segunda-feira, 27 de abril de 2009

Os melhores nadadores do Brasil

Esses dias acabei achando por acaso um blog muito bom. O autor é Daniel Takata Gomes, estudioso de natação que fez um trabalho belíssimo de pesquisa e conseguiu fazer um ranking com os 10 melhores nadadores do Brasil em cada prova.

O link para o blog Raia Quatro é: http://raia-quatro-blog.zip.net/ Vale a pena conferir, o conteúdo é muito bom!

Segue abaixo texto divulgado no site Swim it Up:
No final do ano passado, embarquei num projeto com o qual vinha flertando há tempos. A Austrália tem, os Estados Unidos tem, e vários outros países também têm. Me refiro a um ranking dos melhores nadadores da história de cada prova, classificados por tempo. Todos sabemos que, por exemplo, César Cielo é o segundo melhor da história dos 50m livre no mundo (somente atrás do australiano recordista mundial Eamon Sullivan). E também que ele é o primeiro, absoluto, no Brasil.

Mas quem será que é o segundo melhor brasleiro nos 50m livre? E o terceiro?

Para responder a essas e outras dúvidas, resolvi montar o RANKING TOP 10 ALL TIME BRASIL. Simples: os 10 melhores tempos brasileiros na história de cada prova (com somente um tempo por nadador).
Simples? Nem um pouco! Como se sabe, o Brasil não é lá nenhuma maravilha em termos de organização de resultados de competições. Quando voltamos no tempo, a coisa fica pior. E não poderíamos ignorar nadadores das décadas de 90, 80, e até 70, alguns com tempos que até hoje venceriam campeeonatos brasileiros.

Por isso, me enfurnei em revistas antigas, jornais, livros e rankings. O ranking anual compilado por Julian Romero, do Swim It Up!, foi a principal fonte de resultados. De 1990 a 2004, me utilizei principalmente de jornais e revistas especializadas da época (notadamente a edição impressa do Swim It Up! e a revista Nadar). Também cheguei a consultar publicações das décadas de 70 e 80, como a revista Manchete Esportiva.

E, claro, tive que recorrer a memória de alguns personagens de nossa natação. Um agradecimento especial ao sr. Mário Xavier, verdadeira enciclopédia da natação brasileira, que resolveu muitas questões pendentes. Também contei com a ajuda de alguns nadadores das antigas, como Fabiana Carreço de Oliveira, Mariana Rangel, Flavia Sugimori, Denise Oliveira, David Castro, Alexandre Angelotti e Luiz Lima, e atuais, como Julyana Kury, Daiene Dias, Mariana Katsuno, Isabelle Longo, Veruska Clednev, Joanna Maranhão, Paula Baracho, Roberta Albino, Michelle Lenhardt, Fabíola Molina, Monique Ferreira, Edvaldo Valério, Fernando Silva, Lucas Salatta, Tales Cerdeira, Nicolas Nilo, Diogo Yabe e Gabriel Mangabeira. Ufa, espero não ter esquecido de ninguém!

Os resultados correspondem a tempos obtidos somente em piscina de 50m. Poderemos eventualmente até querer tentar pensar em trabalhar com tempos em piscina de 25m também, vamos ver...
A primeira versão deste ranking foi publicada no início deste ano na Bestswimming. Fiz algumas correções e atualizações necessárias, e nos posts abaixo publico a versão atualizada. Divirtam-se!

Um comentário:

  1. Preciso da sua ajuda imediatamente, você sabe me dizer o condicionamento físico (natação) em maratonas?
    Já procurei em um monte de sites e não acho nada...
    Obrigada se puder me ajudar (preciso pra um trabalho amanha

    ResponderExcluir