quinta-feira, 23 de abril de 2009

Corrida de tartarugas marinhas!

Esse post é para quem acha que o Alan do Carmo, Luiz Lima, Ana Marcela e a Poliana Okimoto são bons em águas abertas! Vocês não viram nada...

A "Grande corrida de tartarugas" é o sucesso do momento. Incentivada pela National Geographic, cada tartaruga tem um treinador nadador norte-americano. Por exemplo, Amanda Beard, Janet Evans, Jason Lesak e Eric Shanteau são alguns dos treinadores.

São ao todo 11 tartarugas competidoras e a competição tem
duração estimada de 14 dias. No entanto, parece que vai acabar muito antes! Elas saíram da costa do Canadá e devem chegar até o Caribe num total de 6 mil km. Algumas tartarugas, no entanto, não são muito boas na orientação e estão quase indo parar na África! As que estão melhor estão indo perto da raia! he he
Até o momento duas tartarugas se destacaram. A tartaruga
Billy, campeã em 2007 (do Jason Lesak) e a tartaruga fêmea Backspacer (do Eric Shanteau) estão numa disputa acirrada! Faltam poucos Kms para a chegar ao final!
Quem quiser acompanhar o desempenho das tartarugas basta conferir no site. As informações são atualizadas todos os dias. Você pode conferir a rota das tartarugas no mapa:


É tudo uma brincadeira é claro, mas uma bela brincadeira, muito bem feita e com apoio de diversas entidades protetoras dos animais. Tudo começou com a pesquisa de George Shillinger que após colocar "chips" para acompanhar o trajeto das tartarugas descobriu um padrão. Todas iam na direção sudeste para a região da Ilha de Galápagos em busca de alimento. Afim de promover a pesquisa científica e trabalhar para a conservação da espécie George, com ajuda de vários parceiros, transformou a pesquisa em uma corrida que pode ser acompanhada online.

Quem quiser acompanhar as tartarugas o site é: A Grande Corrida de Tartarugas

Nenhum comentário:

Postar um comentário