segunda-feira, 13 de abril de 2009

Livros dos Nadadores

Quem tem acompanhado o blog percebeu que nos últimos dias fiz vários comentários sobre os livros que nadadores famosos têm lançado. Não somente nadadores, mas até mãe de nadadores, como é o caso da mãe de Michael Phelps.

Que fique bem claro que não estou falando de livros sobre natação, técnicas, treinamento, etc. Estou falando dos livros que os nadadores escrevem sobre suas conquistas, seus métodos, sua história.

Engana-se quem pensa que foi Michael Phelps quem iniciou esse tipo de prática. Lá atrás, há pelo menos uns 7, 8 anos o nosso Gustavo Borges já havia escrito o livro “Lições da Água”. Eu como sou um fã incondicional do Gustavo fui procurar o livro por ai. Não achei em lugar nenhum, apenas em um sebo se eu não me engano de Recife, da onde mandei trazer. Um misto de natação e auto-ajuda que eu considero uma publicação sensacional. Graficamente não é um grande livro, mas é um registro da história de um dos maiores nadadores da história do Brasil. Só por isso tem lugar cativo na minha biblioteca.

O grande Best-seller, no entanto, é o atual livro de Michael Phelps “No limits” (Sem limites). Esse foi vendido que nem água logo após as olimpíadas de Pequim. Eu mesmo mandei importar um exemplar e li em poucos dias. É um relato muito bacana do maior nadador de todos os tempos sobre suas 8 medalhas de ouro. Logicamente que foi um ótimo negócio para Phelps escrever esse livro, mas também é ótimo negócio para os amantes da natação que querem saber mais da história desse fenômeno.



Agora, na esteira de Michael Phelps sua própria mãe, Debbie Phelps escreveu um livro do qual já falei aqui no blog. Sem dúvida é uma publicação interessante. Debbie afirma que sempre teve vontade, como educadora, de publicar um livro e agora a oportunidade bateu à porta. Por oportunidade leia-se também $$$.



Nesse novo mercado outros nadadores também estão querendo faturar. A veterana Dara Torres lançou há poucos dias o livro “Idade é apenas um número" (trad. livre de "Age is just a number"). Nele os assuntos vão desde natação até hábitos saudáveis de vida e pelo jeito um pouco de auto-ajuda para conquistar seus sonhos. Outro que também está nas prateleiras é o sul-africano Ryk Neethling com o livro “Perseguindo o Sonho” (Tradução livre de “Ryk Neethling: Chasing the Dream”)



O nosso Gustavo Borges, aliais, também está de volta com o livro Tchibum, lançado agora há poucas semanas. A publicação é voltada para crianças a fim de despertar o interesse de nadar. Coloquei no blog uma entrevista do Gustavo sobre o livro.


Por fim, não podemos esquecer de outros livros de nadadores famosos. O primeiro de Michael Phelps é logicamente um dos mais importantes. O livro ainda sem tradução para o português chama-se “Beneath the Surface” e conta a história de Phelps até a glória em Atenas 2004. Outro livro é o “Garota de Ouro” (trad. Livre de Golden Girl). É a história de Natalie Coughlin também nas olimpíadas de Atenas 2004.

Esses são os livros dos nadadores famosos. Logicamente que existem outros por ai, porém esses são os mais conhecidos. Não estamos falando de livros SOBRE os nadadores famosos, ou seja, de todos os livros que escreveram sobre Michael Phelps ou até mesmo sobre Mark Spitz.

Na minha opinião é ótimo que os nadadores escrevam seus livros. Não só do ponto de vista financeiro, que deve ajudar um pouco no sustento dos atletas, mas também pelo fato de que quanto mais informações mais o esporte crescer. Com certeza a figura do “ídolo” ajuda muito no crescimento do esporte. Fica aqui a sugestão para que os nadadores brasileiros, além do Gustavo Borges, também aproveitem essa possibilidade. O Thiago Pereira é sem duvido um dos maiores nadadores do Brasil e pode muito bem contar como foi ser a estrela do PAN do Rio. Cesar Cielo pode contar a história de seu treinamento e a conquista da primeira medalha de ouro da natação. E não podemos esquecer de resgatar um pouco da nossa história, com Ricardo Prado e outros. Bem, fica aqui a sugestão, se quiserem qualquer ajuda para escrever é só me avisar! Com um pouco de planejamento e sabendo escolher bons parceiros e editoras tudo é possível.

Quem se interessar e quiser ir atrás dos livros citados a loja do site http://www.swimmingworldmagazine.com/ disponibiliza os livros dos nadadores norte-americanos. No Brasil tem a loja virtual do site Swim it Up http://www.swim.com.br/ e também nas livrarias Saraiva http://www.saraiva.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário