segunda-feira, 27 de abril de 2009

Os melhores nadadores do Brasil

Esses dias acabei achando por acaso um blog muito bom. O autor é Daniel Takata Gomes, estudioso de natação que fez um trabalho belíssimo de pesquisa e conseguiu fazer um ranking com os 10 melhores nadadores do Brasil em cada prova.

O link para o blog Raia Quatro é: http://raia-quatro-blog.zip.net/ Vale a pena conferir, o conteúdo é muito bom!

Segue abaixo texto divulgado no site Swim it Up:
No final do ano passado, embarquei num projeto com o qual vinha flertando há tempos. A Austrália tem, os Estados Unidos tem, e vários outros países também têm. Me refiro a um ranking dos melhores nadadores da história de cada prova, classificados por tempo. Todos sabemos que, por exemplo, César Cielo é o segundo melhor da história dos 50m livre no mundo (somente atrás do australiano recordista mundial Eamon Sullivan). E também que ele é o primeiro, absoluto, no Brasil.

Mas quem será que é o segundo melhor brasleiro nos 50m livre? E o terceiro?

Para responder a essas e outras dúvidas, resolvi montar o RANKING TOP 10 ALL TIME BRASIL. Simples: os 10 melhores tempos brasileiros na história de cada prova (com somente um tempo por nadador).
Simples? Nem um pouco! Como se sabe, o Brasil não é lá nenhuma maravilha em termos de organização de resultados de competições. Quando voltamos no tempo, a coisa fica pior. E não poderíamos ignorar nadadores das décadas de 90, 80, e até 70, alguns com tempos que até hoje venceriam campeeonatos brasileiros.

Por isso, me enfurnei em revistas antigas, jornais, livros e rankings. O ranking anual compilado por Julian Romero, do Swim It Up!, foi a principal fonte de resultados. De 1990 a 2004, me utilizei principalmente de jornais e revistas especializadas da época (notadamente a edição impressa do Swim It Up! e a revista Nadar). Também cheguei a consultar publicações das décadas de 70 e 80, como a revista Manchete Esportiva.

E, claro, tive que recorrer a memória de alguns personagens de nossa natação. Um agradecimento especial ao sr. Mário Xavier, verdadeira enciclopédia da natação brasileira, que resolveu muitas questões pendentes. Também contei com a ajuda de alguns nadadores das antigas, como Fabiana Carreço de Oliveira, Mariana Rangel, Flavia Sugimori, Denise Oliveira, David Castro, Alexandre Angelotti e Luiz Lima, e atuais, como Julyana Kury, Daiene Dias, Mariana Katsuno, Isabelle Longo, Veruska Clednev, Joanna Maranhão, Paula Baracho, Roberta Albino, Michelle Lenhardt, Fabíola Molina, Monique Ferreira, Edvaldo Valério, Fernando Silva, Lucas Salatta, Tales Cerdeira, Nicolas Nilo, Diogo Yabe e Gabriel Mangabeira. Ufa, espero não ter esquecido de ninguém!

Os resultados correspondem a tempos obtidos somente em piscina de 50m. Poderemos eventualmente até querer tentar pensar em trabalhar com tempos em piscina de 25m também, vamos ver...
A primeira versão deste ranking foi publicada no início deste ano na Bestswimming. Fiz algumas correções e atualizações necessárias, e nos posts abaixo publico a versão atualizada. Divirtam-se!

Eamon Sullivan questiona recordes mundias dos 50 e 100 livre

Após as quebras dos recordes mundias dos 50 e 100m livre no campeonato francês o nadador australiano Eamon Sullivan, antigo detentor das duas marcas diz que os recordes não deveriam ser homologados. Na verdade somente Alain Bernard (100m) nadou com um traje que ainda não estava aprovado pela FINA e assim o protesto de Eamon é válido apenas para a marca feita nos 50m por Fred Bousquet.

Leia a matéria completa:

A reação na Austrália aos novos recordes mundiais dos 50 metros livre, batido por Frederick Bousquet, e dos 100 metros livre, de Alain Bernard, não foi nada positiva. O nadador Eamon Sullivan, antigo recordista das duas provas, pediu à Federação Internacional de Natação (Fina) que não homologue as novas marcas e ganhou o apoio do técnico da seleção nacional, Alan Thompson.

"Espero que a Fina regule logo a espessura, o material e as especificações técnicas dos trajes. Pelo que ouvi, o material usado por eles ainda não foi autorizado", disse Sullivan. O australiano, no entanto, está mal informado: o único maiô ainda "sob suspeita" é o de Bernard, que marcou 46s94 nos 100 metros livre, contra 47s05, que era sua marca anterior.

Bousquet, neste domingo, anotou 20s94 com um Jaked, modelo fabricado por uma empresa italiana que já conta com a aprovação da entidade máxima dos esportes aquáticos - a marca anterior de Sullivan era de 21s28. Bernard utilizou um modelo da marca Arena que ainda está em testes, inclusive pelo brasileiro Cesar Cielo, campeão olímpico dos 50 metros livre. A roupa é feita de poliuretano, numa porcentagem que, segundo os críticos, seria superior ao regulamento aprovado pela Fina

Alan Thompson se ateve a essa marca. Segundo ele, o uso de maiôs em teste durante competições oficiais não deveria ser aceito. "É um precedente perigoso", disse o treinador, citando uma prova de 2007, em que a nadadora Libby Trickett bateu um recorde mundial nos 100 metros livre, durante uma prova amistosa contra Michael Phelps, e não teve a Marca homologada. "Daquela vez não era um evento aprovado, e agora não é um traje aprovado", reclamou.


Fonte: http://espnbrasil.terra.com.br/natacao/noticia/46598_AUSTRALIA+PEDE+QUE+FEDERACAO+NAO+ACEITE+RECORDES+MUNDIAIS

Recorde mundial dos 50 livre

O francês Fred Bousquet bateu no último final de semana o recorde mundial dos 50m livre. Após ganhar os 100m livre Bousquet ainda bateu o antigo recorde do australiano Eamon Sullivan (21:28) fazendo a marca de 20:94. Fred Bousquet foi o primeiro homem nadar abaixo da marca de 21 segundos. Confira abaixo o vídeo do recorde mundial:

domingo, 26 de abril de 2009

S.O.S. NATAÇÃO por Alex Pussieldi

Segue um texto publicado no site da Best swimming sobre a celeuma dos trajes de alto rendimento na natação. Acho que o texto fala muito do que todos os amantes da natação estão sentindo. Vale a pena ler.

O princípio básico do esporte são as condições de igualdade entre todos os participantes. A essência, a origem, desde os primórdios sempre foi essa. É no esporte onde os nobres e plebeus sempre se igualaram na busca de provar quem é o melhor. E sempre dentro das regras do jogo em disputa.
Estas regras que normatizam o esporte, dão a garantia a que todos na prática terão as mesmas condições. O doping veio numa busca de performance contra estas regras e sua proibição e controle faz parte da manutenção do espírito de igualdade entre os participantes.
A nova geração dos trajes é uma violenta aberração contra essa igualdade. Trajes que fazem a diferença na performance afetam diretamente o nosso esporte.
Não há como comparar os trajes com a barra de fibra de carbono do salto com vara. Esta é para todos, onde qualquer um pode acessar. Os trajes são limitados, escondidos até as vésperas dos eventos, disponíveis sempre para os atletas patrocinados, e de difícil acesso a população.
Qualquer um que esteja lendo este artigo agora. Tente comprar um X-Glide da Arena. Tente comprar um Blueseventy, um LZR, um Jaked. Qualquer um, e confirme de que tais produtos não estão disponíveis no mercado. Veja o quanto é difícil ter acesso e, principalmente, o quanto é caro poder ter um traje destes. O tal super traje de Ian Thorpe nunca foi colocado a venda. Era uma exclusividade dele. E isso não é justo.
O esporte evolui, claro que evolui. Para isso nós temos a piscina com raias anti-marolas controlando os efeitos de turbulência que afetam a todos na piscina. Os blocos de partida também evoluíram, e a FINA foi consciente suficiente para não colocar em disputa já que nem todo mundo teve acesso aos novos modelos da Omega.
Consciência esta que faltou na análise dos trajes. Todos agora estão desesperados. A FINA que sabe e reconhece que o esporte está afetado. As empresas que fizeram o investimento e estão preocupadíssimas com qualquer proibição a um de seus produtos. Os técnicos e atletas, estes sim os maiores prejudicados, estão a mercê desta briga de mercado que não coloca os melhores atletas no pódium, e sim aqueles que possuem o melhor traje.
Não há como não negar a influência disso tudo. Toda semana é um campeonato nacional diferente onde tempos incríveis aparecem, melhoras substanciais e uma injustiça a mais adicionada no esporte.
Eu sei que a minha campanha de maiô e sunga não é a solução. É apenas uma forma de expressar a revolta contra algo que não está acrescentando ao esporte. Lembro de uma conversa que tive em julho do ano passado com o técnico irlandês Peter Banks (ex-técnico de Brooke Benett). Conversávamos a borda da piscina durante o US Open uma semana antes de Beijing. E Peter mencionava para mim que o futuro seria termos dois campeonatos, um com os trajes e o outro todo mundo pelado, sendo que neste homens e mulheres teriam de ser separados em duas competições diferentes.
Brincadeira a parte, estes dias pensei em outra opção. Teríamos o Campeonato da Arena, onde a empresa bancaria tudo, os melhores atletas, todos lá perfilados e todos vestindo o X-Glide. Na outra semana a Copa Speedo e todo mundo de LZR. O circuito seguiria pela Copa Blueseventy e a Super Copa Jaked. Todos vestindo o mesmo traje, todos em igualdade na busca dos melhores tempos.
Nada disso vai acontecer... Vamos para um Troféu Maria Lenk onde antes das provas vamos ter os atletas um olhando para os outros, conferindo que traje estão usando, checando se alguém tem traje duplo ou triplo. Um espião de cada grande clube estará no banco de controle checando tudo, talvez até fotografando para provar que todos somos desleais e sempre em busca da Lei de Gerson.
Desculpa amigos, não é este o esporte que eu gosto. Estarei no Rio para ver o que acho que pode ser o melhor Troféu Maria Lenk de todos os tempos, mas não gostaria de que nada disso estivesse sendo discutido.
A FINA deve imediatamente anunciar quais são os trajes que fazem diferença e tirar do mercado, doa a quem doer, eliminar todos os produtos que representem vantagem e manter apenas os que não tiverem qualquer efeito. Nosso esporte está, pór incrível que pareça, se afogando.

Alex Pussieldi, editor chefe da Best Swimming Inc.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Vídeo do recorde mundial de Alain Bernard 46.94

O emocionante vídeo dos 46.94 do Alain Bernard. Ele nadou muito!

No início tem um pouco da final do medley, então se virem alguns nadadores nadando borbo não se assustem!

Alain Bernard quebra recorde mundial dos 100 livre

Primeiro homem a nadar abaixo dos 47 segundos! O Francês Alain Bernard prometeu e cumpriu.
Durante as semifinais do campeonato Francês em Montpellier Bernard quebrou o antigo recorde mundial do australiano Eamon Sullivan (47.05).

Com o novo recorde Alain se torna o primeiro homem a nadar abaixo de 47 segundos em um prova de 100 livre. O nadador foi mais rápido tanto na parcial de 50m (22.35seg) como na volta para 100m (24.59). Sullivan em Pequim nadou para 22.44 os 50m e 24.61 a volta.

A comparação das parciais de Alain Bernard e Sullivan:

Sullivan: 22.44, 47.05 (24.61)
Bernard: 22.35, 46.94 (24.59)

Confira abaixo a progressão dos recordes desde Hoogenband:
47.84 Pieter van den Hoogenband, NED – Sydney 9-19-00
47.60p Alain Bernard, FRA – Eindhoven 3-21-08
47.50 Alain Bernard, FRA – Eindhoven 3-22-08
47.24r Eamon Sullivan, AUS – Beijing 8-11-08
47.20sf Alain Bernard, FRA – Beijing 8-13-08
47.05sf Eamon Sullivan, AUS – Beijing 8-13-08
46.94sf Alain Bernard, FRA – Montpellier 04-23-09

Segundo o Coach Alain nadou de Arena Revolution, nem Jaked nem Lzr. De 2000 até 2008 foram 8 anos para baixar 24 centésimos, de março de 2008 até abril de 2009 foram 66 centésimos, alguém ainda duvida que os trajes fazem efeito?
Veja abaixo fotos da prova:





Fontes:
http://www.bestswimming.com.br/blog/

Corrida de tartarugas marinhas!

Esse post é para quem acha que o Alan do Carmo, Luiz Lima, Ana Marcela e a Poliana Okimoto são bons em águas abertas! Vocês não viram nada...

A "Grande corrida de tartarugas" é o sucesso do momento. Incentivada pela National Geographic, cada tartaruga tem um treinador nadador norte-americano. Por exemplo, Amanda Beard, Janet Evans, Jason Lesak e Eric Shanteau são alguns dos treinadores.

São ao todo 11 tartarugas competidoras e a competição tem
duração estimada de 14 dias. No entanto, parece que vai acabar muito antes! Elas saíram da costa do Canadá e devem chegar até o Caribe num total de 6 mil km. Algumas tartarugas, no entanto, não são muito boas na orientação e estão quase indo parar na África! As que estão melhor estão indo perto da raia! he he
Até o momento duas tartarugas se destacaram. A tartaruga
Billy, campeã em 2007 (do Jason Lesak) e a tartaruga fêmea Backspacer (do Eric Shanteau) estão numa disputa acirrada! Faltam poucos Kms para a chegar ao final!
Quem quiser acompanhar o desempenho das tartarugas basta conferir no site. As informações são atualizadas todos os dias. Você pode conferir a rota das tartarugas no mapa:


É tudo uma brincadeira é claro, mas uma bela brincadeira, muito bem feita e com apoio de diversas entidades protetoras dos animais. Tudo começou com a pesquisa de George Shillinger que após colocar "chips" para acompanhar o trajeto das tartarugas descobriu um padrão. Todas iam na direção sudeste para a região da Ilha de Galápagos em busca de alimento. Afim de promover a pesquisa científica e trabalhar para a conservação da espécie George, com ajuda de vários parceiros, transformou a pesquisa em uma corrida que pode ser acompanhada online.

Quem quiser acompanhar as tartarugas o site é: A Grande Corrida de Tartarugas

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Entrevista com Stephanie Rice



Confira o vídeo com entrevista dada semana passada pela nadadora Stephanie Rice para programa Sunrise. Os entrevistadores começam perguntando sobre a insegurança para a realização dos próximos Commonwealth Games na Índia. Rice responde que não está tão preocupada com o Commonwealth pois ele ainda está longe. Seu foco está no campeonato mundial de Roma que acontece em poucos meses. De qualquer forma se o campeonato for trazido para a Austrália Rice afirma que será muito bom pois poderá competir em frente a sua torcida

Os entrevistadores também perguntam sobre o fato de recentemente os nadadores australianos estarem nos noticiários por conta de diversos escândalos. Por exemplo o incidente envolvendo Eamon Sullivan e o taxi que ele não pagou por estar bêbado, também o episódio de agressão de Nick D'Arcy que acabou com sua suspensão do time que vai para o mundial. Rice responde que todos esses fatos são comuns e acontecem com muitas pessoas. Para ela não há nada de extraordinário. Inclusive ela, logo após Pequim, também ficou envolvida em uma polêmica por conta de suas fotos no Facebook onde aparecia com roupas ousadas e dançando já "alta" em festas com suas amigas.

Logicamente que Stephanie fala muito mais sobre outros assuntos. Quem quiser pode assistir o vídeo. Também coloco aqui um vídeo da seletiva australiana para o Mundial de Roma. É a prova dos 200 medley em que ela é a atual recordista mundial e campeã olímpica.



segunda-feira, 20 de abril de 2009

Swim it Up - o maior site sobre natação do Brasil

Vou dedicar este post para falar um pouco do site Swim It Up. Para quem está começando no mundo da natação, seja ela competitiva ou mesmo amadora o site Swim it Up é parada obrigatória!

No próprio site você pode conferir toda a história, porém resumindo em miúdos é um site voltado para nadadores e interessados em natação.

Foi da idéia de dois irmãos nadadores que, ao voltar de um treino e conversarem sobre lançar um informativo voltado para nadadores que o Swim it Up nasceu. Tudo isso aconteceu há cerca 13 anos atrás no dia 12/06/1996. Julian e Rogério Romero lançaram então o Swim it Up!

As primeiras edições como se pode ver nas imagens abaixo foram feitas de forma caseira no Word. Com o tempo, logicamente, a qualidade gráfica foi melhorando e também a internet foi se tornando uma realidade. Algumas edições começaram a sair também coloridas, até que perto do seu quinto ano de existência voltou a ser feito preto e branco. As edições impressas desaparaceram devido aos custos de impressão e o foco começou a ser o site Swim it Up.

Em 2002 era um dos sites mais acessados até que no mesmo ano um episódio trágico aconteceu. Todo o conteúdo foi deletado pela empresa de hospedagem. Durante toda a sua história, desde o ano de 1996 o site sofreu muitas mudanças até que em 2007 ele foi lançado na sua sexta versão e a que é utilizada atualmente.

O Swim it Up é um site que eu recomendo a todos os amantes da natação. A assinatura para o conteúdo completo custa apenas R$ 45,00 por ano e dá acesso à milhares de informações. Um verdadeiro patrimônio da natação brasileira! Um misto de história e atualidades com alta qualidade gráfica.

Logicamente que não podia faltar neste post os blogs que são hospedados dentro do Swim It Up, como o blog do Coach e outros, como é o caso da nadadora Poliana Okimoto. Aliais os dois estão listados na sessão de blogs no menu ao lado.

A mim só cabe parabenizar o trabalho da equipe do Swim it Up e desejar toda a sorte de felicidades, não só para continuarem o bom trabalho como para também melhorarem cada vez mais!
Para conferir o site acesse:





Acesse também:
- Link direto para a história do Swim it Up: http://www.swim.com.br/about.php
- Link para ver o desenvolvimento do layout do Swim it Up ao longo da história. http://web.archive.org/web/*/http://www.swimitup.com.br
- Link para o Swim it Down, uma espécie de coluna humorística sobre natação. Desativado desde 2008. http://www.swim.com.br/swimitdown.php
- Link par ao Swimlog, projeto para blog de nadadores (temporariamente desativado): http://www.swim.com.br/swimlog.php

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Megan Jendrick fratura a fíbula

Publiquei o vídeo do treinamento da equipe dos EUA com os fuzileiros navais norte-americanos.

Uma nota triste, no entanto, é que a nadadora Megan Jendrick, enquanto fazia um dos treinamentos caiu de uma altura de 7 pés (mais de dois metros de altura) e quebrou a fíbula (osso da canela).

Para quem não sabe quem é Megan Jendrick ela ganhou nada menos que duas medalhas de ouro em Sydney 2000 (100 peito e 4x100medley) e uma prata em 2008 (4x100 medley). Tá certo que ela não é uma das nadadoras mais conhecidas do mundo, principalmente por estar entre tantos bons nadadores nos Estados Unidos, porém seus resultados são muito espressivos.

Cerca de uma semana antes do acidente ela havia feito um melhor tempo. Megan conta que enquanto estava no treinamento com os fuzileiros os médicos foram até ela e disseram que não havia sido nada grave. Isso que já era um dos últimos exercícios. No entanto, ela continuou correndo mesmo com muita dor até que o osso quebrou de vez.

Uma pena para uma atleta de tão alto nível. Espero que ela possa se recuperar em breve e faça o time para o mundial de Roma. Quem quiser ver a entrevista dela para o site floswimming.org é só carregar o vídeo abaixo.





Aliais, descobri enquanto pesquisava sobre a Megan que ela também já tem um livro lançado. O título em inglês é "Get Wet, Get Fit - The complete Guide to getting a swimmer`s body". Em uma tradução bem livre é "Se molhe e fique sarado! - O guia completo para ganahr um corpo de nadador".
Segue o link para comprar o livro: http://www.amazon.com/exec/obidos/ASIN/1416540784
Segue o link para o site oficial da Megan: http://megan-jendrick.com/
Credito do vídeo: www.floswimming.org

Comida de campeão!

Escrevo novamente sobre o nadador Garrett Weber-Gale. Eu geralmente entro no blog dele, que aliais é o blog de um nadador mais bem atualizado que eu conheci até o momento. Continuando, entro no blog e me deparo com uma comida típicamente brasileira! Feijões!

O rapaz está estocando feijões! Como o treino deixa muito pouco tempo para preparar comida e o Garrett é meio fanático com comida ele congela os feijões para facilitar a vida quando treinamento fica realmente pesado. Logicamente que não são feijões como os nossos ou como nossa feijoada, mas de qualquer forma são feijões e quem entende de feijões somos nós!


Segue link para o blog do Garrett: http://garrettwebergale.blogspot.com/

Vídeo do treinamento dos nadadores Americanos com o exército

Vídeo exclusivo do treinamento dos nadadores Norte Americamos com o exército americano (Navy Seals). Detalhe para o tombo do Aaron Peirsol(acho que é ele) na casa dos 38seg de vídeo! Ouch! Essa doeu...

Como o vídeo está hospedado em um site norte-americano pode ser que demore um pouco até carregar. Mas vale a pena. Se o vídeo não carregar entre no link: http://www.swimnetwork.com/videos/v/20090413/the_training_video-16495.html

Abaixo a técnica de natação de combate dos fuzileiros navais norte-americanos. É uma mistura de livre com peito com costas, tudo meio de lado.

Fonte: http://www.swimnetwork.com/

Livro de Michael Phelps é lançado no Brasil


Finalmente chegou ao Brasil o livro do Michael Phelps. É lógico que traduziram porque vai vender e é ótimo que venda bastante! Espero que o livro seja inspirador para os nadadores brasileiros, mas também não vamos esquecer que ainda falta na nossa natação iniciativas como essa. De promover o esporte com literatura para grandes massas. Espero um dia poder ler o livro do Thiago e do Cesão...
Notícia veiculada por: Lu Fernandes Escritório de Comunicação


Em 2008, o nadador norte-americano conquistou oito medalhas nos Jogos Olímpicos de Pequim, tornando-se o atleta com o maior número de medalhas conquistadas na mesma edição olímpica. Mas o caminho não foi fácil. Os acontecimentos da sua infância em Baltmore até as emoções vividas dentro do Cubo d´Água, na China, são descritos de forma emocionante em “Sem Limites – a incansável busca pelo prazer de vencer” que acaba de chegar no país pela Thomas Nelson Brasil. O nadador brasileiro Gustavo Borges assina o prefácio do livro.

No livro, Phelps, com a colaboração do jornalista esportivo Alan Abarahamson, revela como se tornou o maior recordista da história das olimpíadas, conquistando uma multidão de adeptos de todo o mundo para a natação. Mostra também como ele superou todos os desafios, desde o diagnóstico do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) até os esgotamentos físicos dos treinos. O livro é um guia para todos aqueles que têm um objetivo e lutam para alcançá-lo a qualquer custo.
A partir da sua própria história, o nadador defende a tese de que não há nada impossível. “Ao longo da minha vida, muitos me disseram que aquilo que pretendia fazer era impossível. Porém, bastou eu ter imaginação para sonhar, planejar e alcançar o que eu queria”, afirma. Phelps dá a dica de uma técnica aprendida com seu treinador Bob Bowman, quando tinha 13 anos: tirar um cochilo nos momentos de descanso entre um turno e outro do treinamento. “Há uma particularidade a respeito deste descanso entre os momentos de trabalho: quando estou sentado, logo antes de dormir ou logo depois de acordar, posso visualizar como quero que transcorra a competição. É tão vívido que consigo perceber detalhes incríveis”, explica.
Phelps afirma que o aspecto mental é tão fundamental quanto o físico no esporte. “Em uma final olímpica, você sabe que todos os seus concorrentes têm talento físico, mas quem vencerá? Quem for mentalmente mais forte. Aprendi isso com meu treinador Bob. Ele acredita que a minha capacidade de visualização influi no meu treino e na minha prova, e essa é uma das características que me ajudou a me distinguir na carreira”, revela.
Michael Phelps
Michael Phelps detém o recorde de medalhas de ouro (oito) em uma única edição dos Jogos Olímpicos (Pequim 2008). Em sua carreira, Phelps já ganhou 16 medalhas, sendo 14 de ouro e duas de bronze. Ele tem sete recordes mundiais e acumula mais de 20 medalhas em campeonatos mundiais. Depois de retornar de Pequim, em 2008, Michael Phelps usou o dinheiro que recebeu com publicidade e patrocínio para abrir sua fundação, a Michael Phelps Foundation, que tem por objetivo encorajar crianças a terem vidas saudáveis e ativas, além de manter o crescimento da natação. Phelps mora em Baltimore, Maryland, com seu cão, Herman.
Alan Abrahamson
Alan Abrahamson é um premiado jornalista esportivo e também uma autoridade em Jogos Olímpicos. Em 2006, Abrahamson deixou o Los Angeles Times, onde trabalhou por 17 anos, para trabalhar na NBC online, que hoje engloba a NBCOlympics.com, NBCSports.com e a UniversalSports.com. Desde 2003, Alan também tem trabalhado como analista de esportes da rede NBC de televisão. Entre outros prêmios, Alan ganhou o National Headliner Award, como escritor de esportes e foi nomeado o jornalista esportivo do ano pelo Los Angeles Press Club, em 2004. Alan, sua esposa Laura, e os três filhos do casal vivem na Califórnia.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Livros dos Nadadores

Quem tem acompanhado o blog percebeu que nos últimos dias fiz vários comentários sobre os livros que nadadores famosos têm lançado. Não somente nadadores, mas até mãe de nadadores, como é o caso da mãe de Michael Phelps.

Que fique bem claro que não estou falando de livros sobre natação, técnicas, treinamento, etc. Estou falando dos livros que os nadadores escrevem sobre suas conquistas, seus métodos, sua história.

Engana-se quem pensa que foi Michael Phelps quem iniciou esse tipo de prática. Lá atrás, há pelo menos uns 7, 8 anos o nosso Gustavo Borges já havia escrito o livro “Lições da Água”. Eu como sou um fã incondicional do Gustavo fui procurar o livro por ai. Não achei em lugar nenhum, apenas em um sebo se eu não me engano de Recife, da onde mandei trazer. Um misto de natação e auto-ajuda que eu considero uma publicação sensacional. Graficamente não é um grande livro, mas é um registro da história de um dos maiores nadadores da história do Brasil. Só por isso tem lugar cativo na minha biblioteca.

O grande Best-seller, no entanto, é o atual livro de Michael Phelps “No limits” (Sem limites). Esse foi vendido que nem água logo após as olimpíadas de Pequim. Eu mesmo mandei importar um exemplar e li em poucos dias. É um relato muito bacana do maior nadador de todos os tempos sobre suas 8 medalhas de ouro. Logicamente que foi um ótimo negócio para Phelps escrever esse livro, mas também é ótimo negócio para os amantes da natação que querem saber mais da história desse fenômeno.



Agora, na esteira de Michael Phelps sua própria mãe, Debbie Phelps escreveu um livro do qual já falei aqui no blog. Sem dúvida é uma publicação interessante. Debbie afirma que sempre teve vontade, como educadora, de publicar um livro e agora a oportunidade bateu à porta. Por oportunidade leia-se também $$$.



Nesse novo mercado outros nadadores também estão querendo faturar. A veterana Dara Torres lançou há poucos dias o livro “Idade é apenas um número" (trad. livre de "Age is just a number"). Nele os assuntos vão desde natação até hábitos saudáveis de vida e pelo jeito um pouco de auto-ajuda para conquistar seus sonhos. Outro que também está nas prateleiras é o sul-africano Ryk Neethling com o livro “Perseguindo o Sonho” (Tradução livre de “Ryk Neethling: Chasing the Dream”)



O nosso Gustavo Borges, aliais, também está de volta com o livro Tchibum, lançado agora há poucas semanas. A publicação é voltada para crianças a fim de despertar o interesse de nadar. Coloquei no blog uma entrevista do Gustavo sobre o livro.


Por fim, não podemos esquecer de outros livros de nadadores famosos. O primeiro de Michael Phelps é logicamente um dos mais importantes. O livro ainda sem tradução para o português chama-se “Beneath the Surface” e conta a história de Phelps até a glória em Atenas 2004. Outro livro é o “Garota de Ouro” (trad. Livre de Golden Girl). É a história de Natalie Coughlin também nas olimpíadas de Atenas 2004.

Esses são os livros dos nadadores famosos. Logicamente que existem outros por ai, porém esses são os mais conhecidos. Não estamos falando de livros SOBRE os nadadores famosos, ou seja, de todos os livros que escreveram sobre Michael Phelps ou até mesmo sobre Mark Spitz.

Na minha opinião é ótimo que os nadadores escrevam seus livros. Não só do ponto de vista financeiro, que deve ajudar um pouco no sustento dos atletas, mas também pelo fato de que quanto mais informações mais o esporte crescer. Com certeza a figura do “ídolo” ajuda muito no crescimento do esporte. Fica aqui a sugestão para que os nadadores brasileiros, além do Gustavo Borges, também aproveitem essa possibilidade. O Thiago Pereira é sem duvido um dos maiores nadadores do Brasil e pode muito bem contar como foi ser a estrela do PAN do Rio. Cesar Cielo pode contar a história de seu treinamento e a conquista da primeira medalha de ouro da natação. E não podemos esquecer de resgatar um pouco da nossa história, com Ricardo Prado e outros. Bem, fica aqui a sugestão, se quiserem qualquer ajuda para escrever é só me avisar! Com um pouco de planejamento e sabendo escolher bons parceiros e editoras tudo é possível.

Quem se interessar e quiser ir atrás dos livros citados a loja do site http://www.swimmingworldmagazine.com/ disponibiliza os livros dos nadadores norte-americanos. No Brasil tem a loja virtual do site Swim it Up http://www.swim.com.br/ e também nas livrarias Saraiva http://www.saraiva.com.br/

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Dara Torres lança livro "Idade é apenas um número"


A nadadora norte-americana Dara Torres, 41, acaba de lançar um livro com o título "Idade é apenas um número" (trad. livre de "Age is just a number"). Uma das mais carismáticas nadadoras dos Estados Unidos, Torres traz em seu livro memórias sobre sua carreira olímpica acompanhado de dicas para se manter saudável e perseguir seus sonhos em qualquer fase da vida.

Em 2008 Dara Torres voltou a nadar uma olimpíada anos após ter se retirado da natação competitiva e 8 anos após sua última olimpíada. Em Pequim ela ganhou nada menos do que 3 medalhas de prata, incluindo um final emocionante na prova dos 50m livre em que perdeu o ouro por apenas 0.01 seg.

Em "Idade é apenas um número", Dara revela como o sonho de voltar às olimpíadas surgiu. Ela conta também como foi voltar aos intensos treinamentos e sobre o fato de ser uma atleta mais velha e seu exemplo para os atletas mais novos. Competição, dúvidas, esperança e o mais importante: nunca desistir.

Dara Torres já quebrou três recordes mundiais e durante sua carreira ganhou 12 medalhas olímpicas, sendo 4 ouros, tendo participado de 5 olimpíadas. Com um currículo desse e uma história dessas deve realmente ser algo realmente surpreendente. Quem sabe eu compre o livro em um futuro não muito distante, assim que achar em algum site de sebos com um preço bacana.

Quem quiser comprar o livro seguem dois links:


Site Biblio (Livros usados)

terça-feira, 7 de abril de 2009

Cadela náufraga nada 10 km e sobrevive em ilha deserta!

Olha só a matéria que saiu na Folha de São Paulo. A Poliana e a Ana Marcela que se cuidem na maratona aquática de 10Km, afinal a cadelinha é australiana! he he

Crédito: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u547166.shtml

Allan do Carmo e Poliana Okimoto vencem a Travessia dos Fortes 2009

Pois é, deu Allan do Carmo na Travessia dos fortes. Ele desbancou o campeão Luiz Lima e teve uma vitória tranquila. Para quem assistiu viu que Allan do Carmo sobrou na prova e adminstrou bem a vantagem sobre o segundo colocado. No feminino a vencedora na batida de mão foi Poliana Okimoto, que superou Ana Marcela.

Foi a primeira vez que acompanhei a Travessias dos Fortes pela televisão e fiquei muito feliz com o que vi. A Rede Globo fez uma cobertura completa, inclusive com matérias sobre os principais nadadores, além é claro de uma narração e comentários muito bem colocados. Foi bom ver que a natação foi encarada com seriedade e profissionalismo. Bacana ver o repórter Pedro Monteiro nadando a travessia e fazendo comentários de dentro da água.

Sobre os personagens do evento, posso dizer que eu torcia muito para o Luiz Lima e para a Poliana. No caso do Luiz porque ele provavelmente não vai nadar por muitos anos e para a Poliana pois a Ana Marcela vinha ganhando quase todas as disputas. Claro, Allan reinou absoluto, nadou fácil e escreveu seu nome na Travessia que é sem dúvida a mais prestigiada do Brasil.

Destaco aqui a garra da Poliana no final, ela mudou de lado e fechou a prova na posição correta. Isso na disputa braçada a braçada. Ou seja, teve tempo para pensar e agir de forma perfeita no momento mais importante da prova. Já o Luiz Lima não teve tanta sorte pois a distãncia que o Allan conseguiu abrir foi muito grande. Confesso que fiquei torcendo para que o Luiz Lima surgisse do "nada" nos últimos metros e ganhasse. Quem pode acompanhar pela televisão viu que a raia perto da última boia estava formando uma curva, se o Luiz tivesse escolhido uma trajetória reta e acelerado ele poderia ter chego. Acho que ele até mudou a direção, pois em determinado momento ele sumiu das câmeras, mas não foi suficiente para alcançar o Allan.

Por fim, fica a sensação de que foi uma prova de excelente nível técnico, afinal todos os quatro nadadores que protagonizaram o espetáculo foram atletas olímpicos, além de ótimos resultados entre os 10 primeiros. Ficamos na torcida para que no futuro a organização mantenha esse mesmo nível, oferendo um espetáculo com segurança para o público e principalmente para os nadadores. Estes aliais, foram um espetáculo a parte! Que loucura aquela saída, muita gente deve ter saído roxo da travessia. E não foi de frio!

Foto de Allan do Carmo e seu pai, que vibrava intensamente!



Poliana Okimoto na chegada.


Creditos das fotos: http://www.swim.com.br/

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Michael Phelps fala sobre sua volta às piscinas


Aproveitando o momento "Michael Phelps" segue um vídeo do nadador falando sobre sua volta aos treinos.

Passa assistir basta clicar http://www.swimnetwork.com/videos/v/20090330/michael_phelps_speaks_from_chula_vista-16370.html

Bem resumidamente Michael fala sobre seu objetivo de fazer algo que nunca ninguém fez antes. Assim, ele decidiu após as olimpíadas que gostaria de aproveitar e refletir naquilo que havia feito. Ele tinha vontade de viajar para onde quisesse e fazer aquilo que viessa à mente. Voltar a nadar só dependia dele. Assim ele pediu a opinião de algumas pessoas, como seu treinador Bob, até que decidiu voltar a nadar. Ele diz que foi dormir uma noite sem pensar em nada e no dia seguinte acordou e como "click" decidiu voltar aos treinos. Ligou para seu treinador e perguntou "Você está pronto?" e então voltou.

No final da entrevista Bob também fala que eles estão trabalhando em algumas questões técnicas e somente após os primeiros campeonatos poderão avaliar o que Michael é capaz de fazer.

Lembro que Michael Phelps deve nadar já no próximo mundial de Roma na metade do ano. Acredito que ele vá manter o foco em algumas das suas provas principais como 200 medley, 200 livre, 200 borbo e outras como 100 borbo, 100 livre ele deve nadar sem muita expectativa. O 400 medley ele já disse que não nada mais, o que é uma bela oportunidade para o Thiago Pereira. Eu até acredito, pois voltando de um período tão longo deve ser realmente complicado nadar o 400 medley, já que essa é uma das provas mais duras. Além disso tem os revezamentos, nos quais acho que existem chances no 4x100 medley e 4x200 livre. O 4x100 livre acho que os franceses levam dessa vez. De qualquer forma vamos esperar a seletiva americana para ver quais as provas Michael classifica.

Mãe de Michael Phelps lança livro


Na esteira do sucesso do livro "No Limits" de Michael Phelps agora é a vez da mãe do nadador, Debbie, também lançar um livro. Intitulado "A Mother for All Seasons" (Uma mãe para todas as Estações) Debbie abre o coração sobre os altos de baixos do filho, recentemente flagrado fumando maconha.

O livro, ainda não lançado, contas as memórias da mãe do astro onde ela compara o episódio das drogas a um "filme de terror". "A destruição da vida e da carreira de um garoto de ouro que se tornou um perdedor". "Foi surreal!", escreveu. A mãe de Phelps não culpa o filho pelas besteiras que fez, mas a si mesma. "Tenho certeza que podia ter feito algo para preparar Michael melhor para suas escolhas."

Até agora dois fatos sujam a carreira do nadador. Um em 2004 quando preso por dirigir embriagado e também no ano passado, após as olimpíadas de Pequim quando foi flagrado fumando maconha em uma festa universitária nos EUA.

Na minha opnião esses dois erros de Michael Phelps não mudam em nada os seus feitos na piscina e nem faz pensar que ele possa ter usado qualquer tipo de dopping. O que muda é a forma com que os seus fãs o admiram, principalmente as crianças, que com certeza ficaram decepcionadas com o episódio.

Quem sabe depois do livro ser lançado e disponibilizado em algum sebo eu compre.

Entrevista com Gustavo Borges sobre seu novo livro Tchibum!

Entrevista do nadador Gustavo Borges e do ilustrador Daniel Kondo falando sobre o livro Tchibum. Gustavo Borges comenta como surgiu a idéia de fazer um livro que incentive a natação de bebês e crianças. Já Daniel Kondo comenta do cuidado gráfico com as ilutrações e com a produção do livro para que fosse uma experiência agradável em um material de qualidade.

Parabéns para o Gustavo e para o Daniel pelo ótimo trabalho. Com certeza é mais uma iniciativa para promover o esporte no Brasil.

Quem quiser adquirir o livro tem no site das livrarias Saraiva por R$ 21,00 - http://www.livrariasaraiva.com.br