quinta-feira, 2 de julho de 2009

Travessia do Atlântico a Nado

Esta notícia vale um espaço no blog. Um mineiro de 46 anos chamado Márcio Carvalho se prepara a seis anos para fazer uma travessia do Atlântico a nado. Como a notícia diz, parece coisa de maluco, mas a idéia é bacana e o blog apoia! A saída estava prevista para Julho e a aventura deve durar entre 100 e 130 dias. Detalhe para o traje, ia ser bacana aparecer com um desses em Roma! he he
Assim que souber mais algum detalhe coloco aqui.

Brasileiro quer atravessar Atlântico a nado

A primeira travessia do Atlântico de que se tem notícia foi dureza. A expedição, comandada pelo espanhol Cristóvão Colombo, durou meses. Centenas de homens morreram, centenas ficaram doentes. Atravessar o Oceano de navio era dificílimo. Agora, imagine o que é atravessá-lo a nado. "Maluquice"; "suicídio", você deve estar pensando.

Pois é exatamente isso que o mineiro Márcio Carvalho, de 46 anos, pretende fazer. Após descobrir um câncer no cérebro, ele fez uma promessa: se sobrevivesse, atravessaria o Oceano Atlântico - a nado e sozinho. "Parece que ele lá de cima resolveu me dar uma prorrogação com "golden gol", diz. Foram nove anos de pesquisas e preparação; com a ajuda de professores e alunos da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), além de entidades que estudam tecnologia alimentícia, náutica e comportamental, o projeto tomou forma. "O problema?, reclama Márcio ?é a falta de patrocínio. Tivemos reuniões com empresários e ministros, mas todos têm a mesma linha de racíocinio: não precisam do projeto para ganhar dinheiro".

Como você, dois parágrafos atrás, eles acharam que a ideia não passa de loucura. Mas Marcio levanta outras questões: quantas descobertas na área da saúde humana e comportamental poderão ser feitas? E na área da alimentação? A Rede Globo chegou a demostrar interesse no projeto, mas não exatamente por seu valor científico: a travessia do mineiro poderá ser acompanhada pelo Fantástico, no melhor estilo "Big Brother". Por isso, sua maior esperança de angariar recursos são doações particulares. Para recebê-las, o nadador criou o site Travessia do Atlântico.

Equipado com roupa de nado especial e uma gaiola de proteção, Márcio atravessará 6,4 mil quilômetros de mar aberto, a uma temperatura de 4° C. E tem muito mais do que uma promessa para se preocupar: estudos marítimos, comportamentais, fisiológicos e tecnológicos; sem contar as fortíssimas tempestades marítimas e a fauna marinha, que inclui, tubarões, arraias, peixes venenosos e sabe-se lá mais o quê. Tomara que ele volte para contar.

Embarcação
Mariah Hobby Cat sem velas. Puxado pelos braços do atleta com 8 metros de comprimento por 1,78 metros de largura. Casco em fibra de carbono e grade em alumínio aeroespacial. Células de captação de energia solar em cima dos cascos.

Traje
A roupa usada pelo nadador está sendo produzida pela PINO Equipamentos para Mergulho e Náutica na cidade Porto Belo - SC, em parceria com sua filial na cidade de Porto Madre na Patagônia, Argentina. Um trabalho de desenvolvimento que visa segurança e conforto ao nadador, pois a mesma possui 2 polegadas de espessura para suportar águas geladas em torno 4ºC dentro da corrente de Benguela, uma corrente que possui 1.000 milhas náuticas (cerca de 1.740km). Traje especial confeccionado em neoprene com nylon de 2,5 polegadas. Com quilhas nos braços, pernas, cabeça, tórax para diminuir o arrasto. A quilha do tórax também servirá como reservatório para água e isotônico
Equipe:
Em torno de 100 profissionais. Entre eles: preparadores físicos, nutricionistas, cardiologistas, psicólogos, neurologistas, equipes de apoio, jornalistas, publicitários, produtores, urologistas, fisioterapeutas, nefrologistas.
EQUIPE DE ALIMENTAÇÃO: professores e doutores que atuam na EDETEC, que é uma empresa incubada na UFMG, composta de 10 pessoas renomadas em Minas Gerais, no Brasil e no exterior.
EQUIPE DE DESENHO NÁUTICO E EQUIPAMENTOS: composta por professores e mestres da UEMG, onde se destaca o Prof. Paulo Miranda e o Prof. Lana. A equipe é composta por 08 pessoas.
EQUIPE DA CONFECÇÃO DO MARIAH: composta por 05 integrantes da empresa Resiplen, de Coronel Fabriciano. Coordenada pelo senhor Gilberto D’Alcântara Espeschit e por Paulo Miranda.
EQUIPE DE PREPARAÇÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA: composta por 12 pessoas entre preparadores físicos, massagistas, fisioterapeutas e acumpunturistas. Coordenadas pelo mestre e doutor Marco Túlio.
Equipe psciológica composta pelo Prof. Dietmar Samulski, doutor mestre e PHD pela Universidade de Berlim. Atualmente coordena o CENESP junto à UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário