceu na academia Gustavo Borges em Curitiba. Conversei rapidamente com o Luiz Lima após a clínica e deu para perceber que ele é um cara muito bacana, super humilde e atencioso. Em todos os momentos teve a preocupação de atender a todos, tirar fotos, gravar vídeos, etc.

A clínica em si foi bem completa. Confesso que não conheço muito do tema "águas abertas", mas é uma modalidade apaixonante. Coloco o termo Águas Abertas pois foi assim que o próprio Luiz Lima se dirigiu à modalidade em razão de ser assim que a FINA determina.

A clínica foi divida em 4 partes, sendo duas exposições e duas práticas na piscina. Na parte da manhã o treinador Daniel Wolokita falou bastante sobre Maratonas aquáticas. O que mais me chamou atenção foi a tal da "velocidade crítica". Um conceito bem interessante. Ainda de manhã tivemos uma parte na piscina. Não participei, porém todos puderam nadar algumas "provas" para fazer a medição da tal velocidade crítica.

Na parte da tarde o próprio Luiz Lima fez sua apresentação. Ele tratou tanto de sua experiência nas edições da Travessia dos Fortes como também da sua aventura em nadar do Leme à Pontal no rio de Janeiro. Mostrou vídeos bem interessantes com técnicas para nadar em águas abertas de forma competitiva. Em seguida uma nova parte na piscina onde aqueles que já haviam averiguado sua velocidade crítica de manhã puderam continuar fazendo os testes. Logo em seguida o Luiz Lima pulou na piscina novamente (na parte da manhã ele não participou da palestra pois estava treinando) e passou algumas técnicas de como fazer a passagem da bóia e como se livrar das inevitáveis "pancadas" dentro da água.

Posso dizer que foi uma experiência muito bacana para mim. Nunca havia participado de uma clínica ou nada parecido. Foi interessante conhecer bastante gente do meio que assim como eu são apaixonados pela natação. Também quero parabenizar a Academia Gustavo Borges pela organização. Mesmo em um local improvisado tudo correu bem, sem contar os 489 coffebreaks que tivemos, que estavam todos uma delícia.

Assim que puder vou colocar alguns vídeos que fiz.

Nadadores que devemos conhecer! Parte 1.3 - Garrett Weber-Gale

Para finalizar a série de posts sobre o GWG vou falar um pouco de algo que os nadadores olímpicos norte-americanos tem feito bastante. Associar seu nome à uma marca. O pai de Garrett trabalha com comunicação/publicidade, talvez essa seja uma das razões porque ele possui tantas ferramentas para trabalhar sua imagem. Tá certo que ele não é tão famoso como Michael Phelps e outros diversos nadadores, mas seu trato publicitário é de se elogiar. Começo com o seu site oficial. Muito bem desenvolvido, com diversos links para vídeos de seus principais feitos nas piscinas e também na cozinha. Segue abaixo um print de sua página inicial.
O endereço é: http://gwgswims.com/


Dá para ver no site que o Garrett tem um "lema". No inglês ele escreve: Train hard, Eat Right, Swim Fast. O que significa Treine forte, coma direito e nade rápido. Com isso podemos ver que ele está associando sua imagem à coisas positivas, como por exemplo boa alimentação. Isso o torna um produto vendável uma vez que possui um foco bem direcionado. Outros nadadores também fazem a mesma coisa associando seu nome à entidades e causas que sejam relacionadas com seus interesses.

Além do site oficial outra ferramente que GWG utiliza com muita frequência e melhor que qualquer outro nadador de ponta é o seu blog. Ele atualiza várias vezes por semana, sempre coloca fotos. O rapaz escreve em inglês, é claro, mas nada muito difícil de entender. Recomendo imensamente: http://garrettwebergale.blogspot.com/


Também lembro que Garrett possui diversos produtos com sua marca. Sempre focando seu nicho de mercado: nadadores e pessoas interessadas em alimentação saudável. Ele possui camisetas com seu lema, e na mesma esteira de Michael Phelps, Ian Crocker, Ryan L, ele fez um vídeo com técnicas de natação. Eu nunca vi e não sei dizer se é bom, porém tem na internet para comprar. O endereço é: https://shop.swimroom.com/shop/product.php?productid=42&cat=0&page=1&featured

Por fim, o Garrett é ótimo exemplo de um nadador que está construindo seu espaço com um foco bem definido e com um trabalho de marketing impecável. Provavelmente se ele conseguir bons resultados em Roma e mantiver seu desempenho até Londres 2012 ele vai conseguir juntar um ótimo pé de meia para sua aposentadoria.

Nadadores que devemos conhecer! Parte 1.2 - Garrett Weber-Gale

Passei um bom tempo sem poder atualizar o blog. Os dias tem sido bem corridos. Mas continuando minha série de posts sobre o Garrett, seguem alguns vídeos dele cozinhando.

Como já disse, pelo fato dele ter problemas de pressão alta ele acabou se tornando um fã da boa gastronomia. Esses tempos ele postou em seu blog que o melhor churrasco do mundo era americano. Logicamente que tiver que responder e contar do nosso churrasco gaúcho. De qualquer forma é bem bacana conhecer um pouco de outros hobbys dos nadadores.

Na receita abaixo GWG está cozinhando Salmão defumado!

domingo, 15 de março de 2009

Nadadores que devemos conhecer! Parte 1.1 - Garrett Weber-Gale




Vamos conhecer um pouco da vida do Garrett Weber-Gale. Todas as informações foram traduzidas do seu site oficial.

Pais:
Eu tenho dois pais maravilhosos. Meu pai se chama Mark Gale e minha mãe Diane Weber. Mark é sócio em uma empresa de publicidade e propaganda. Minha mãe ficou em casa com minha irmã e eu. Quando nos tornamos jovens ela começou a trabalhar como vendedora. Meus pais sempre me apoiaram muito no que eu decidisse fazer da minha vida.

Irmã:
Eu tenho uma irmã mais velha chamada Hillary. Ela é uma talentosa artista/designer. Ela se graduou em Rhode Island School of Design, uma escola de arte renomada mundialmente. Atualmente ela trabalhar como fashion designer em Nova York trabalhando na área de vestimentas femininas da J Crew.

Educação:
Eu me graduei na universidade do Texas em maio de 2008. Eu tive um tempo maravilhoso e não poderia ter ido à universidade em nenhum outro lugar. Texas é sem dúvida onde eu cresci como pessoa através da minha família, técnicos e companheiros de treino. Eu me graduei em Comunicação empresarial e também tenho um certificado em Fundamentos de negócios.

Atleta na cozinha:
Eu amo cozinhas e comer comidas saudáveis que também possuem um sabor delicioso. É uma das chaves do meu sucesso. Meu objetivo é ajudar outros a descobrir como existem diversos sabores enquanto se mantém uma dieta saudável. No futuro eu pretendo usar meu interesse nos assuntos relacionados à comida e abrir meu próprio negócio.

Na piscina:
Eu quero sempre me nadar mais rápido, aprender mais sobre natação e sobre eu mesmo e ajudar as pessoas ao meu redor à conseguir seus objetivos e sonhos. Eu tenho tido uma grande oportunidade de treinar sob a orientação de Eddie Reese and Kris Kubik. Meu pai sempre me disse para confiar em e confiar no meu nado. Eu tenho feitos ambos e tenho melhorado a cada ano. Eu realmente não tenho idéia de onde a natação vai me levar, mas eu estou aproveitando as pessoas com que eu posso me relacionar e as experiências que tenho tido.



Nadadores que devemos conhecer! Parte 1 - Garrett Weber-Gale


Hoje começo a série "Nadadores que devemos conhecer" e o primeiro nadador do qual eu gostaria de falar um pouco é um atleta não muito badalado nas competições e na mídia.

O nome dele é Garrett Weber-Gale. Quem lembra daquele revezamento 4x100 livre em Pequim provavelmente deve ter visto o Garrett na televisão, porém sem saber direito quem ele era. Ele foi o segundo a pular na piscina, logo após o Michael Phelps. Ele geralmente nada as provas de 50 e 100 livre, porém as vezes também se arrisca no 200m.

O bacana desse nadador, no entanto, não é somente o fato dele ser um atleta de nível olímpico. Aliais, ele tem duas medalhas de ouro, ambas em revezamento. Uma delas naquele histórico 4x100m livre com Phelps, Lesak e cia, e também no 4x100medley também em Pequim. O mais impressionante é que o Garrett é um atleta com problemas crônicos de pressão alta. Isso mesmo, um atleta de alto nível com apenas 23 anos e pressão, às vezes muito alta! Segundo o próprio Garrett os médicos chegaram certas vezes a dizer que ele não poderia competir, sequer treinar, sob o risco de ter um ataque cardíaco ou outro problema.

Para contornar essa situação Garrett adotou uma política muito interessante. Ele resolveu se dedicar melhor à sua alimentação. Ou seja, fazer um tipo de dieta com pouco sal. Isso ajudaria muito no sue problema de pressão alta. Tendo isso em mente pode-se dizer que Garrett é um nerd da cozinha. Gosta de pesquisar alimentos e fazer comidas diferentes.

Logicamente que ele também toma remédios regularmente para controlar sua pressão. Segundo entrevista para o site swimnetwork ele demorou cerca de 1 ano para achar um remédio que fosse compatível com todas as normas da FINA.

Além desses feitos na cozinha ele também tem uma carreira vitoriosa e ainda promissora nas piscinas. Ele foi o primeiro norte-americano a quebrar 48 segundos fazendo o tempo para os 100 livre de 47.78 (2008). Nos 50 livre ele tem o seu melhor tempo de 21.47 (2008).

Atualmente Garret treina na universidade do Texas. Seu técnico é o Coach Eddie Reese.

Na seqüência vou colocar alguns vídeos bacanas do Garret e também informações adicionais sobre a carreira desse grande atleta.

sábado, 14 de março de 2009

NCAA começa no próximo dia 19 de março

O maior campeonato de natação universário do mundo começa no próximo dia 19 de março nos EUA. O NCAA divisão 1 começa com as mulheres e começa no final de semana seguinte com os homens.

Este ano o Cesão não vai nadar. Ele se tornou profissional em 2008, assim não poderá defender seus títulos. Ele possui também os recordes dos 50 e dos 100 (lembrando que as provas são disputadas em jardas). É muito provável que o companheiro de treino do Cielo em Auburn, George Bovell (Trinidad e Tobago) quebre os recordes do Cesão nos 50 e talvez até nos 100. De qualquer modo fica a torcida (CONTRA!) he he...

Vários nadadores brasileiros já passaram pelo NCAA e este ano teremos alguns representantes.
Coloco abaixo uma matéria do site bestswimming.com.br destacando os brasileiros que vão nadar este ano. Colocaria minhas fichas no Nicolas Nilo que está com o 9º tempo nos 100 livre, se melhorar pouco pega uma final A. André Schultz também promete nos 200 medley e 400 medley, provas que está balizado entre os 8 melhores.

Segue a matéria:

Cinco nadadores brazucas vão estar na disputa do maior campeonato universitário de natação do mundo. São eles: Phillip Morrison de Stanford, Nicolas Nilo do Arizona, Felipe Travesso da Ohio State, Vinicius Waked do Arizona State e André Schultz da Universidade de Michigan.
Dos cinco, apenas André Schultz é júnior, ou seja ainda tem mais um ano de natação universitária pela frente. Os demais estão fazendo as suas despedidas do NCAA.
Nicolas Nilo além dos revezamentos do Arizona está com o 29o tempo nos 200 medley, 42o tempo nos 200 livre e 9o tempo nos 100 livre.
Felipe Travesso que chega ao NCAA pela primeira vez em provas individuais está com o 21o tempo nos 100 peito além dos tradicionais revezamentos de velocidade.
Phillip Morrison chega ao seu segundo NCAA e novamente pelo revezamento 4 x 200 livre.
André Schultz está em três provas individuais 5o tempo nos 200 medley, 4o tempo nos 400 medley e 17o nos 200 cosas.
Vinicius Waked chega ao seu primeiro NCAA com o 20o tempo nos 200 livre e 56o tempo nos 100 livre.

Tradução na íntegra da entrevista de Michael Phelps


Me dediquei um pouco para traduzir a entrevista do Michael Phelps. A entrevista completa só vai ser divulgada no domingo, porém com essa amostra já dá para ter uma idéia de como vai ser o tom de Michael sobre esse episódio. Achei as respostas um pouco evasivas. Michael está fazendo o papel do bom moço. Mas é claro que ele não é o único nadador de nível olímpico a cometer um erro como esse. Todos sabemos que isso acontece em festas universitárias tanto no Brasil quando nos EUA. Espero somente que após Roma Michael consiga com que esse fato fique em segundo plano e seus feitos na piscina voltem a ser o principal fotos das suas entrevistas.


Segue a entrevista:



Pergunta: Você pessoalmente, Michael, fez questão de que aquelas fotos não fossem publicadas?

MP: Pessoalmente não.

Perguntas: Seus representantes estavam alertados sobre isso?

MP: Eu acho que não.

Pergunta: Então quando aquele tablóide publicou que vocês tentaram tudo para que a foto não fosse publicada, inclusive oferecer a ele que você seria um colunista, e assim não publicariam? Você sabia disso ou não?

MP: Eu não sabia nada disso. Quero dizer. É um tablóide.

Pergunta: Me leve de novo para aquela noite em que você estava em uma festa na Carolina do Norte. Com que você conversou? Com quem você estava? O que estava acontecendo aquela noite?

MP: Estávamos celebrando. Honestamente. Éramos um pequeno grupo e nós estávamos sentados lá e celebrando.

Pergunta: Eu preciso perguntar. Você estava fumando maconha?

MP: Foi um erro. Você e eu sabemos do que estamos falando. Foi erro estúpido, um mal julgamento.

Pergunta: Logo depois que a foto veia à tona seus representantes divulgaram uma nota em seu nome dizendo: “Me comportei mal. Fiz um julgamento errado das coisas. Tenho 23 anos e, apesar de todo o sucesso que tenho nas piscinas, me envolvi em algo inapropriado. Algo que as pessoas não esperam de mim. "Por isso, peço desculpas e prometo, aos meus fãs e todo o público, que isso não ocorrerá novamente”. Quando eu li sua nota eu me lembrei imediatamente para 2004 quando você e eu sentamos um de frente para outro no Studio do Today Show. Foi depois de você ter sido pego dirigindo alcoolizado. E você disse quase a mesma coisa: “Eu fiz um erro e com certeza é uma coisa que eu vou suportar”. Como você olha para os seus fãs e diz: “eu estou prometendo de novo, mas desta vez eu realmente vou cumprir”.

MP: Primeiramente eu cometi vários erros na minha vida. Dentro da piscina e fora da piscina. Mas eu nunca cometi o mesmo erro duas vezes.

Pergunta: Então você não considera esses dois erros como sendo o mesmo erro?

MP: Não. Aos meus olhos não. Eu acho que foram dois erros estúpidos e imaturos. Mas para mim eu sinto que meu dever é tentar ajudar outras pessoas a não cometer o mesmo erro que eu cometi.

Pergunta: Você não era permitido por causa da sua agenda de treinamento de ser um típico adolescente de 14 anos, de 16 anos e de 20 anos. Então é possível que estejamos vendo os erros bobos que a maioria dos adolescentes fazem quando são novos você apenas está fazendo um pouco mais tarde?

MP: Eu não sei. Talvez, mas eu ainda acho que eu deveria ter sido mais esperto.

Pergunta: Eu tive a chance ao longo dos anos de te conhecer e conhecer sua família muito bem. Como foi ter que falar para sua mãe a respeito disso?

MP: Ela não gritou. Ela claro que mostrou que estava chateada. Mas ela não estava me reprimindo.

Pergunta: Vivemos em um tempo que todos temos ídolos que nos desapontam. Você estava atento à isso? Isso trouxe qualquer perspectiva para você?

MP: Eu entendi que muita gente quer o seu bem, mas mais gente quer o seu mal. E é assim que nosso público é.


Pergunta: Você sempre disse que seu objetivo entre as competições era melhorar. E eu imagino, como você melhorou no último verão do que você estava em Pequim?

MP: Ainda há coisas que eu quero alcançar.

Pergunta: Você consegue sustentar esse tipo de paixão por um longo tempo agora de 4 anos até Londres 2012?

MP: Eu acho que sim. Você sabe, eu estou feliz. Eu estou feliz de estar de volta na água. Eu me sinto confortável de novo.

Pergunta: O que você diria para aquele garoto de 14 anos que possui um pôster seu no quarto, provavelmente aquele com as 8 medalhas ao redor do pescoço e que agora está um pouco abalado com tudo o que aconteceu. O que você diria para ele?


MP: Eu quero dizer que se você faz uma mau julgamento, ou se você comete um erro. Tenha certeza que você é responsável por ele. Por que é assim que você vai mudar e é assim que você vai aprender.

Entrevista de Michael Phelps depois da foto dele fumando maconha



Primeira entrevista de Michael Phelps depois do incidente da foto dele fumando maconha em uma festa universitária nos Estados Unidos. A entrevista completa com Matt Lauer vai ao ar no próximo domingo.

sexta-feira, 13 de março de 2009

O mundo dá voltas!

Sabe o Michael Phelps? Aquele que ganhou 8 medalhas de ouro em Pequim? Então, ele é patrocinado desde os seus primeiros anos como profissional pela Speedo, marca de equipamentos para natação e que teve lucros enormes com ele. Michael também era patrocinado pela Kellogg's, empresa de cereais que tinha caixas com seu rosto e que decidiu não renovar seu contrato após o incidente com a foto do nadador fumando maconha. Acontece que a Kellogg's é uma das patrocinadoras da seleção britânica de natação. Essa seleção assinou com a Speedo, a que patrocina o Phelps até 2016 e Michael Phelps não renovou com a Kellogg`s.

Meio confuso né? Mas sabe quem sai perdendo em toda essa história? É a Kellogg's. Afinal, Michael Phelps ganha medalhas, que aumentam a venda dos produtos da Speedo, que tem mais dinheiro, que investe mais em trajes, que melhora o desempenho dos nadadores, que por sua vez ganham medalhas, então a Speedo ganha mais dinheiro de novo. E a Kellogg`s? Tem que esperar o Michael Phelps ganhar medalhas para a Speedo ter dinheiro para melhorar o desempenho da seleção britânica para vender mais caixas de cereal. Ufa... acabou o fôlego.

Não sei se faz sentido isso tudo, para mim faz he he...

Quer saber mais? http://www.britishswimming.org/vsite/vcontent/page/custom/0,8510,5157-180665-197883-40133-265920-custom-item,00.html

Kellogg's doa caixas de cereal de Michael Phelps


Depois de todo incidente da foto de Michael Phelps a empresa Kellogg's, uma de suas patrocinadoras resolveu não renovar seu contrato com o nadador.

No entanto, o que fazer com as quase três mil caixas com o rosto do nadador? Segundo o site swimnetwork o alimento que somava cerca de 2 toneladas foi doado à famílias carentes de San Francisco, nos EUA.

Michael Phelps foi suspenso por três meses pela USA Swimming (Federação de Natação dos Estados Unidos). Ele só vai estará livre para competir em maio quando deve participar de uma das etapas do Grand Prix que será realizado em Charlotte, na Carolina do Norte, de 14 a 17.


Fonte: Swim it Up e swimnetwork.com

Seleção britânica de natação assina contrato com a Speedo

A seleção briânica de natação assinou com a Speedo e vai nadar 2012 de LZR. A marca dos equipamentos de natação fez o acordo até 2016. Até lá não tenho idéia do que será inventado para aumentar o desempenhos dos nadadores.


Não foram revelados os valores, de qualquer forma um contrato de 8 anos com a Speedo não é mal negócio, principalmente levando em conta todo o investimento que a empresa tem em novos materiais.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Falando no Coach!

Falando em Alexandre Pussieldi, o Coach, posso explicar que ele também é o feliz proprietário do "blog do Coach" que é hoje o principal blog de natação do Brasil. Eu particularmente sou um frequentador ativo do blog. Visito diariamente. Nem sempre comento, mas já tive a paciência de ler meses importantes da natação mundial (agosto de 2008) inteiros apenas por diversão. Quem quiser conferir o link está ai ao lado!

Não sei muito do Coach, somente que ele treina a seleção do Kuwait nos EUA e trabalha no Davie Nadadores! Quando acompanhei as olimpiadas ele era o comentarista do Sportv, onde aliais, fez um ótimo trabalho!

Não estranhem se muitas vezes o que estiver aqui também estiver lá. No entanto, sempre que possível vou buscar outras fontes internacionais do Mundo da Natação!

Troféu Alexandre Pussieldi é adiado para dias 03 e 04 de Abril!

Sei que provavelmente poucas pessoas entram neste blog e provavelmente poucas se interessam por natação no Nordesde. De qualquer forma vale noticiar!

Tirado do site Swim It Up!
O XVI Festival Nordestinho Mirim e Petiz, Troféu Alexandre Pussieldi, foi antecipado para os dias 3 e 4 de abril. As datas anteriormente marcadas coincidiam com a Semana Santa. Mais informações no site da Federação Aquática Pernambuca - www.aquaticapernambucana.com.br.

Como dói voltar a nadar!

Tudo bem que eu não sou um atleta. Mas ontem voltei a nadar. Parei 20 de dezembro quando a academia fechou. Poderia ter voltado em fevereiro, mas como estava nadando as vezes no clube achei que poderia esperar até março. Ontem voltei em outro horário e logo de cara teste! Tá bom que foram apenas um tiro de 50 e depois de mais alguns exercícios outro tiro de 100. Fiquei em segundo nos dois, o que até que não foi ruim. O pessoal voltou já há mais de um mês e eu voltei somente ontem. De qualquer forma foi muito bom. Espero conseguir ter uma sequência boa de treinos daqui para a frente. Pretendo nadar todos os dias, mas sei que sempre temos aqueles programas "infaltáveis" como aniversários, formaturas, etc.

Bom foi pensar que não preciso ganhar a vida nadando. Caso tivesse, com certeza seria mais dolorido ainda!

Caso participe de alguma travessia no futuro coloco aqui os resultados. No momento o único resultado que eu estou querendo é perder! Perder alguns quilinhos a mais he he...

quarta-feira, 11 de março de 2009

A natação do Brasil até 2012 - metas da CBDA

Coloco aqui a apresentação do Prof. Ricardo de Moura, Supervisor Técnico de Natação da CBDA, que foi apresentada no IV Encontro Nacional de Técnicos de Natação, na cidade de Indaiatuba/ SP, no último dia 08/03.
O material também foi apresentado aos presidentes das federações filiadas à CBDA.
O conteúdo da apresentação é muito bacana. Mostra como foi o crescimento do esporte no Brasil através dos números de atletas e clubes nos últimos anos. Também aponta os principais campeonatos e estratégias até a próxima olímpiada em Londres 2012. No final você pode ver uma série de sugestões e metas tanto quantitativas quanto qualitativas para fazer o esporte crescer no Brasil.

Bem, eu estou fazendo minha parte. Que venham mais blogueiros para o Mundo da Natação!

O material está disponível no site Swim It Up http://www.swim.com.br/noticias.php?id=43867
Ou então clique no link para fazer direto o donwload: http://www.swim.com.br/download.php?t=noticia&arquivo=1863

Clínica de Natação com Luiz Lima

Luiz Lima e seu técnico Daniel Wolokita estarão em Curitiba em alguns dias para a 1º Clínica de Natação em águas abertas de Curitiba. Eu já fiz minha inscrição. Como não sou aluno da Gustavo Borges paguei R$ 85 e tenho certeza que vai valer a pena. Quem é de Curitiba não pode perder!


terça-feira, 10 de março de 2009

Entrevista com Katie Hoff


Segue a tradução da última entrevista da nadadora norte americana Katie Hoff feita hoje pelo site Swimnetwork.com


Katie Hoff está começando uma fase empolgante da sua vida. Durante os jogos olímpicos de 2008 as coisas não saíram como ela esperava. Ela ainda foi uma multi-medalhista e ela não está nem perto de encerrar sua carreira. Nesta semana Bob Schaller faz perguntas para Katie Hoff. Ela fala sobre a mudança de técnico e como é treinar com Bob Bowman, seus estudos na universidade e o que ela aprendeu em Pequin.


1) Como está o seu nado?

Katie: Estou indo bem. É uma transição nadar com Bob. Tem sido muito difícil, porém estamos indo bem.

2) Você está fazendo um programa diferente do que você estava acostumada antes de mudar de técnico?

Katie: Sim, eu acredito que tem sido definitivamente uma experiência de aprendizagem pois eu estou fazendo um tipo completamente diferente de treino. Estou fazendo pesos na academia. É um território desconhecido. Eu tenho que confiar em meu técnico e fazer os pesos (risos).

3) É uma grande mudança para você?

Katie: Não é muito divertido (risos) quando você tem que nadar após fazer pesos. Mas acho que no fim das contas vai valer a pena.

4) Você já entendeu o que aconteceu, ou o que não aconteceu, em Pequim?

Katie: Eu acredito que estou em paz com isso. É claro, não estou terminando minha carreira como nadadora. Isso vai me motivar pelos próximos 4 anos.

5) Você teve uma agenda cheia em Pequin. Aquilo cansou você?

Katie: Eu estava definitivamente cansada. (Risos) Depois da primeira prova eu estava no meu melhor tempo. Então não havia nada que eu pudesse fazer. Eu comecei a ficar casnada perto do fim. Mas eu não teria feito nada diferente. Eu aguentei a mesma agenda no qualificatório Norte Americano. Durante as olimpíadas é mais difícil. Como eu poderia saber? Ninguém me avisou de antemão.

6) Você está dizendo que vai fazer a mesma agenda em 2016?

Katie: Agora eu sei melhor, então eu não vou nadar a mesma agenda novamente. Não pretendo nadar os 400 medley este ano. Daqui a quatro anos, quem sabe? Eu não tenho idéia do que eu vou estar fazendo. Mas não me imagino fazendo nada muito mais difícil.

7) Foi essa um tipo de lição para você? Você creceu com a experiência?

Katie: Sim, definitivamente foi. Como eu disse, eu não faria nada diferente pois eu não saberia fazer nada diferente. Eu só estou mais forte por causa disso. Mesmo que tenha ficado desapontada me ensinou uma lição. Na próxima vez eu vou saber melhor quais são os meus limites. Em quatro anos será diferente.

8) Você está na universidade agora. Como é isso?

Katie: A universidade tem sido difícil. Estou tendo três matérias. Uma é efetivamente escrita. Eu gosto dessa aula. Ciência da computação eu não gosto (risos). Eu também tenho antropologia cultural. Eu tirei um A que eu não imaginava, então estou indo bem.

9) Eu conheço seus pais. Eles realmente gostam de estudar, você deve gostar também, certo?

Katie: Eu tenho pais inteligentes (risos). Eu não me acho uma ótima aluna.

10) Eu sei que você escreve bastante. Você está aprendendo bastante sobre isso na universidade?

Katie: Eu realmente estou. Assim é que você melhora. Se sua escrita está indo bem, e a professora dá um ótimo retorno. Eu tenho que viajar muito para campeonatos e ainda assim escrever. Ela me deu um B em meu primeiro trabalho e também um ótimo retorno. Como eu estudei em cada e só tinha feedback de minha mãe eu estou aprendendo muito na universidade. Estou aprendendo, ainda não sou uma ótima escritora.


Se quiser conferir a entrevista completa

Federica Pellegrini quebra recorde mundial 2 dias depois de ter ataque de pânico

A italiana Federica Pellegrini bateu seu próprio recorde mundial dos 200m no último domingo. Aconteceu em um campeonato italiano. Pellegrini baixou 35 centésimos da sua própria marca mundial estabelecida em Beijing nadando para 1:54.47 seg. Uma ótima marca para ela que está se preparando para o campeonato mundial de natação que acontece também na Itália, em Roma no mês de julho.

Segundo o site da revista Sports Illustrated teve dois dias antes um ataque de pânico e desceu do bloco na prova dos 400 livre.

Para conferir a notícia

http://sportsillustrated.cnn.com/2009/more/03/08/pellegrini.record.ap/index.html

Cielo na piscina com o Torpedo!



Não, Cielo não está nadando contra o Torpedo Ian Thorpe he he... Este é um vídeo também do Grand Prix de Austin no último final de semana. Cielo está na piscina soltando um pouco com seus companheiros de Auburn (Universidade de Cielo nos EUA). Note que em todas as outras raias todos estão nadando, enquanto ele, Fred Bousquet e os outros velocistas estão "brincando" com o torpedo.

Isso que faz pensar que Cielo tem um ótimo ambiente nos EUA, sem falar é claro daquele treino do vômito que ficou famoso no mundo inteiro. No futuro coloco aqui o vídeo, é muito engraçado também.

Os Livros de Michael Phelps

Quem quiser comprar o livro do Michael Phelps indico aqui o site da Livraria Saraiva http://www.saraiva.com.br/
Eu fiz a compra no cartão de crédito e demorou um bom tempo para chegar, cercar de umas três semanas, mas valeu a espera. Não sei se eles trazem dos Estados Unidos ou se eles compram de alguma distribuidora. De qualquer forma o valor não é assim tão absurdo, paguei R$ 73 no primeiro, que na verdade é o segundo, que conta a história dos jogos olímpicos de Pequim 2008.

Phelps já lançou, entre alguns filmes educativos e promocionais, dois livros. O primeiro tem o título de Michael Phelps - Beneath the Surface que conta a trajetória de Sydney até Atenas. Esta semana fiz o pedido.




O segundo e atual é o No Limits - The Will To Succeed, que conta a história dos 8 ouros ganhos em Pequin e sempre em cada capítulo (um para cada prova) um pouco da trajetória até os jogos olímpicos. Devorei o livro em poucos dias. Afinal, como foi escrito em parceria com Alan Abrahamson, um jornalista norte-americano, o texto é muito envolvente e história é surpreendente. No futuro espero traduzir alguns trechos aqui no blog.

segunda-feira, 9 de março de 2009

O vídeo de Cielo após o ouro olímpico



Este é o vídeo citado no post anterior logo após ganhar o ouro olímpico. Cesar Cielo estava esperando o ônibus e concedeu essa entrevista muito bacana.

Cielo comenta seu desempenho no Grad Prix de Austin



Na primeira pergunta deste vídeo, Cielo comenta como é bom nadar com nadadores de nível mundial como Fred Bousquet. Comenta que durante a temporada é bom nadar junto e comparar tempos. Nesse ponto, o próprio Fred joga uma prancha em Cielo que apenas dá risada. Fred é um dos grandes nadadores de 50m do mundo, no Grand Prix bateu o recorde de 50m mais rápido nadado em solo americano com o tempo de 21:44.

Cielo se recupera e comenta que é sempre bom competir, isso ajuda a continuar motivado durante a temporada. Em seguida o medalhista olímpico também fala de como foram suas provas, de como se sentiu nadando. A primeira prova no campeonato foram os 50m e ele se sentiu mal nadando, nos 100m já se sentiu melhor e nos 200m (prova que ele detesta) foi terrível.

Ele também comenta sobre como foi a manhã em que ganhou o ouro olímpico e o entrevistador o lembra de uma entrevista que Cesar deu logo após ganhar a medalha. Vídeo que foi muito elogiado. Cielo mostra que trazer pensamentos positivos para a natação pode ajudar. É como comer fast food, isso faz mal para o corpo, porém comer comidas saudáveis, isso faz bem, assim como pensar negativamente faz mal e positivamente bem.

Conta como é importante ouvir seus pais, seus treinadores e então comenta como acordou de mau humor na manhã dos 100m. Ele não achava que iria ganhar. Ele apenas queria nadar sua prova. Cielo dá um exemplo de um filme "bikerboys" em que tudo ao redor parece sumir e na prova dos 100m ele não viu nada, nem Lesak nem ninguém, apenas fez sua prova. Para ele essa prova representa mais o "espírito olímpico" que o próprio ouro nos 50m.

Por fim o entrevistador comenta que ele se tornou uma estrela mundial, que todos pedem autógrafos e torcem por ele. Cielo diz que realmente não achava que chamaria tanta atenção após o ouro olímpico.

Tentei traduzir alguma coisa para aqueles não entendem inglês completamente conseguissem pelo menos ter uma idéia do que Cesar estava falando. Claro que teve muito mais... De qualquer forma parabéns pro Cesão que levou bronze nos 50 e nos 100 livre, 100 no revezamento e 25º nos 200 he he...

Primeiro post!

Hoje começa o blog Munda da Natação. O objetivo deste blog é trazer informações atualizadas do mundo da natação e colaborar para o desenvolvimento do esporte no Brasil. Vamos acompanhar todos as principais competições de natação ao redor do globo, procurando sempre informar o desempenho dos brasileiros e também das grandes estrelas da natação mundial.

Espero que todos aproveitem os textos, fotos e vídeos postados.

Um abraço